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Karl Poper afirmou que a ideia “de um conhecimento absolutamente certo e demonstrável foi provado como uma miragem” e que todas as proposições científicas têm caráter provisório (Flew, 1984:44). Para Poper os interesses teóricos do observador juntamente com o seu “ângulo de observação” são fundamentais na formação de Teorias Científicas. O ponto de vista e as expectativas de um cientista se opõem à ideia de objetividade pura, a carga teórica do observador influencia na observação.

Kuhn com sua noção de paradigma científico, afirmou que até mesmo as escolhas dos tipos de aparelhos a serem utilizados em uma pesquisa, “já trariam em si a assunção de que somente determinada sorte de circunstancias sobreviveriam” (Kunh, 1970:59).  Para o autor a observação científica depende da concepção filosófica prévia do cientista.

Michael Polany afirmava que, longe de manter a neutralidade em seu coração, o cientista se encontra apaixonadamente interessado nos resultados dos procedimentos científicos” (Polany, 1946: 38-39). Para o autor uma teoria científica carrega o peso do julgamento pessoal de seu mentor.

Finalizando com Polany: “a participação do conhecedor na construção de seu conhecimento, até hoje tomada como um defeito – uma limitação a ser eliminada do conhecimento perfeito – é agora reconhecida como o verdadeiro guia e senhor dos nossos poderes cognitivos” (Polany, 1959:26).


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