Pin It

Antes de tudo temos que ter a consciência que somos apenas uma pequena parte nesse processo de Evangelizar as pessoas, quem convence o homem do juízo, do pecado e da justiça é o Espírito Santo de Deus, mas Deus conta com os seres-humanos para estarem orando, jejuando e pregando, pena que cada vez menos pessoas estão dispostas a fazer esse trabalho que é o principal da Igreja, anunciar o Evangelho de Cristo fazendo discípulos.

A igreja evangélica a qual congrego fica em uma área central em minha cidade. Área em que a cidade que é de médio porte começou, é uma região tradicionalmente católica. Todos os sábados, saímos (alguns irmãos) pela tarde evangelizando os arredores de nossa congregação, indo de casa em casa para falar do amor de Jesus.

Nessas casas, os donos são geralmente católicos que na maioria dos casos não  se recusam em ouvir a Palavra de Deus através de nós evangélicos.

A abordagem

Na nossa cabeça, ou pelo menos na minha, o roteiro é: ler um texto bíblico, fazer sua explanação integrando-o  ao Plano da Salvação e concluir com a pergunta crucial: Você quer aceitar / confessar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida?

Respostas católicas:

1 – “ Não, eu nasci nessa lei e vou morrer nela” – Geralmente é o pessoal mais velho e menos instruído que responde desse jeito.

2 – “ Eu já aceitei Jesus desde que nasci”

3 – Alguns católicos polemizam de alguma maneira citando Maria, falando que os crentes não gostam da mãe de Deus etc..

O que podemos contrapor:

1 – Se eu mostrar que você não nasceu em lei nenhuma a não ser na Lei da Inocência?

“E  vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão”. Deuteronômio 1:39

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem”. Isaías 7:14,15

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Mt 18.3

Ou seja, a pessoa só depois de uma certa idade começa ter consciência do bem e do mal e se torna pecador!

2- Esses que dizem que já aceitaram Jesus desde que nasceram  e não tem coragem de confessar o nome de Jesus são os chamados possuidores de uma fé “silenciosa e particular”, mas será que essas pessoas ficariam caladas se na época do Apocalipse ou até mesmo um grupo extremista mandasse elas negarem a Jesus? Qual seria a coragem delas diante da ameaça de morte? Negariam ou confirmariam Cristo?

3 – Quanto a Maria!

É bom expor que o plano da Salvação foi feito pelo Pai, cumprido pelo Filho e o Espírito Santo é quem convence o homem da necessidade de Salvação. Maria foi uma jovem “bem aventurada” que aceitou fazer parte desse plano trazendo o Salvador ao Mundo. Mas se ela tivesse se recusado e ela tinha muitos motivos para isso, (pois como explicar para seu marido que estava grávida? ) Deus teria encontrado outra moça e o plano não pararia.

A conversa segue…

Depois de tudo isso, costumamos insistir:

Mas se Jesus voltasse hoje você tem certeza da sua Salvação?

É nessa hora que antigamente o católico mais titubeava, e dizia “não sei, quem sabe é Deus”!

Mas agora, parece que eles foram treinados a dizer que “sim” que estão “salvos”

Então se você é um católico e está lendo esse texto, continue para a sua edificação…

Temos mesmo que abrir a boca e confessar Jesus como Senhor e Salvador?

Sim, temos.

Versículos que dizem isso:

Rm 10. 9-10 – A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Mt 10 32.33 – Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

O sistema desse mundo pertence a Satanás…

Jo 14.30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;

1 Jo 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

Quando você declara que pertence a Jesus, isso significa que você está rompendo com o senhor desse mundo, está negando a sujeitar-se ao Diabo.

É essa a atitude que Jesus cobra do ser humano:

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. 2 Jo. 1-7

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5

Se você católico chegou até aqui e está com dúvidas no seu coração, dou –lhe uma dica:  peça a Deus que lhe revele a Verdade sobre a Salvação, sobre a Igreja, de como Servi-lo verdadeiramente e seguir Jesus.

Conheço algumas pessoas que hoje são evangélicas, que fizeram essa pergunta a Deus e Jesus lhes revelou em sonho.

O maior problema de todos é que as pessoas se consideram justas e boas, e se elas se consideram assim, para quê precisam de um Salvador?

Mas Jesus disse que “bom “ só Deus! Mc. 10.18

A palavra de Deus diz que: “ Não há um justo, nenhum sequer”  Rm 3.10; “Não há um que faça o bem, não há um só” Rm 3.12

Que todas as nossas obras são como trapo de imundice perante Ele” Is 64.6

Resumo do Plano da Salvação

Todo homem é pecador desde Adão – Deus é Santo – O Salário do Pecado é a morte – Deus ama a sua criação – Ele mesmo resolveu morrer pelo pecador através de Jesus – O preço do pecado foi pago na Cruz – Todo homem agora tem acesso à vida Eterna  pelo sacrifício de Jesus – Precisamos aceitar esse sacrifício admitindo que somos pecadores e  confessando Jesus como Senhor e Salvador perante os homens para podermos ser absolvidos no julgamento de Deus – Do contrário, ninguém se salva alegando às suas obras mas somente através Daquele que não teve pecado que cumpriu toda a Lei e morreu por nós.

Se você chegou até aqui e entendeu através do Espírito Santo que precisa de Jesus para a Salvação então faça a oração de arrependimento e procure uma igreja evangélica mais próxima dizendo que aceitou Jesus como Senhor e Salvador da Sua vida, se você acha que está com sua vida bagunçada não espere  para ajeitá-la primeiro para depois fazer essa escolha, pois é o Espírito Santo que lhe dará força para consertar as coisas, lembre o mérito nunca é nosso é sempre de Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

Oração de Arrependimento

“Senhor Jesus eu admito que andei afastado do Teu Caminho, fazendo coisas que não Te agradavam, mas estou agora aqui arrependido dos meus pecados, me perdoa, escreve meu nome do Livro da Vida, derrama o teu espírito sobre mim, me dá a alegria da tua Salvação, pois Te aceito como Senhor e Salvador meu!


Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *