Pin It

Resultado de imagem para heresias imagens

Escritores como Bart  Ehrman e membros do Jesus Seminar influenciados por Bauer que foi um teólogo revisionista do início do século XX, criaram uma tese que prega que as heresias precederam a ortodoxia ou no mínimo  surgiram juntas na história da igreja. Dizem que o que é herético é definido por uma ortodoxia que saiu vencedora junto às demais correntes cristãs que eram tão numerosas quanto à corrente ortodoxa. O que eles querem dizer com isso? Com isso, eles afirmam que o cristianismo pregado e passado ao longo da história é tão legítimo ou “ilegítimo” quanto às outras correntes do cristianismo, inclusive as gnósticas, que a supremacia ortodoxa é um tipo de história dos vencedores.

Não concordando com esse ponto de vista, vários historiadores e teólogos rebateram essas teses de Bauer-Ehrman e nos deram à cronologia dos fatos, vamos a eles:

CRONOLOGIA DA ORTODOXIA

33 d.C: –  Jesus é crucificado, morre e ressuscita.

40 a 60 d.C – As cartas de Paulo são escritas e enviadas para várias igrejas; a ortodoxia é amplamente divulgada e aceita; as igrejas se organizam em torno de uma mensagem central, heresias rudimentares começam a aparecer.

60 a 90 d.C –  Todos os textos do Novo Testamento são completados e continuam a propagar a ortodoxia. A ortodoxia é amplamente aceita. As heresias ainda são insípidas.

90 a 130 d.C – Surgem os pais apostólicos que continuam a pregar de acordo com a ortodoxia que os precedeu. A ortodoxia é amplamente aceita. As heresias começam a ganhar corpo, mas ainda são rudimentares.

130 a 200 d.C – Escritores cristãos subseqüentes aos pais apostólicos continuam a escrever de acordo e propagar a ortodoxia que os precederam. Já existem várias formas de heresias, contudo permanecem em um segundo plano em relação à ortodoxia.

200 a 300 d.C– A ortodoxia se consolida nos credos, várias formas de heresias continuam aparecendo, todavia, a ortodoxia é amplamente divulgada e aceita.

Concluímos, através desta cronologia que a heresia não surgiu junta nem nunca teve a mesma força da ortodoxia no começo da Igreja. A heresia se desenvolveu de forma parasitária a partir de uma ortodoxia já desenvolvida.

Referência

Andreas Kostenberger & Michel J. Kruger. A heresia da ortodoxia.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *