Pin It

catacumbas

Você sabia que os primeiros cultos cristãos eram também realizados em Catacumbas? Ou seja nos Cemitérios? Sim era costume da Igreja Primitiva realizar o culto de comunhão nos lugares onde estavam sepultados os fiéis já falecidos.

Mas antes de falar diretamente sobre os cultos nas catacumbas, vamos ver como eram celebrados os primeiros cultos na Igreja Primitiva? Então vamos lá:

Os Primeiros Cultos Cristãos

Primeiramente os cristãos se reuniam em casas particulares e isso o Novo Testamento já retrata. Com o passar do tempo, algumas casas foram ficando exclusivamente dedicadas ao culto divino. Um dos mais antigos templos cristãos que surgiu através de uma casa foi o de Dura-Europos construído antes de 256.

Resultado de imagem para igreja de dura europos

Só um adendo aqui, talvez você que seja mais novo não se lembra, mais sabia que essa questão de se realizar culto no Templo ou nas casas já foi questão de contenda entre igrejas nos anos 90 dos tempos atuais?  Sim, quem se lembra do Movimento do G12?  que começou as Igrejas em células aqui no Brasil?

No começo foi uma polêmica essa questão das Igrejas divididas em células que se reuniam nas casas mas depois tudo se pacificou. Vamos lá voltar ao Culto antigo:

Primeiro de tudo o Culto acontecia no primeiro dia da semana, ou seja, no domingo, pois nesse dia se comemorava a ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo. Ou seja, o culto aos domingos não tem nada a ver com Constantino como dizem nossos queridos Adventistas.

O Tom característico do Culto era a Alegria e a gratidão, e não a dor ou a contrição. A comunhão era celebrada durante uma refeição. Cada qual trazia o que podia e depois celebravam orações sobre o pão e o vinho.

A partir do século II o culto de Comunhão constava de duas partes. Na primeira liam-se as Escrituras, faziam-se orações  e entoavam cânticos. A segunda parte do culto iniciava-se com o ósculo santo, e logo em seguida quem dirigia o culto pronunciava uma oração sobre o pão e o vinho e se invocava a ação do Espírito Santo sobre esses alimentos.

Lembrando que devido aos muitos boatos que se levantavam contra os cultos dos cristãos na época, do tipo que lá aconteciam orgias e bacanais, com o passar do tempo acabaram os banquetes e a Comunhão ficou restrita ao pão e vinho.

No final, partia-se o pão, os presentes comungavam e se despediam com a benção final. Outra características desses primeiros cultos é que só podiam participar deles quem fosse batizado. Em alguns casos permitia-se aos convertidos que ainda não tinham recebido o batismo assistir a primeira parte do culto.

Para ser batizado, o novo convertido precisava passar por um período chamado de “catecumenato”, que durava cerca de três anos. Santa Perpétua e seus amigos quando foram martirizados estavam nesse período. Durante esse tempo, o catecumeno recebia instrução acerca das doutrinas cristãs e tratava de dar testemunho da sua fé em sua vida diária.

O Culto nas Catacumbas!

catacumbas

 

É claro que houve muito exagero sobre as igrejas das catacumbas e muitos mitos foram criados dizendo que  esses lugares eram secretos e que os cristãos se reuniam ali para celebrar cultos escondidos das autoridades.

Algumas vezes sim, cristãos se esconderam ali com medo dos perseguidores, mas a existência desses cemitérios subterrâneos eram conhecidas pelas autoridades. Os cristãos muitas vezes se reuniam nesses lugares, pois ali estavam enterrados os heróis da fé, os mártires que morreram na causa de Cristo.

Pode-se dizer também que as celebrações nas Catacumbas deram origem às festas dos santos, que em geral se referia ao martírio deles e não ao nascimento.

E você teria coragem hoje de participar em um Culto no Cemitério? Costumamos ver missas realizadas em cemitérios no dia de finados, dia de finados que justamente se originou da festa de todos os santos! Então deixe ai um comentário sobre esse assunto!

Referências:

História do Cristianismo Ilustrado Justo L. Gonzales.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *