Abraão iniciou a sua vida em Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia. Dali, Tera, seu pai, mudou-se com a família para Harã. Tanto Ur como Harã eram centros de adoração da Lua. O nome de seu pai, Tera, provavelmente significava “Ter é (o divino) irmão”, uma versão dialética para o Deus da Lua.
Abraão foi convocado pela voz de Deus a deixar a sua cidade pagã, para ir para uma terra divinamente prometida à sua semente, a saber: Canaã.
Após a sua entrada na Palestina, Abraão passou muitos dias principalmente nas proximidades de três cidades ao sul: Betel, Hebrom e Berseba. Nas proximidades de Betel, Abraão construiu o seu segundo altar a Deus (Gn 12:8; 13.3) e invocou o nome do Senhor Javé.
Depois de uma curta passagem pelo Egito para fugir da fome, Abraão voltou às proximidades de Betel onde se apartou de seu sobrinho Ló, que preferiu ir residir nas Campinas do Jordão onde ficavam as cidades de de Sodoma e Gomorra.
Abraão preferiu ir para Manre (Hebrom) onde nesse local, ele construiu outro altar ao Senhor Javé.
Abraão e Melquisedeque
Após o Episódio da destruição de Sodoma e Gomorra em que os anjos salvam Ló e sua Família, Abraão pagou o dizimo a Melquisedeque que era Sacerdote do Deus Altíssimo El Elyon. Melquisedeque também era rei de Salém atual Jerusalém. El Elyon era um outro título de Deus.
Aprenda aqui a Memorizar a Bíblia de maneira rápida.
Abraão e Isaque
O nome Abrão que significa “pai exaltado” foi mudado por Javé para Abraão que significa “Pai de multidões”. O Pacto entre Abraão e Deus fora selado pelo sinal da circuncisão e por fim Isaque, filho da Promessa (Gl 4.28) foi concedido àquele que seria para sempre conhecido como o “Pai da Fé”.
Mas antes que o filho da Promessa Isaque lhe fosse dado através do ventre envelhecido de Sara (Hb 11.11), sua escrava Agar deu a luz a Ismael, através do qual os árabes de hoje em dia, traçam as suas origens até Abraão.
O nome Isaque, em hebraico (sahaq) significa “rir”, pois o riso de Sara (Gn 18.11-15) soou como uma expressão de incredulidade, que ela, vergonhosamente tentou desmentir. Isaque se tornou então o herdeiro da Promessa, mas antes houve a prova cabal da Fé de Abraão quando Deus pediu Isaque em Sacrifício que não ocorreu.
A Fé de Abraão triunfou ao crer que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos Mortos.
Abraão e Sara
Abraão por duas vezes protegeu Sara com uma meia verdade ao dizer que Sara era sua irmã, escondendo o fato de que sua meia irmã Sara também era sua esposa. (Gn 12.11-13; 20.5). No entanto, Deus interveio a favor de Abrão nos dois casos, mostrando-lhe que o caminho da confiança e obediência representava o novo curso que ele deveria seguir.
A idade de Abraão
Abraão morreu em “boa velhice” aos 175 anos de idade e foi enterrado na cova que havia comprado dos heteus nos arredores de Hebrom . Abraão deixou instruções para que fosse enterrado na Terra que foi prometida por Deus ao invés de sua Terra Natal na Caldeia, demonstrando assim mais uma vez a fé que tinha na Aliança com Deus.
Mais Edificação:
QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:
Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:
COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:
Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:
Referência do Artigo: História e Teologia de Abraão na Bíblia
Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD. 4ª Edição.
0 comentário