A principal questão filosófica que está relacionada a questão do aborto é:

Os seres humanos possuem valor moral intrínseco?

Algo de valor intrínseco é algo que possui valor em si mesmo. As coisas que são apenas meios para se alcançar algum fim são coisas com valor extrínseco.  Ex: o dinheiro tem valor extrínseco, pois em si mesmo é apenas um papel.

Certamente, a maioria das pessoas acham que os seres humanos possuem valor intrínseco. As pessoas são fins em si mesmas. Existem indivíduos que invertem a situação acabam amando as coisas e usando as pessoas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas baseia-se no valor moral inerente dos seres humanos (apesar de que hoje a ONU parece ir em outra direção).

A implicação disso tudo é que se o feto em desenvolvimento é um ser humano, então ele é dotado de valor moral intrínseco e, portanto, possui direitos humanos inerentes, sendo o principal o direito à vida.  O aborto pode ser encarado como uma forma de homicídio, e contra este crime, o feto indefeso tem todo direito de proteção da lei.

A questão científica que conclui a questão filosófica:

É o feto em desenvolvimento um ser humano?

Parece inegável em termos médicos e científicos que o feto em cada etapa de desenvolvimento seja um ser humano. Geneticamente a partir da concepção já existe um ser humano completo. Se tudo ocorrer naturalmente, ele será um sujeito adulto da espécie humana.  Nem um esperma, nem um óvulo sozinho constituem um ser humano, se deixados isolados eles não sobreviverão morrerão no caso do gameta masculino ou serão expelidos pelo ciclo menstrual feminino.

Todas as características do individuo tais como altura, olhos, cor do cabelo e etc,  já são determinadas no momento da concepção e apenas aguardam para ser manifestadas.

E a ideia que o feto em desenvolvimento é parte do corpo da mulher?

Essa é uma ideia que poderia ser considerada (medieval) com todo respeito à Idade Média. O feto não é um apêndice ou uma vesícula biliar. O feto desde sua concepção é um ser biologicamente distinto que está conectado à mãe como um sistema de apoio à vida. Dizer que o feto é parte do corpo de uma mulher é dizer que  uma pessoa com alguma ajuda artificial de manutenção à vida é parte do equipamento que lhe garante a existência.

Praticar um aborto é matar um  ser humano. Tentar justificar o aborto com base no que a mulher pode fazer e no que ela quer fazer com seu próprio corpo é apenas mais um dos absurdos do politicamente correto.

É preciso autoconsciência para que alguém seja considerado uma pessoa?

Pela lógica dos que defendem que é preciso autoconsciência para que alguém seja considerado uma pessoa, alguém que esteja dormindo ou em coma não é um ser humano, se você deixa de ser uma pessoa enquanto dorme, então não há nada de errado de alguém matar você no seu sono. Os que defendem o aborto com essa argumentação confundem o “ser pessoa” com o “funcionar como pessoa”, assim uma criança no ventre é uma pessoa, apenas ainda não está funcionando como uma pessoa, mas no tempo certo começará a funcionar como um ser autoconsciente.

Agora a Bíblia

A Bíblia afirma que o ser humano tanto o homem quanto a mulher é feito à imagem de Deus (Gn 9.6).

O segundo grande mandamento é que devemos amar o nosso próximo, além disso, Cristo morreu por todos.  Por causas da visão exaltada do homem, os cristãos estão profundamente arraigados na causa dos Direitos Humanos.

A Bíblia sugere que a vida humana começa no ventre, cerca de quarenta vezes a Bíblia se refere a isso, só algumas passagens:

“Pois tu formaste o meu interior, tu me formaste no ventre da minha mãe” Salmo 139.

“Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que nascesses te consagrei  e te designei como profeta às nações (Jr 1.4-5).

Portanto, nós cristãos temos bases bíblicas, filosóficas e científicas contra o aborto e por isso somos a vanguarda na luta contra essa terrível matança de inocentes.

Referência:

Apologética para Questões difíceis da vida. William Lane Craig


0 comentário

JOSÉ DOMINGOS · 15/01/2016 às 20:40

O último comentário do comentarista AntimidiaBlog não foi aprovado!

Motivo: Faltou argumentos, fatos objetivos, sobrou sofismas!

AntimidiaBlog · 15/01/2016 às 12:57

“A principal questão filosófica que está relacionada a questão do aborto é:
Os seres humanos possuem valor moral intrínseco?”…………..não, não é esta a principal questão filosófica relacionada ao aborto…..

Clonagem e aborto! | exateus · 18/01/2016 às 20:37

[…] Argumentos filosóficos, científicos e bíblicos contra o aborto! […]

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *