Pin It

Jesus Pregou no Inferno

A passagem bíblica que se centraliza em 1 Pe 3.19 que diz que Jesus foi ao Inferno e pregou aos espíritos em Prisão é uma das mais polêmicas e emblemáticas das Sagradas Escrituras. Vamos à Passagem:

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
1 Pedro 3:18-20

As polêmicas que se seguem dessa Passagem são:

Se Cristo pregou no Inferno, então uma pessoa pode ser salva após a sua morte? O que seria contraditório, Já que a Bíblia também diz que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juizo” (Hb 9.27).

Estudiosos sugerem que essa Passagem é apenas uma proclamação de Cristo, feita aos espíritos dos que já passaram, quanto ao triunfo de sua ressurreição, declarando-lhes vitória que ele alcançou por sua morte e ressurreição, ou seja, para estes estudiosos, Cristo não ofereceu esperança alguma de salvação àqueles “espíritos em Prisão”.

Jesus Foi ao Inferno

Para fugir dessa polêmica posta acima, muitos teólogos argumentam que a frase: “espíritos em prisão” não se refere à seres humanos, mas sim a anjos caídos ou demônios que se prostituíram com as filhas dos homens nos tempos de Noé.  Para se ter uma boa ideia dessa visão teológica trago uma disputa bem atual entre dois Pastores: Caio Fábio x Pr Antonio Antônio Júnior. 

Lembrando que a Bíblia é clara quanto não haver uma segunda oportunidade para a salvação, depois da morte (Hb 9.27). Lucas informa que depois da morte a pessoa vai para o céu (seio de Abraão) ou para o Inferno Hades e que há um grande abismo separando os dois lugares.

O Livro de Apocalipse também narra que haverá o julgamento do Grande Trono Branco, no qual aqueles que não tem o nome encontrado no Livro da Vida serão lançados no Lago de Fogo (Ap 20.11-15).

Referência

Manual de Dificuldades Bíblicas. Norman Geisler – Thomas Howe


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *