Pin It

Não muito tempo atrás, o marxismo era um grande adversário da fé cristã. Ele lutava pela mente dos jovens nas universidades por todo o planeta. Parecia um inimigo invencível do cristianismo onde governos marxistas tentavam de vários modos banir a fé cristã. Isso ficou no passado. A queda do Muro de Berlim em 1989 foi o marco do fim do apelo popular ao movimento.

O marxismo, contudo, ainda suspira nas universidades, lugar freqüente das utopias. Suas críticas ao cristianismo ainda são colocadas, mas cada vez menos estudantes levam a sério.

Na Europa, o marxismo declinou rapidamente, seus principais fomentadores se tornaram cada vez mais teóricos abstratos, distanciados da classe trabalhadora. A idéia de uma revolução socialista perdeu rapidamente a sua credibilidade. A publicação do livro de Marx em 1932  denominado Ideologia Germânica, mostrou seus confusos conceitos sobre a sociedade comunista do futuro.

Como cosmovisão, o marxismo já estava decadente antes mesmo da queda do muro de Berlim tornar isso notório.

Crítica à crítica marxista à religião.

Na verdade, a crítica de Marx à religião está totalmente baseada em sua visão sobre a função social da religião na Alemanha do século XIX, é portanto é capenga.

Com a implantação do Estado socialista em várias partes do globo, a religião não só sobreviveu, mas também cresceu, apesar dos esforços planejados dos governos para eliminá-la e fazer os eventos corresponderem à teoria.

Marx nunca mostrou um bom conhecimento dos aspectos específicos do cristianismo, fazendo apenas afirmações vagas sobre religião em geral.

Apenas criticar a igreja ou seu clero, dificilmente leva a ruma refutação coerente do cristianismo, uma vez que grande parte dos cristãos da atualidade fariam o mesmo tipo de críticas contra as igrejas alemãs existentes no período de Marx.  As idéias essenciais do evangelho de Cristo continuam intocadas diante do fogo cruzado de Marx. O que Marx fala sobre Jesus Cristo que desabone os seus ensinamentos? Nada. Ele não acertou o alvo. Visto no passado como uma alternativa viável ao cristianismo no mundo ocidental, o marxismo está agora restringido aos manuais de história.

Referência

Apologética cristã no século XXI. Alister McGrath


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *