Pin It

Azazel segundo o livro pseudo-epígrafo de Enoque era um anjo caído que ajudou a corromper a humanidade,  e  foi preso no Deserto de Dudael. vejamos trechos do livro que fala sobre ele:

VIII – 1. Azazel ensinou aos homens a confecção de espadas, facas escudos e armaduras, abrindo os seus olhos para os metais e para a maneira de trabalhá-los. Vieram depois os braceletes, os adornos diversos, o uso dos cosméticos, o embelezamento das pálpebras, toda sorte de pedras preciosas e a arte das tintas. 2. E assim grassava uma grande impiedade; eles promoviam a prostituição, conduziam aos excessos e eram corruptos em todos os sentidos.

IX – 1. Então Michael, Uriel, Raphael e Gabriel olharam do alto do céu e viram a quantidade de sangue derramado sobre a terra e todas as desgraças que sobrevieram (…) 2. Então eles falaram ao Senhor dos Mundos: “(…) 4. Tu vês o que foi perpetrado por Azazel, como ele ensinou sobre a terra toda espécie de transgressões, revelando os segredos eternos do céu, forçando os homens ao seu conhecimento

E a Raphael disse o Senhor: “Amarra Azazel de mãos e pés e lança-o nas trevas! Cava um buraco no deserto de Dudael e atira-o ao fundo! Deposita pedras ásperas e pontiagudas por baixo dele e cobre-o de escuridão! Deixa-o permanecer lá para sempre e veda-lhe o rosto, para que não veja a luz!” 4. “No dia do grande Juízo ele deverá ser arremessado ao tremendal de fogo!

A Expiação Adventista por Ellen White

Ao citar o rito de expiação no tabernáculo do Antigo Testamento, no qual o sacerdote colocava suas mãos sobre o bode emissário, simbolicamente transferindo os pecados para ele, antes de enviá-lo ao deserto, White que, “o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados”.

Ellen White fez a confusão pois o bode não era Azazel

Em todas as incidências, o termo azazel aparece com a preposição prefixal “para”. Portanto, a palavra significa: “para Azezel”. Desta maneira, o bode emissário, carregando os pecados do povo de Deus, é levado “para Azazel”, isto é, para um local ou para um espírito maléfico com esse nome. Dona White sustenta que Azazel é protótipo de Satã no sacrifício expiatório prefigurativo; sendo, portanto, o próprio Satanás, na expiação final do juízo investigativo, quem levará os pecados dos justos para a terra milenar desolada. Assim, o bode emissário, em vez de ser “para zazel”, converte-se em “Azazel”, o Demônio expiatório. Então, a expiação passa a ser efetuada, compartilhadamente, pelo Deus do bem, Jesus Cristo, e pelo deus do mal, Príncipe das trevas. O “redimido”, na soteriologia adventista, tem de ser grato a Satã por sofrer e perecer em seu lugar; ele, efetivamente, foi maldito ao colocar o pecado no mundo, mas será bendito ao retirá-lo, sofrendo e, finalmente, morrendo pelos pecadores.

Os dois bodes tipificam Jesus Cristo

Os dois animais apresentados a Deus no Templo não poderiam ter mancha e nem defeito. Por isso, eram tão parecidos, que foi lançado sortes entre eles. Se um dos bodes tipificava Satanás, fica a pergunta: É o diabo uma figura sem mancha e sem defeito? Por que não foi colocado um bode defeituoso  para melhor simbolizá-lo? A verdade é que os dois bodes representaram uma só oferta pelo pecado e logicamente uma dupla representação de Cristo. O fato tipificado é que os pecados pelos quais o primeiro bode é sacrificado, são levados embora ao deserto pelo segundo bode.

O que nos diz o dicionário Wyicliffe sobre Azazel

Esta palavra significa “bode emissário”, “remoção” ou “removido para longe”. (…) O termo grego usado  pelos tradutores da LXX significa “mandar embora” ou livrar-se de”.  (…) Oehler, em sua obra Tologia do Antigo Testamento, entende que o termo faz referencia a “um poder espiritual do mal” ou a um demônio, um ser maligno”… Os cristãos evangélicos vêem aqui um tipo de remoção do pecado e da culpa realizada na pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; por esta razão, eles são relutantes em pensar no “bode emissário” como uma oferta para o aplacamento de um demônio.

Referências

Dicionário Bíblico Wycliffe

Livro de Enoque

Teologia Sistemática. Franklin Ferreira & Alan Myatt

http://www.cacp.org.br/expiacao-por-azazel-a-quem-representava-o-bode-azazel


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *