Pin It

Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus

Aula para Escola Dominical /Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus / 03 de abril de 2022. – Esboço e Comentários.

Revista  O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus. 2º Trimestre 2022.

Texto Áureo:

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem , e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.” (Mt 5.11)

Verdade Prática:

O Sermão do Monte revela a ética do Reino de Deus que forma o caráter do cristão. Para quem deseja ser chamado discípulo de Jesus, não há alternativa senão praticá-lo.

Assista em Vídeo essa aula:

INTRODUÇÃO:

A aula que inaugura esse trimestre na nossa Escola Bíblica Dominical é sobre o Sermão do Monte. A revista apresenta um conteúdo riquíssimo, um verdadeiro vocabulário teológico sobre o Reino de Deus. Por isso mesmo, temos que ser bastante práticos nessa lição para passarmos um conhecimento que desça ao nosso coração e provoque crescimento através de entendimento.

Não podemos nos perder tentando passar a vasta informação que a Revista trás. Esse conteúdo da Revista tem que ser guardado para consultas e pesquisas, então temos que passar o âmago da Lição, então recomendo:

A Introdução nos informa que o ensino do Sermão do Monte age em duas etapas: Na primeira se volta para o nosso relacionamento com Deus e na segunda para o nosso relacionamento com o próximo, ou seja, não foge do que Jesus falou quando lhe perguntaram qual era o maior dos mandamentos:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:36-40

O interessante aqui é que muita gente pensa que Jesus trouxe um novo mandamento quando falou em amar o próximo como a si mesmo. Mas esse mandamento também já estava contido na lei de Moisés:

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Levítico 19:18

I. A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE

1. Por que Sermão do Monte?

Nesse tópico de Nomenclatura do Sermão há a polêmica pois no Livro de Lucas o Sermão foi intitulado num Lugar plano, por isso mesmo no Livro de Lucas o sermão é intitulado Sermão da Planície. Aqui podemos utilizar o próprio comentário da lição encontrado na revista de professor:

De acordo com Lucas, o sermão foi pronunciado “num lugar plano” (6.17), mas, de acordo com Mateus, “sobre um monte”. Aparamente contradição desaparece, seja admitindo que Jesus pronunciou seu discurso num planalto ou que, tendo escolhido seus discípulos no cume do monte, desceu com eles para a planície onde curou os enfermos e, em seguida, com os discípulos, voltou para o cume do monte (ver Mc 3.13; Lc 6.17 e Mt 5.1, nessa ordem). Se o segundo ponto de vista for adotado, tudo indica que na planície ele parou para curar os enfermos; no alto do monte ele se sentou, segundo o costume da época (Mc 4.1; 9.35; 13.3; Lc 4.20), para pronunciar o sermão. Seja qual for o ponto de vista que alguém adote, é evidente que nenhum conflito entre Mateus e Lucas pode ser provado.

2. A estrutura do Sermão do Monte.

Como o tópico é um tópico que fala de estrutura então essa explicação é bem descritiva mesmo e podemos retirá-la também da própria revista de Mestre:

Os cinco grandes discursos do Sermão do Monte são:
1) As Bem-Aventuranças (5.3-12);
2) Sal e luz (5.13-16);
3) Jesus é o cumprimento da Lei (5.17-4 8 );
4) Os atos de justiça (6 .1-18 );
5) Declarações de sabedoria (6.19-7.27).

3. A quem se destina o Sermão do Monte?

Como o sermão do Monte possui padrões tão elevados, muitos exegetas acreditam que os Ensinos de Cristo naquela pregação serviriam mais precisamente para mostrar a insuficiência humana, servindo de preparação para os homens receberem o Evangelho de Cristo.

Passagens mais difíceis de entender e de cumprir no Sermão do Monte são aquelas de mutilações no próprio corpo  como :

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno”.

Tentando cumprir esses preceitos o Pai da Igreja Orígenes de Alexandria chegou a se castrar literalmente vejamos um trecho sobre sua história que está no nosso blogue:

“O rigor extremado de Orígenes o levou a cometer algo que disse se arrepender depois: Interpretando as palavras de Jesus em Mateus 19.12 ao pé da letra, ele se castrou literalmente para se tornar um “eunuco por causa do reino do céu”. Mais tarde lamentou o ato e escreveu que ninguém deveria faze-lo”.

Só observando que essa parte não estava no Sermão do Monte, mas está no mesmo padrão de arrancar um braço, um olho etc

II. AS BEM-AVENTURANÇAS E O CARÁTER DOS FILHOS DE DEUS

1. O que são as Bem-Aventuranças?

Aqui o próprio texto da Revista é o suficiente para a definição das bem aventuranças. Também sobre essa palavra nos faz lembrar de Maria Mãe de Jesus nas palavras da oração de Isabel da própria Maria:

Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

Lucas 1:45-48

Dai então tem-se a compreensão que o termo bem aventurado significa “mais que feliz”!

2. O Reino de Deus e seu caráter.

Considero esse tópico o mais importante para a compreensão do tema, pois aqui é importante a definição do que é o Reino de Deus.

Aqui é importante os vários pontos de vista sobre o Reino durante a era cristã que está na explicação da revista do mestre:

Nas Palavras de Jesus, o conceito de Reino tanto tinha seu aspecto escatológico, para tempos futuros, como também para o presente (Lc 17.21). Nesse sentido, falava do Reino no âmbito espiritual. No aspecto histórico, envolvendo alguns Pais da Igreja, a concepção que se tinha sobre o Reino era de uma realidade futura, afirmando que brevemente Jesus iria governar em um determinado tempo, ou seja, no Milênio. Para Agostinho, contudo, o Reino tratava-se de uma realidade já presente por meio da Igreja; para os reformadores, porém, o conceito que se tem de Reino é que na presente dispensação ele está ligado à igreja invisível.

Então vamos no que a própria Bíblia diz ser o Reino:

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.

Lucas 17:20

Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Lucas 12:31

Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

1 Coríntios 4:20

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Romanos 14:17

Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.

Lucas 18:17

Apesar do Reino de Deus ter um aspecto escatológico com Jesus na Soberania, o principal aspecto do reino no presente é seu aspecto interior. Ou seja, sejamos como as criancinhas para entrar no Reino e o principal aspcto de uma criança no sentido a sentimentos e pensamentos é o perdão.

As crianças estão sempre perdoando, esquecendo e não pagando o mal com mal. Outra característica do Reino é a Lei da Atração. Buscai primeiro em lugar o reino de Deus e todas essas coisas serão acrescentadas.

Todas as coisas no Universo, segundo a física, possuem um campo magnético e vibram energeticamente, através de experiências feitas com aparelhos de raio x, tomografias e ressonância adaptados, verificou-se que dependendo dos sentimentos, o ser humano tem um campo magnético diferente.

O ser humano tem vibrações mais poderosas quando está sob o domínio de emoções mais nobres como a alegria, o altruísmo, o perdão, o amor etc. O contrário também é verdadeiro, o ser humano vibra em frequência mais baixa quando está sob o domínio do medo, da raiva, da inveja, do ódio etc.

Segundo estudiosos da lei da atração o ser humano atrai os mesmos sentimentos em que está vibrando energeticamente, se vibra no ódio atrairá mais ódio, se vibra na inveja atrairá inveja,se vibra no medo atrairá o seu medo. Lembram de Jó? Aquilo que eu mais temia me aconteceu.

3. Os súditos do Reino de Deus.

Parte bem descritiva. Só com a leitura do tópico já explica-se diante do que já foi falado

III. SOMOS BEM-AVENTURADOS

1. A beatitude na vida dos salvos.

É o Espirito Santo e a Palavra de Deus que faz desenvolver as beatitudes na vida do salvo, através dos exemplos de histórias bíblicas e de versículos bíblicos a Palavra de Deus desce ao coração e cria a sinergia para o ser humano por em praticas as beatitudes e frutos do Espirito e vibrar nas altas frequências compatíveis com o Reino de Deus.

Uma das coisas que mais fazem a gente nos afastar do Reino é a língua, então quando conseguimos refrear a nossa língua e paramos com as fofocas com os julgamentos com as críticas estamos dando um enorme passo para estarmos em consonância com o Reino e atrairmos coisas boas para a nossa vida.

2. A prova de que o cristão é bem-aventurado.

O Cristão bem aventurado exala paz, felicidade, bondade emanando a beleza de Cristo. Pode estar no dia bom ou no dia ruim, na abundância ou na escassez mas pode tudo naquele que o Fortalece.

CONCLUSÃO

O Sermão do Monte traz um padrão do que Deus requer para o caráter do Cristão, independentemente onde o Cristão viva, trabalhe, estude e desenvolva  seus talentos, o caráter ético cristão tem que ser o mesmo para todos e esse caráter ético está descrito no Sermão do Monte, mesmo que em alguns tópicos o caráter do que está escrito pareça inatingível para nós, mas façamos o melhor sempre.

 

 

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *