Pin It

Como vestir a armadura de Deus

O Texto de Efésios 6.10-18 nos exorta ao revestimento de toda Armadura de Deus. Mas o que é Essa Armadura? Como ela é formada? Nesse texto vamos comentar todos os elementos da Armadura de Deus. Então, vamos lá? Aprender como se vestir com a Armadura de Deus?

Assista também Como Vestir Armadura de Deus em Vídeo:

Antes de tudo, é preciso ter em mente que as forças das trevas já foram derrotadas por Jesus no Calvário. No entanto, elas ainda causam danos. Por isso somos encorajados a enfrentar esses seres espirituais poderosos (6.12) não com nossas próprias forças, mas no Poder do Espírito Santo que ressuscitou Jesus dentre os mortos (6.10).

Efésios 6.12-17-Como Vestir a Armadura de Deus

Como vestir a Armadura de Deus

O Texto em Efésios fala que precisamos nos cingir com um equipamento de um Soldado (6.11), para permanecermos firmes no combate. Paulo parece fazer uma analogia entre a Armadura Romana de um soldado da infantaria com algumas imagens bíblicas que apresentam Deus e Jesus como um guerreiro celestial.

Portanto, devemos nos vestir com “toda armadura de Deus” (6.13), nos cingindo “com a verdade” que se refere à verdade do Evangelho e a lealdade que o cristão tem a Cristo. A verdade é considerada fundamental por Paulo, pois um cristão desonesto não pode resistir ao pai da mentira.

Também devemos colocar a couraça da justiça, sendo protegidos pela justiça de Deus nos imputada por Cristo (6.14) por meio do qual somos livres da condenação eterna e a Couraça da Justiça também enfoca as boas obras dos cristãos.

Somos chamados a ter os pés calçados (6.15) que significa estabilidade e firmeza que vem do Evangelho da Paz que não nos deixa recuar perante o inimigo. O Evangelho é o firme fundamento ao qual os cristãos devem apoiar-se.

O Escudo da Fé (6.16), deve estar à frente para bloquear os dardos inflamados  do maligno. As flechas atiradas com fogo não conseguiam atravessar um escudo de Soldado Romano. Nem os ataques de Satanás podem penetrar o coração e a mente do cristão que deposita sua fé em Cristo.

O Capacete da Salvação representa a proteção de nossa mente pelo conhecimento de nossa Salvação. O Capacete  romano protegia a cabeça do soldado e também o fazia parecer mais alto e imponente.

A Espada do Espírito na Armadura

Finalmente, devemos notar que a única arma de ataque desse arsenal é a Espada do Espírito, ou seja, a Escritura é comparada como uma espada romana, curta e voltada para o combate corpo a corpo que mostra a proximidade da batalha que é travada contra as forças das trevas. Para ter a Palavra à mão, o cristão deve conhecer intimamente toda a Bíblia e saber manejá-la bem.

Conclusão de Vestir a Armadura de Deus

O meio de apropriação dessa Armadura é a Oração, “em todo tempo no Espírito” pois as armas com as quais lutamos não são humanas, ao contrário, são poderosas em Deus para destruir as fortalezas do inimigo.

Então, devemos destruir todos os argumentos e toda pretensão que se levanta contra o Conhecimento de Deus, e levarmos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Co 10.3-5). Finalmente, podemos nos alegrar sabendo que a derrota final de Satanás e seus anjos maus é certa, pois, segundo à Palavra de Deus, eles serão lançados dentro do lago de fogo e enxofre  para sempre (Ap. 20.10).

Referências do Artigo Como Vestir a Armadura de Deus:

Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel.

Teologia Sistemática. Franklin Ferreira e Allan Myatt

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *