Pin It

Resultado de imagem para cidadão do céu"

Já é consenso entre muitos cristãos que o modelo atual de Igreja está em crise e já não consegue mais atingir seus objetivos se é que algum dia conseguiu.

O modelo atual que me refiro é o modelo de um templo e um pastor sustentado pelos fiéis! Podem ficar calmos que essa não é uma mensagem para falar de dízimos ou pregar o “desigrejamento”, quanto menos teologia nesta mensagem melhor! Esses assuntos irão ficar para outra ocasião.

E quais seriam os objetivos da Igreja? Ao meu ver, resumidamente, o objetivo principal seria tornar ou preparar o individuo para ser um cidadão do céu! No meu ponto de vista a Igreja atual só tem conseguido atingir metade do objetivo!

A Igreja tem conseguido à duras penas transformar o mal cidadão em um bom cidadão, ou seja, quem bebia não bebe mais, quem fumava não fuma mais, quem bagunçava não bagunçava mais, quem adulterava não adultera mais! E olha que até essas qualidades tem sumido de dentro da igreja.

No entanto, a Igreja não tem conseguido transformar esses bons cidadãos em cidadãos celestes! E como seria esse cidadão celeste? Vou dar um exemplo para clarear o entendimento:

O bom cidadão é ensinado a não furar uma fila! Já o cidadão celeste pode tolerar com suavidade que alguém fure a fila! Dou esse exemplo porque sou Caixa de um banco e já vi alguns obreiros, até mesmo pastores se irarem e explodirem por algum desacordo na hora da fila ou de sua senha!

É claro que não é certo uma furada de fila, que às vezes acontece por acaso, mas o cidadão do céu está preparado a sofrer o dano e até para repreender tem que fazer isso com sabedoria e mansidão!

Em que a Igreja atual está falhando que não consegue esse “salto de qualidade santa” dos seus membros?

Vejo esses mesmos obreiros, que se iram facilmente, pregarem nas reuniões de obreiros sobre roupas, detalhes de gravatas, pontualidade e etc!

Hoje a principal mensagem dos pastores é chamar as ovelhas para congregarem! A mensagem é sempre voltada para os irmãos participarem das atividades da igreja como cantar no Coral, fazer parte de algum grupo, frequentar a Escola Dominical, devolver o dizimo e etc!

Notamos que a preocupação de manter a “máquina funcionando” não sai da cabeça do Pastor e nesse modelo de Igreja não tem como ser diferente e isso tem relegado o ensinamento cristão que se encontra principalmente no Sermão do Monte a um 2º Plano.

Trabalhos evangelísticos e assistenciais também ficam relegados na maioria das igrejas, ou então quando tem um, não tem o outro! E isso por desinteresse dos próprios membros, nem sempre pelos pastores!

Por outro lado, até os irmãos que oram muito não conhecem a fundo Jesus! Oram, fazem campanhas para ver se tem algum problema resolvido, testemunham quando conseguem graça,  mas não são capazes de orar apenas para passar um grande tempo prazeroso com o Pai, Filho e Espírito Santo!

Não é fácil chegar a esse nível de relacionamento com Deus, mas a verdade é que quem ainda não chegou, que ora mas não se relaciona, tem uma fé muito pequena na adversidade, mesmo achando que tem uma fé grande! Eu também ainda não consegui, mas pelo menos tenho a noção que devo conseguir!

Enfim, ainda não sei como seria um modelo mais positivo de igreja, não sou a favor do desigrejamento, falam em uma 2ª Reforma, não sei como seria isso, o certo é que temos uma massa de Crentes fracos que nem bons cidadãos estão conseguindo ser mais e estão sendo mal vistos pelo mundo, o que podemos deduzir é que os atuais tipos de crentes que estão mais preocupados com seus bens na Terra não resistirão ao AntiCristo quando ele se manifestar, a última eleição presidencial  no Brasil evidenciou isso, então  precisamos de uma verdadeira Resistência cristã!

O que eu sei é que precisamos pregar o evangelho puro e simples, principalmente as verdades espirituais do sermão do monte que fala em mansidão, dar a outra face, sofrer o dano. Os pastores e pregadores precisam deixar de ser reféns do público por causa do modelo, pois o público é que tem que correr atrás de Jesus e joão Batista como faziam no Deserto! Mesmo que muitos não aguentem as verdades espirituais e abandonem como muitos fizeram com Jesus! Quem pode dizer Amém?

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *