Pin It

Estudo Bíblico Superando limites com Calebe

Estudo Bíblico Superando Limites com Calebe: No Livro bíblico de Números é contada a história de quando Israel iria tomar “posse da benção” após a saída triunfante do Egito. A promessa de Deus é que eles iriam tomar posse de uma Terra que “manava leite e mel”.

Leite e Mel são referências aos rebanhos do lugar e também a Apicultura que era praticada na Região. Ou seja, aquele lugar já era habitado por povos e tomar posse da benção significaria destrona-los.

Esse desafio de um embate com os povos daquela região fez com que o Povo de Israel iniciasse um processo de dúvida da Promessa Divina, mesmo com tantos milagres que Deus já tinha Operado em tirar aquele Povo do Egito como as Pragas,  a famosa travessia do Mar Vermelho, a Nuvem e a Coluna de Fogo que guiava o Povo.

Então o Povo decidiu enviar Espias para averiguar a Terra, o plano foi aceito por Moisés que era o líder e tinha comunhão com Deus. Moisés  escolheu 12 homens dos melhores das Tribos de Israel para averiguar a Terra e trazer relatório.

Aprenda aqui a Memorizar a Bíblia de maneira rápida. 

Curso de Memorização da Bíblia

Vamos ao trecho bíblico do relatório dos Espias- Calebe

E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Nm 13.25 – 33

O Relatório desses Espias foi desanimador, fez com que o povo perdesse toda a Esperança e desacreditasse das promessas Divinas. No entanto, Calebe tinha um relatório animador, esperançoso, estava seguro da vitória porque Cria nas Promessas, e no Poder de Deus.

Como disse anteriormente, foram escolhidos os melhores de cada tribo para espiar a Terra, mas somente Calebe e Josué tiveram uma visão positiva, ou seja, Calebe se mostrou melhor entre os melhores.superando limites com Calebe

Em outra versão o relatório de Calebe foi esse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança: porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Calebe demonstra ânimo e certeza na Empreitada e é tudo que precisamos para alcançarmos nossas Vitórias.

Quando o povo deu ouvido somente aos Espias negativos, e queriam retornar ao Egito, Calebe, e Josué fizeram um novo apelo:

E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
Números 14:6-10

O Povo pegou em pedras para apedreja-los, e isso vai acontecer com você também à medida em que você começar a demonstrar sua positividade, ambicionar metas, a querer sair da mesmice, da média, vão te criticar, vão te chamar de louco, mas não desista, se Deus está no negócio, Ele te protege e Te guia.

Deus então deu um prognóstico do Acontecimento e disse:

Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.
Números 14:21-24

Aquela geração perdeu o direito de tomar posse da Vitória, padeceram no Deserto por 40 anos porque murmuraram, porque não tiveram um Espírito de Vitória, mas Calebe teve um “Outro Espírito” como Afirmou Deus.

E 45 anos depois – Calebe continua o mesmo – Superando Limites

Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.
Josué 14:6-14

superando limites com calebe

45 Anos depois do Relato otimista de Calebe sobre a Conquista de Canaã, Calebe nunca baixou a guarda, continuou acreditando,creio eu que continuou treinando arco, malhando, caçando e lutando até chegar o momento da Peleja tão esperada.

E Calebe iria lutar pela parte mais difícil que era a parte onde moravam os Gigantes da Terra, os Anaquins, maiores até mesmo do que o Filisteu Golias que lutou com Davi. Calebe já com 85 anos continuava o mesmo entusiasta, o mesmo otimista e com a mesma força, certo da vitória porque Deus era com ele.

E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque.
Josué 15:14

Recapitulando Este Estudo Bíblico sobre Superar Limites:

Calebe foi o melhor entre os melhores (12 Espias);

Calebe teve bom ânimo, tinha certeza de vitória porque conseguia visualizar o triunfo;

Calebe nunca baixou a guarda mesmo tendo que esperar 45 anos para lutar, continuava treinando;

Calebe com 85 anos não buscou desculpa na idade e tinha o mesmo bom ânimo e otimismo de sempre.

Calebe ficou com a parte mais difícil para Conquistar (Terra de Gigantes) e Conquistou.

Gostou do Estudo Bíblico Superando Limites com Calebe? Veja mais:

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *