Pin It

1° Trimestre De 2022, A Supremacia Das Escrituras: A Inspiração, Adultos, Atos, Biblia, Cpad, Ebd 1° Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 1 trimestre 2022, EBD CPAD 2022, EBD CPAD, Ebd, ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 1 trimestre 2022Lição 13 - A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã, Lição 13 CPAD 2022ção 13 revista CPAD adultos 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD Adultos,pdf download,revista CPAD 1 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 1 trimestre 2022,Revista CPAD Adultos 1 trimestre 2022,Revista CPAD Adultos lição 13

Aula para Escola Dominical /Lição 13 – A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã / 27 de março de 2022. – Esboço e Comentários.

Revista  A Supremacia das Escrituras: A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. 1º Trimestre 2022.

Texto Áureo:

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” (1 Tm 4.13)

Verdade Prática:

A leitura e o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus.

INTRODUÇÃO:

Observação: 

A Lição desse semana é muito técnica, então nada melhor do que o método que usamos para  não deixar a aula monótona e deixa-la participativa .

O Método que usamos é esse: Fazemos as Leituras dos Tópicos e escolhemos para a explanação o que mais chamou a atenção no tópico. Geralmente são temas que levam ao debate.   A seguir um vídeo com a nossa aula pronta:

Comentário da Introdução:

Trabalharemos nesse Tópico de Introdução com o Significado de Caráter, perguntaremos aos alunos se eles sabem o significado de Caráter.

Caráter é como uma marca impressa que distingue o ser humano, é a soma total de todas as influências positivas ou negativas aprendidas no decorrer da vida. Ele se manifestará através de valores, motivações, atitudes e sentimentos. O caráter refletirá os traços da natureza pecaminosa (influenciado pelo mundo), ou os traços da natureza divina (influenciado pela Palavra de Deus).

A Pergunta que não quer calar: Qual a diferença entre Personalidade, Caráter e Temperamento?

A personalidade é construída durante a infância e parte da Adolescência. Na personalidade soma-se características genéticas e de aprendizagem ambiental deixando a personalidade com característica mais estática.

Já o caráter é um conjunto de aprendizagens relacionado às regras morais de conduta de uma sociedade. O caráter pode variar conforme à cultura em que um individuo está inserido.  Temperamento e Caráter fazem parte da Personalidade. 

O Temperamento é o componente psíquico herdado. Uma classificação muito conhecida no meio evangélico é aquela que define os temperamentos como:

  • a Raiva (colérico) nos traz ímpeto e força para buscar justiça
  • a Alegria (sanguíneo) traz bom humor para encararmos a vida com leveza
  • a Tristeza (melancólico) promova reflexão para sabermos agir
  • o Medo (fleumático) traz a prudência para acertamos o caminho

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:29

I. A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL

1. O currículo adotado.

O currículo da EBD está lastreado na Autoridade Suprema da Palavra de Deus. Aliás crer na Autoridade Suprema da Palavra de Deus é um dos elementos que diferenciam uma igreja cristã de uma seita cristã. Podemos citar escritos que concorrem com as Escrituras em algumas denominações religiosas: Catecismo, Livro de Mórmon, Revista Sentinela etc.

Na Revista da EBD temos total liberdade para questionar até mesmo o que está lá, diferente dos outros ensinos citados. É claro que a Revista faz de tudo para estar em consonância com a ortodoxia da Assembleia de Deus e com a própria Palavra de Deus.

Link para o Credo das Assembleias de Deus:

O que Cremos Assembleia de Deus.

2. A prática pedagógica.

A Escola Dominical por estar embasada na Palavra de Deus tem que ajudar na transformação de vida dos irmãos. A Bíblia é especialista em ensinar e transformar vidas porque consegue agregar vários estilos literários para abarcar todos os tipos de pessoas que aprendem de maneira diferente. Como vimos em aulas anteriores na Bíblia existem poesias, histórias, hinos, parábolas, crônicas e etc.

Mas o ensino da Bíblia não se limita apenas em transferência de conhecimento, o ensino da Bíblia vai no emocional que segundo os especialistas é a maneira pela qual fixamos o conhecimento, ou seja, quando o ensino mexe com nosso emocional ele fica mais facilmente gravado e tende a ser colocado em prática.

Como o sentido de Coração na Bíblia  é a sede das nossas emoções. A Palavra prega:

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11

3. O padrão ético e moral.

Nesse tópico podemos fazer a diferenciação do que é moral e ética:

A ética é um conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano, ao tentar explicar as regras morais de uma forma racional e científica.

Exemplos de condutas éticas:

  • Não prejudicar pessoas no ambiente de trabalho;
  • Respeitar as leis;
  • Tolerância religiosa.

Já a moral é um conjunto de regras que são aplicadas ao cotidiano. É basicamente quando eu transformo a ética numa estrutura escrita e essas normas passam a ser aplicadas e usadas por todo cidadão. Elas orientam o indivíduo, norteando suas ações, seus julgamentos sobre o que é certo e errado.

Se muitas pessoas acreditam que fofocar não é legal, com o passar do tempo esse ato entra num consenso geral e estabelece-se que falar dos outros, principalmente no ambiente de trabalho, é imoral.

Exemplos de moral:

  • Ajudar pessoas com necessidades;
  • Influência da religião nas condutas;
  • Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Nós cristãos, acreditamos que a Moral Cristã é superior porque procede do próprio Deus criador do ser humano. Por isso evangelizamos par todas as raças, tribos e nações conforme a grande Comissão posta por Jesus o filho de Deus.

Uma pergunta que pode fomentar o debate é se devemos evangelizar os nossos indígenas. A “ética” mundana é inclinada a dizer que não. E você o que acha?

II. A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A FORMAÇÃO DE LEITORES DA BÍBLIA

1. Conceito de Educação Cristã.

Esse tópico praticamente já foi explanado e exemplificado nos tópicos anteriores. O Recomendado aqui é só fazer a leitura.

2. Objetivos da Educação Cristã.

O objetivo principal da Educação Cristã é fazer discipulos. Na verdade uma das melhores práticas de Aprendizagem é modelar alguém de sucesso em determinada área. Sabendo disso Paulo vai nos orientar:

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
1 Coríntios 11:1

Portanto temos sempre que procurar fazer discipulos e ao mesmo tempo ser discípulo de alguém. Devemos estar atentos sempre a biografias e pregações de homens de Deus que sabemos que são modelos para nós. É claro que perfeito só Jesus e o seu melhor imitador foi Paulo e as melhores biografias de homens de Deus se encontram na própria Bíblia.

3. A capacitação dos alunos.

Para uma boa capacitação bíblica o aluno deve buscar primeiro a orientação do Espírito Santo mas deve buscar também os princípios hermenêuticos para a compreensão do texto. O primeiro principio básico da hermenêutica é que a Bíblia interpreta a própria Bíblia.  Outro principio importante é aquele que é até poético que diz que texto sem contexto vira pretexto para a criação de heresias.

Baseado nesses dois princípios básicos, escudado no Espírito Santo e tendo a companhia de bons comentários bíblicos, você já consegue fazer bons estudos e boas explanações da Palavra. Uma suplementação seria buscar os sentidos originais da Palavra que são o hebraico e o grego. Para isso já existem também dicionários e bíblias que trazem essas traduções que você encontra até mesmo grátis na Internet.

III. É PRECISO LER A BÍBLIA DIARIAMENTE

1. A leitura e a disciplina cristã.

A disciplina em determinado processo é um hábito que criamos. Para criarmos um hábito precisamos sair da zona de conforto. A zona de Conforto é adversa a “pagar o preço”, a Zona de Conforto é imediatista e nunca pensa a longo prazo. Precisamos criar o hábito da oração, da leitura da Bíblica e do jejum. Para isso precisamos fazer uma tabela de rotina diária até mesmo para conseguirmos fazer nosso devocional sem prejudicar as outras atividades do dia a dia.

2. A leitura e o aprendizado.

Já explanado.

3. A leitura e o devocional.

Já explanado

CONCLUSÃO

A Escola Bíblica Dominical com suas lições baseadas na Bíblia serve para a edificação do Cristão no Reino de Deus. Com o ensinamento bíblico o cristão cresce em caráter sempre buscando a estatura do Caráter de Cristo. Nesse caminho rumo à Salvação precisamos fazer discipulos e também nos basearmos em mestres cristãos como o próprio Apostolo Paulo.

Para fazermos nosso devocional com a  oração, leitura da Bíblia e Jejum precisamos de persistência e organificação com a disciplina que o Reino nos pede:

Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.

1 Coríntios 14:40

Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *