Pin It

ilustração para pregação aguia como espelho

As Palavras para hoje são:  Renovação,  Resiliência e Perdão

Renovação

O Ser humano precisa estar em constante Renovação para conseguir vitórias e principalmente longevidade. A partir do momento em que estagna começa o processo de morte em vida. Foi assim com aquele homem que Jesus fala na passagem de Lucas 12:

 

“E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.
Lucas 12:19-21
Note que esse homem mesmo com muitos bens acumulados, pensava em parar de produzir, de ser útil à sociedade.  É o que a Bíblia fala em Romanos 12:
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Resiliência

 

Resiliência é uma palavra da Física que se adaptou muito bem à Psicologia. Fisicamente Significa propriedade que alguns corpos tem de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Na Teoria do Coaching Resiliência significa a capacidade de se recobrar facilmente ou de se adaptar aos infortúnios ou as mudanças.
Num processo de Coaching, talvez a parte mais importante ou fundamental, seja a definição de metas ou objetivos. Definido isto, precisamos traçar planos para atingirmos o alvo. Mas é fundamental ter Resiliência para quando os planos não derem certos, refazermos a rota para chegarmos no nosso objetivo.

Perdão

 

Perdão também é parte importante para conseguirmos andar na direção almejada. Precisamos esquecer as coisas do passado. É assim que Deus faz conosco:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17
Mas sabemos que mesmo para pessoas abraçadas pelo perdão de Deus, às vezes elas não conseguem perdoar a si mesmo. Para podermos avançarmos em direção às nossas metas, precisamos nos perdoar e também liberar perdão para outros se for o caso.

O Exemplo da Águia

 

A águia é a ave que possui a maior longevidade entre as de sua espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para atingir essa idade, aos 40 ela tem que tomar uma decisão séria e difícil.

 

Nessa época, ela está com unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar suas presas para se alimentar. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas. E voar é muito difícil!

 

Restam-lhe somente duas alternativas: morrer.. ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

 

Recriar: Esse processo consiste em ir para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede, até conseguir arrancá-lo.

 

Feito isso, espera nascer um novo bico, com o qual depois vai extrair suas unhas.

 

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a retirar as velhas penas. E só após cinco meses, sai para o famoso vôo de renascimento para viver por mais 30 anos.

 

Moral da história: A exemplo das águias, muitas vezes temos que nos resguardar por algum tempo e recomeçar. Para que continuemos a voar, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que já não servem mais.

 

Somente livres do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Autor Desconhecido

 

Gostou desse Texto? Acesse mais conteúdos relacionados logo abaixo:

Teologia do Coaching – O que é?

Jardim do Éden e o Subconsciente – Coaching Cristão

Curso Grátis de Expansão da Consciência e inteligência espiritual através da Teologia

Coaching Messiânico o que é?

 

 

 


1 comentário

Ilustração para Pregação: O voo da águia (Coaching) — Exateus | · 27/08/2022 às 12:20

[…] Ilustração para Pregação: O voo da águia (Coaching) — Exateus […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *