Pin It

enemoniado gadareno

Nesse artigo traremos um estudo abordando os principais significados sobre a história do Endemoninhado “Gadareno narrada nos Evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas com enfoque principal na história narrada no Evangelho de Marcos 5.1-20. Então vamos ao texto:

E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.
E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.
E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.
E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.
Marcos 5:1-20″

Aprenda aqui a Memorizar a Bíblia de maneira rápida.

Curso de Memorização da Bíblia

Principais temas de Estudo da Passagem do Endemoninhado Gadareno:

Espírito Imundo

Endemoninhado é a pessoa que sofre opressão satânica, ou influência da mesma origem, devido a um espírito maligno habitar nela. A possessão demoníaca (habitação de demônios em uma pessoa) é um dos meios usados por Satanás e o seu reino, na luta contra o Reino de Deus.

A Província dos Gadarenos

Jesus desembarcou na margem oriental, que fica defronte à Galileia, em uma comarca que não se pode determinar como exatidão, não obstante os três evangelhos mencionarem Gadara. Os manuscritos gregos e suas versões nomeiam os gadarenos, os gerasenos, ou os gergesenos, de maneira que se pode pensar nos distritos das cidades de Gadara, Gerasa e Gergesa.

Os Sepulcros

Os sepulcros eram cavernas escavadas nas rochas, geralmente usadas para sepultar pessoas. Certamente, a força descomunal daquele homem vinha do demônio que o possuía.

Legião

Ao dizer seu nome a Jesus (Legião é o meu nome), o demônio estava reconhecendo a autoridade de Cristo. Uma legião do exército romano era composta por quatro mil a seis mil soldados. Os muitos demônios mostravam o estado caótico da mente daquele homem.

A presença dos Porcos

A presença dos porcos indica que, ali, o povo era gentio. A Lei de Moisés proibia todo judeu de ter contato com porcos (Lv 11.7,8). Sendo assim, os donos desses animais, provavelmente não eram judeus, pois essa região era habitada por muitos gentios.

Conclusão da Passagem do Endemoninhado Gadareno

Jesus não foi bem recebido nessa região. Sua presença levou alguns a sofrerem perda financeira, embora o endemoninhado tenha sido liberto. Cristo poderia ter curado e salvado naquele lugar, mas seus habitantes ficaram temerosos e pediram-lhe que fosse embora.

Ainda assim, Cristo deixou uma grande testemunha e missionário ali. “Todos se maravilhavam quando ouviam quão grandes coisas Jesus lhe fizera”.

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

Referências do Artigo Endemoninhado Gadareno – Estudo – Significado

Bíblia de Estudo Pentecostal. João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida.

Comentário Bíblico do Novo Testamento. Editora Central Gospel

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *