Segundo o Minidicionário Bíblico de David Sabag, Azazel na Bíblia designa possivelmente o “bode expiatório” ou o demônio. O Versículo que dá referência à Passagem bíblica de Azazel é Levítico 16:8:
E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.
Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.
Seguindo com a Definição de Sabbag:
Azazel é a definição de um Ser maléfico que se supunha morar no Deserto. A vulgata o chama de “bode emissário”. Conforme a tradição judaica, é o dia da expiação, que é destinado à purificação dos pecados do povo.
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O Sacerdote escolhe um bode para representar o “Senhor” e outro para Azazel.
Assista também em vídeo esse Artigo Azazel na Bíblia:
Azazel na Bíblia segundo o Dicionário Wycliffe
Já O Dicionário Bíblico Wycliffe é mais profundo em sua Análise sobre Azazel na Bíblia:
“Essa palavra significa “bode emissário”, “remoção”, ou “removido para longe” (Lv 16.8,10,22,26). Uma nota de rodapé na versão Berkeley diz: ” O nome Azazel é derivado de Azalze (“aquele que é dispensado”) e dessa forma pode ser corretamente entendido como o bode emissário”). Gesênio em seu Léxico hebraico declara: “Não tenho nenhuma dúvida de que a palavra deve ser traduzida como afastador“. Ele sugere uma forma aparentemente mais correta, “azalzel” significando “remover”, “separar”.
Pode ser considerado como uma forma intensificada da raiz semita ‘azal, encontrada no árabe. Assim o Termo parece se colocar (em sua fórmula não traduzida em versões recentes) como um símbolo da transferência da culpa e da completa remoção do pecado.
O Termo grego usado pelos tradutores da LXX significa “mandar embora, ou “livrar-se de”. Jerônimo parece ter considerado o termo como sendo um composto de ‘ez e “azal, “bode” e “despedir”, pois sua fórmula latina é Caper Emissarius na Versão Vulgata.
Azazel no Livro de Enoque
Azazel segundo o livro pseudo-epígrafo de Enoque era um anjo caído que ajudou a corromper a humanidade, e foi preso no Deserto de Dudael. vejamos trechos do livro que fala sobre ele:
VIII – 1. Azazel ensinou aos homens a confecção de espadas, facas escudos e armaduras, abrindo os seus olhos para os metais e para a maneira de trabalhá-los. Vieram depois os braceletes, os adornos diversos, o uso dos cosméticos, o embelezamento das pálpebras, toda sorte de pedras preciosas e a arte das tintas. 2. E assim grassava uma grande impiedade; eles promoviam a prostituição, conduziam aos excessos e eram corruptos em todos os sentidos.
IX – 1. Então Michael, Uriel, Raphael e Gabriel olharam do alto do céu e viram a quantidade de sangue derramado sobre a terra e todas as desgraças que sobrevieram (…) 2. Então eles falaram ao Senhor dos Mundos: “(…) 4. Tu vês o que foi perpetrado por Azazel, como ele ensinou sobre a terra toda espécie de transgressões, revelando os segredos eternos do céu, forçando os homens ao seu conhecimento
E a Raphael disse o Senhor: “Amarra Azazel de mãos e pés e lança-o nas trevas! Cava um buraco no deserto de Dudael e atira-o ao fundo! Deposita pedras ásperas e pontiagudas por baixo dele e cobre-o de escuridão! Deixa-o permanecer lá para sempre e veda-lhe o rosto, para que não veja a luz!” 4. “No dia do grande Juízo ele deverá ser arremessado ao tremendal de fogo!
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Fontes do Artigo Azazel na Bíblia:
Minidicionário Biblico DCL. David Conrado Sabbag
Dicionário Bíblico Wycliffe
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