De que se queixa, pois, o homem vivente Queixe se cada um (Jeremias)

A maior dificuldade que encontramos em nos desenvolvermos nas áreas física, psíquica e espiritual se encontra na chamada “Zona de Conforto”. A Zona de Conforto seria um estado de alerta soando contra a qualquer hábito de excelência, informando ao cérebro que o preço para a realização desse hábito é muito alto.

Um exemplo prático do que seria a Zona de Conforto fica evidenciado quando tentamos fazer uma dieta ou iniciarmos a prática de exercícios físicos. Mesmo sabendo que esses hábitos nos trazem muitos benefícios para a nossa saúde, ainda assim é difícil mantê-los, devido ao desconforto que nos trazem como a privação de alimentos saborosos e o cansaço.

Outro exemplo do que seria a Zona de Conforto são os vícios. Pessoas que são dependentes químicas, alcoólatras etc, vivem presas nesses hábitos e não conseguem sair deles. Para a libertação de um vício, é preciso a pessoa dar ouvido ao Espírito Santo para o processo de consciência do pecado ou a própria pessoa se libertar através de muita  força  e/ou tratamentos especializados.

E o que mais dificulta na saída da Zona de Conforto são as “historinhas” que a pessoa conta para si mesmo e para os outros para justificar seu atolamento na Zona de Conforto. Paulo Vieira em seu livro o “Poder da Ação” nos dá exemplo de algumas historinhas dessas, a saber:

Caso 1 – Obeso

Um certo homem que dizia que “não comia nada” mesmo assim não parava de engordar. Disse para Paulo Vieira que tinha ido ao médico e o médico falou que o seu metabolismo era muito lento por isso engordava com facilidade.  Então Paulo perguntou que exames o médico tinha feito para afirmar isso.

A esposa do homem então entrou na conversa e disse para Paulo que era tudo “historinha”, nem médico ele tinha. A verdade da sua obesidade é que ele comia muita besteira, principalmente à noite assistindo TV já perto da hora de dormir.

Ou seja, a história do metabolismo lento era apenas uma inverdade para explicar a sua obesidade, a verdade é que ele comia muito principalmente à noite, mas enganava a si mesmo com a história da queima de caloria lenta, para não mudar.

Caso 2 – Empresário em dificuldades 

Paulo Vieira conta que conversando com um amigo seu, um Empresário que estava “quebrando”, ouviu a seguinte historinha: “Este País quebra qualquer um, um dia o dólar estar alto, no outro está baixo, a carga de imposto é muito alta e as leis trabalhistas muito pesadas.

O que esse Empresário falou era verdade, no Brasil a burocracia é muito grande, a corrupção governamental também, mas mesmo com todas essas dificuldades tem sempre alguém em qualquer área prosperando, tem sempre um concorrente conseguindo evoluir.

Paulo que conhecia o empresário então explica que na verdade o problema na empresa do seu amigo é que ele era um líder muito centralizador, muito duro que chegava a ofender seus empregados quando as coisas não iam bem e também faltava gestão na sua empresa.

Então a história da ineficácia governamental, do custo Brasil, era apenas uma “historinha” para justificar a não mudança de si mesmo, o que estava atrapalhando a sua própria empresa.

Podemos concluir então que esse tipo de “historinha”  é  o principal fundamento da incapacidade na mudança de atitudes, hábitos e até resultados, e a própria Palavra de Deus já dizia isso na seguinte citação de Lamentações 3: 39: “De que se queixa o homem senão de seus pecados?”

A Bíblia e as historinhas 

Na Bíblia podemos observar vários homens de Deus contando historinhas para não seguir a sua missão. Podemos dar o exemplo de Moisés dizendo para Deus que era pesado de língua com medo de assumir a sua missão de Libertar o povo de Israel.

Tivemos Gideão dizendo: Ai de mim, meu Senhor!” Contestou-lhe Gideão. “Como posso salvar a Israel? O meu clã é o mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família!”

Ao que Deus respondeu: “Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás os midianitas como se fossem um só homem!”

O próprio Jeremias disse para Deus que era apenas uma “criança” antes de assumir seu ministério profético.

E você que história tem contado para você mesmo e para Deus, para não assumir seu propósito de vida? Que historinha tem contado para não começar seus exercícios físicos? Que historinha tem contado para não estudar para aquele concurso? Que historinha tem contado para não assumir aquele novo cargo na Empresa? Que historinha tem contado para não fazer a obra de Deus?

Mas hoje eu quero te dizer que Deus tem uma nova História para ti, que Deus está dizendo vai nessa força Varão e Varoa valorosa. Saia da Zona de Conforto que Deus é contigo. Amém.

Faça igual a Abraão que creu na promessa agiu por fé e se tornou Pai de multidões mesmo tendo uma mulher que era estéril.

Referência da Mensagem: De que se Queixa pois o homem Vivente?

O Poder da Ação. Paulo Vieira

bibliaonline.com.br

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *