Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955) foi um padre e paleontólogo Jesuíta. Como Whitehead, Chardin entendeu que as entidades, apresentam tanto um aspecto interno como um externo. Que toda matéria possui um lado objetivo e outro subjetivo e foi nesse reconhecimento que a Ciência falhou.  Para Chardin, mesmo aquilo que vemos como proteínas mortas, compreendem um protoplasma vivo em células que possuem uma “psique rudimentar”.

Teilhard é um pensador de corrente teleológica dentro da Biologia, para ele a evolução tem uma direção e não envolve somente o acaso.  Para Teilhard há uma progressão definida dos eventos à medida que o universo se desdobra. O primeiro estágio é uma formação de um mundo  a partir de elementos químicos e estruturas físicas denominado de geogênese.

O segundo estágio é quando a vida surge da pré-vida, denominado de biogênese.

O terceiro estágio é quando os organismos já dispõem de sistemas nervosos, culminando com o ser humano, seria a psicogênese.

O quarto estágio seria a noogenese em que a mente desenvolve pensamentos que se expandem ao ponto em que pode se dizer que a Terra possui uma camada ou membrana de pensamento que chamada de noosfera.

Segundo Teilhard, Deus atrai e chama o Universo para frente no chamado Ponto Ômega, que é o centro dos centros, junto de Deus, por isso a evolução tem um sentido e é Deus que controla o barco. Nesse aspecto Teilhard se diferencia de Whitehead, que afirmou que o futuro é indeterminado, sendo que o poder de autodeterminação das criaturas podem levá-las a qualquer lugar fora de um alvo determinado.

A mesma observação que fiz no post sobre Whitehead faço nesse –  esses estudos servem apenas para mostrar para evolucionistas do “Acaso”, que existem evolucionistas deistas que acreditam que a Evolução têm um propósito gerenciado por um Deus.

Mas nós  que acreditamos em um Deus pessoal, Criador dos céus e da Terra, que fez o homem à sua imagem e semelhança, continuemos acreditando que o pecado corrompeu a Criação, trazendo a morte, tornando os animais competitivos, mas não ao ponto de haver uma macro evolução das espécies, porque as espécies já tinham sido criadas em suas formas originais. Mas um dia tudo será restaurado, porque a Bíblia nos diz que  a “criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.  Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,  na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora”. Rm 8.20-22.

Mas chegará o dia em que:  “morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.

A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.

Isaías 11:6-10

mais aqui:

http://exateus.com/2015/08/19/deus-e-livre-arbitrio-em-whitehead/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *