Àquele que tem lhe será dado Mt 13.12

Uma das falas de Jesus que causam mais dúvidas quanto à sua Interpretação está na passagem de Mateus capitulo 13 e versículo 12:

Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Mateus 13:12

O Contexto dessa passagem é a da Narração da Parábola do Semeador. A Parábola do Semeador inaugura as parábolas sobre o Reino dos Céus.  Após essa Parábola os discípulos de Jesus fizeram à pergunta do porque o Mestre falava por Parábolas.  Eis que Jesus responde:
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

Mateus 13:11-13

Logo a seguir, Jesus vai dizer que o seu explicar por parábolas tem a ver com a Profecia de Isaías:
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.

Mateus 13:14,15

Parece até paradoxal Jesus utilizar a Parábola como meio comunicativo de exclusão. Pois a Parábola é usada justamente para que todos entendam um ensinamento, tanto àqueles que aprendem mais pela audição, quanto àqueles que aprendem mais pela visualização e para àqueles que aprendem por sensações.
Nesse caso, tanto os fariseus quanto as pessoas que não acreditavam que Jesus fosse o Messias, estavam lá escutando as histórias de mal grado, com o coração endurecido. Ou seja, a principal coisa que essas pessoas não tinham era a “humildade”, achavam que sabiam de tudo e que Jesus não poderia ser o Messias já que vinha de Nazaré uma cidade pequena e pobre.
Para àqueles que não tem humildade, sobram-lhes arrogância, sobram-lhe altivez, e era isso que lhes seria arrancado ou que será arrancado quando do Juízo:
Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.

Romanos 14:11

Parafraseando:

Àquele que não tem “Humildade”, até aquilo que tem “Arrogância e Altivez” lhe será tirado.
O que têm “humildade – disposição para aprender” lhe será dado em Abundância.
Também esses judeus soberbos que se consideravam filhos de Abraão e por isso se achavam privilegiados, foram arrancados de sua nação quando do Cerco de Jerusalém pelo General Romano Tito em que o Templo fora destruído e os judeus dispersos pelo mundo.
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

Mateus 3:9,10

Explicação Coaching

No Coaching, podemos aplicar esse ensinamento na questão do Mindset de Crescimento e o Mindset Fixo.

Em tradução livre, Mindset seria a Configuração da Mente. Quando falamos de Mindset estamos falando das características da Mente do indivíduo que vão determinar suas atitudes, pensamentos e comportamentos.

Segundo a estudiosa e pioneira nessa área, a Psicóloga Carol S Dweck , existem dois tipos de Mindsets principais nos seres humanos, que definem os seus comportamentos, a saber: O Mindset Fixo e o Mindset de Crescimento, para a phD Carol, o Mindset de Crescimento é mais proveitoso.

Quem possui o Mindset fixo acredita que suas qualidades são imutáveis criando constantemente a necessidade de provar seu valor. Já o Mindset de Crescimento se baseia na crença de que o indivíduo é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços. Quem age de acordo com o Mindset de crescimento acredita que cada um de nós é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.

Segundo a Dra Dweck, quem possui um Mindset fixo costuma desistir em meio às derrotas e frustrações, preferindo então sua zona de conforto, mesmo que essa pessoa seja um gênio.

Já no Mindset de Crescimento, as derrotas e barreiras são combustíveis para a pessoa continuar tentando até conseguir, não importa se ela tem aptidão natural para a tarefa, ela vai tentar até encontrar soluções.

Os Fariseus se achavam superiores, que reconheceriam o Messias quando esse aparecesse, e também esperavam um Messias Triunfante vindo de uma Cidade Grande e de família famosa. Os Fariseus não se interessavam pelos ensinamentos de Jesus, já a classe humilde e os de bom coração ouviam atentamente tudo o que Jesus falava.

Então, você quer saber qual o seu Mindset? Se é Fixo ou de Crescimento? Faça o teste a seguir:

Leia cada uma das afirmativas seguintes e diga se, na maior parte das vezes, concorda ou não com elas:

  1. Sua inteligência é algo muito pessoal, e você não pode transformá-la demais.
  2. Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência
  3. Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modifica-la bastante.
  4. Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

As afirmativas 1 e 2 referem-se ao Mideset fixo. As de número 3 e 4 refletem o Mindset de crescimento. Com qual grupo você concorda mais? É possível que sua resposta seja mista, mas a maioria das pessoas se inclina mais para um grupo do que para outro.

Também outra aplicação do ensinamento Àquele que tem lhe será dado se encontra na Parábola dos Talentos. Para essa explicação acesse o link abaixo:

Lições Financeiras da Parábola dos Talentos

Referência do Artigo Àquele que tem lhe será dado Mt 13.12 (Explicação Coaching)

Caminho da Riqueza

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *