Após a morte de Eduardo VI que tinha saúde precária, assume o trono passou para sua irmã Maria filha de Henrique VIII e de Catarina de Aragão. Maria era católica e contra o movimento reformador que indiretamente foi responsável por denomina-la como filha ilegítima.
Portanto, o propósito de restaurar o catolicismo na Inglaterra sempre passou por sua mente. Para esse intento, contava com o apoio de diversos bispos conservadores e principalmente de seu primo Carlo V.
Após se sentir segura no Trono, a rainha começou a tomar medidas cada vez mais severas contra os reformados. Em 1554, sob o comando da rainha Maria, a Inglaterra regressou oficialmente ao catolicismo.
Logo, as medidas de repressão contra os protestantes se intensificaram. Conta-se que 288 pessoas foram queimadas durante a monarquia de Maria por serem protestantes, além de muitos outros que morreram nas masmorras ou no exilio.
Por causa desse massacre, a Rainha ganhou o epíteto de “Bloody Mary”, que traduzido seria, Maria, a Sanguinária.
Queimado o arcebispo Thomas Cranmer
O Mártir mais conhecido desse período foi o arcebispo Cranmer. Por ser arcebispo de Cantuária, seu caso foi enviado a Roma, onde foi condenado a morrer queimado. O propósito de Maria era obrigar o célebre reformador a retratar-se.
Cranmer após imensa pressão, acabou se retratando por escrito, mas foi condenado a ser queimado mesmo assim. Então fizeram os preparativos para a sua morte: Na Igreja de Santa Maria construíram uma plataforma de Madeira em frente ao púlpito. Desta feita, foi dada a oportunidade par Cranmer se retratar em sua última fala.
A mão de Thomas Cranmer
Todos esperavam uma retratação, mas para a surpresa dos carrascos, o que o mártir protestante fez foi retirar a sua retratação, vejamos suas últimas palavras:
“Há um escrito contrário à verdade que tem sido publicado, e que agora repudio porque foi escrito por minha mão contra a verdade que meu coração conhecia […] E diante do fato que foi minha mão que a ofendeu, ao escrever contra o meu coração, minha mão será castigada primeiramente. Quando eu estiver na pira será ela que primeiro arderá.
Diante daquele ato de coragem do velho bispo, que realmente sustentou a mão no fogo até ser queimada totalmente, foram esquecidas as fraquezas de seus últimos dias, e Cranmer foi considerado herói nacional. Apesar de agora o poder estar nas mãos dos católicos, que se empenhavam em eliminar o movimento protestante, já não restavam dúvidas que o protestantismo estava bem enraizado no país e seria muito difícil destruí-lo.
Referência do Artigo Maria Tudor a Sanguinária – Reforma Protestante na Inglaterra
História Ilustrada do Cristianismo. Justo L Gonzalez. Vida Nova.
0 comentário