Pin It

Resultado de imagem para bOLSONARO X FREIRE

Segundo o Dicionário Houaiss, o termo energúmeno tem três significados. E é o terceiro deles o mais comumente empregado no Brasil, provavelmente o utilizado pelo presidente da República.

No Cristianismo primitivo, indivíduo possuído pelo demônio; possesso, endemoniado. Pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal; desequilibrado, desatinado. Indivíduo ignorante; boçal, imbecil.

“Tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire. Esse energúmeno aí, ídolo da esquerda”, disse Bolsonaro hoje 16/12.

Mas por que Bolsonaro tem tanta raiva de Paulo Freire?

Na verdade, Bolsonaro não sabe nada de Paulo Freire nem de seu método… Bolsonaro apenas repete os mantras do seu Guru Olavo de Carvalho.

E por que Olavo tem tanta raiva de Paulo Freire? Primeiro que Olavo é obcecado na caça ao Comunismo que nunca existiu no Brasil. (Esquizofrenia)

2º É que o método de Paulo Freire condenava o autodidatismo – Olavo depois de reprovar no 4º ano do antigo primário, abandonou a escola, foi estudar filosofia sozinho e pirou.

Resultado de imagem para OLAVO DE CARVALHO DOIDO

Bolsonaro também foi posto na reserva do Exército porque ficaram com pena de expulsá-lo como louco e não usaram um laudo médico atestando isso.

Já o método do “Energúmeno Paulo Freire  possibilitou a alfabetização de 300 trabalhadores e trabalhadoras no sertão norte rio-grandense em apenas 40 horas, que para além de terem aprendido a ler e a escrever, conheceram a Constituição do país, seus direitos, aprenderam a diferença entre “povo” e “massa”, cultura e natureza, voto consciente e “voto com nome ferrado.

Há uma crítica ou controvérsia de alguns da Direita que dizem que Freire copiou o método do Evangelista americano Laubach, que alfabetizou regiões da Filipinas, América Central e nordeste do Brasil. Não duvidamos que Paulo utilizou aspectos do método de Laubach, isso é normal, Marx utilizou Hegel, Jung utilizou Freud e assim por diante, o conhecimento é cumulativo, mas a verdade é que as técnicas de Laubach falharam no Brasil ou não foram tão profícuas pois enxergavam o analfabetismo como a causa do atraso econômico e sócio cultural do país. Paulo Freire enxergou o contrário… as más condições do país é que formavam analfabetos.

Problemas estruturais também atrapalharam o método de Laubach: baixa remuneração aos professores, atraso no pagamento, inadequação do período escolar da Campanha e do material didático – “considerado pouco adequado aos adultos e às variadas regiões brasileiras” (PAIVA, 1973, p.193) – , evasão dos alfabetizandos, entre outros.

Resultado de imagem para FRANK LAUBACH

Paulo Freire, o energúmeno de Bolsonaro é o Patrono da Educação Brasileira, sendo um dos pensadores mais citados e respeitados no mundo inteiro em matéria de Educação!
.

Fontes:

UOL

http://periodicos.uff.br/convergenciacritica/article/viewFile/36470/21070


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *