Pin It

“Deus não joga dados” – Com essa famosa frase o cientista Albert Einstein queria dizer que o mundo segue as regras de causa e efeito  em que todos os eventos podiam ser determinados, desde que se soubesse todas as informações referentes a todos os eventos precedentes. Diferente do que muitos pensam,  Einstein não pregava o relativismo com a sua Teoria da Relatividade.

“Não diga a Deus o que fazer” – Essa foi a frase que o cientista Niels Bohr recomendou a Einstein. A abordagem quântica do universo que Bohr defendia  era que a natureza não podia mais ser entendida em termos absolutos e fixos.

No mundo subatômico os elementos se comportam ora como ondas ora como partículas, gerando imprevisibilidade no funcionamento do Universo.

Heisenberg criou o famoso principio da incerteza que diz que não se pode saber a posição exata de um elétron.  Com essa informação o cientista concluiu  que a imprecisão é intrínseca à natureza, ou seja o presente não condiciona exatamente o futuro. Há na natureza eventos sem causa definida, tal como a questão da desintegração do núcleo de uma substancia radioativa, ninguém sabe qual será o próximo a desintegrar, nenhum núcleo tem primazia sobre qualquer outro é tudo aleatório.

Para Bohr o observador influencia o objeto observado,ele dizia que muitas características das partículas atômicas nem existiam antes da observação que traz determinadas propriedades a existência.

Einstein criou um experimento teórico chamado EPR, para contradizer as posições de Bohr, o experimento consistia basicamente em acoplar no mesmo eixo dois elétrons, distanciando um do outro, para que quando se estivesse obtendo as informações de um elétron, se obteria indiretamente as informações do outro também. Com isso Einstein queria minar a tese que o observador influencia na observação, pois as informações sobre o segundo elétron não eram observadas, mas inferidas.

Bohr respondeu que o sistema de duas partículas na verdade constitui um todo indivisível, não sendo possível a analise decomposta em partes,  pois estão unidos pela consciência do observador em obter informação de um elétron pela medição do outro.

A Nova física tomou partido de Bohr, a qual a incerteza faz parte da natureza, a objetividade forte que diz que os objetos existem independentes do observador está em desvantagem na epistemologia atual.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *