Pin It

Milionário e José Rico ficaram ricos e famosos, uma de suas músicas mais conhecidas dizia: “Vá pro inferno com o seu amor”. Contraditório, pois o amor só leva para o céu. Mas na verdade a mulher da música não amava.  1 Co 13.13. diz:  Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor. E antes diz ainda que se eu falasse a língua dos homens e  dos Anjos sem amor nada seria.Milionário & José Rico – Wikipédia, a enciclopédia livre

Há diversas dúvidas teológicas e bíblicas expressadas nas seguintes perguntas: Quem é rico vai para o inferno? Ou, todo rico vai para o inferno? ou o Rico vai para o Céu?

Para essas perguntas se utiliza logo a parábola do Rico e Lázaro. Vamos a ela:

 

Assista também em vídeo:

19Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. 21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. 23 E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. 24 E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30 E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31 Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Lucas 16:19-31

Parábola do Rico e Lázaro ( Lc 16, 19-31) – Reflexão | Ide e Anunciai

Aqui não iremos nos ater se foi apenas uma história ou se Jesus contou um fato verídico, e apesar do texto poder até dá o entendimento que o rico foi para o inferno apenas pelo fato de ser rico, na verdade, ela não dá subsídios para isso. Também tem a passagem do Jovem rico que ficou triste quando Jesus disse para ele vender todos os bens então desistiu de seguir Jesus.

Como a Bíblia interpreta a própria Bíblia, Jesus diz:  “Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.  Mt 6.20-21.

E Paulo termina: Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos.

Mas tiveram homens que eram ricos e souberam ser piedosos como o Senador José de Arimatéia que era dono do lugar onde sepultaram o corpo de Jesus. O próprio Nicodemos tornou-se cristão. Também havia mulheres da Sociedade que ajudavam na obra de Jesus.

João Batista nos dá uma aula de como nos devemos nos comportar com o nosso dinheiro:

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.

Lucas 3:10-14

Evangelho Segundo Mateus (Parte2)

Todos esses conselhos foram para quem trabalha, e quem ganha dinheiro sem trabalhar, tem uma renda passiva?

Bom, Jesus falou para um servo imprudente que ele deveria ter aplicado seu talento pelo menos em um banco para que se rendesse juros.

Então, se você ficou rico rápido, se ganhou muito dinheiro na internet, no youtube, se ficou rico do dia para a noite, o importante no final é que não perca a sua Salvação. Lembra? Do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Para fechar vamos ver o que o Salmista nos diz sobre a Salvação:

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Salmos 15:1-5

Quanto à usura também não vamos entrar nessa seara que já deu muita querela entre o protestantismo e o catolicismo.

Assembléia de Deus Levando Vidas a Cristo - Resumo do Estudo ministrado no Culto da Palavra, realizado ontem. Tema ministrado: Quem habitará no Tabernáculo? Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá

 

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *