Monotelismo e o terceiro concilio de Constantinopla

Ao longo da história do cristianismo, diversas controvérsias teológicas emergiram, desafiando a compreensão e a definição da natureza de Jesus Cristo. Uma dessas disputas notáveis ocorreu durante o século VII, conhecida como a controvérsia do Monotelismo. O Terceiro Concílio de Constantinopla, realizado em 680-681, foi convocado para resolver essa disputa, que teve implicações profundas para a compreensão da natureza de Cristo e sua relação com a humanidade. Neste artigo, exploraremos o contexto histórico, os principais pontos de conflito e as conclusões alcançadas durante esse concílio.

Contexto Histórico

No século VII, o Império Bizantino enfrentava uma série de desafios políticos e religiosos. O monotelismo surgiu como uma tentativa de reconciliar a controvérsia cristológica anterior entre monofisitas e ortodoxos, que havia dividido o Império Bizantino e a Igreja. Os monotelitas acreditavam que Cristo possuía duas naturezas (divina e humana), mas apenas uma vontade (divina). Essa posição foi inicialmente defendida pelo patriarca de Constantinopla, Sérgio I, e ganhou apoio imperial do imperador bizantino Heráclio.

Pontos de Conflito

A doutrina monotelista foi rapidamente contestada, principalmente por monges e teólogos, que a consideravam uma forma de monofisismo disfarçado. Os críticos argumentavam que, se Cristo possuía uma natureza humana completa, também deveria ter uma vontade humana. Além disso, a controvérsia do Monotelismo levantou questões sobre a liberdade da vontade humana de Cristo e sua capacidade de assumir o sofrimento humano.

O Terceiro Concílio de Constantinopla

Diante do crescente conflito, o imperador bizantino Constantino IV convocou o Terceiro Concílio de Constantinopla em 680, com o objetivo de resolver a disputa e definir uma doutrina oficial. O concílio contou com a participação de cerca de 170 bispos e foi presidido pelo patriarca de Constantinopla, Jorge I.

Após extensos debates e análises das posições em disputa, o concílio condenou oficialmente o monotelismo como heresia. Foi afirmado que Cristo possuía duas vontades distintas, uma divina e uma humana, assim como duas naturezas. A posição ortodoxa reafirmou a plena humanidade e divindade de Cristo, e que ambas as naturezas em Cristo eram perfeitamente unidas, sem confusão, alteração, divisão ou separação.

Conclusões e Impacto

O Terceiro Concílio de Constantinopla foi um marco significativo na história do cristianismo, pois estabeleceu a doutrina ortodoxa da natureza de Cristo. A rejeição do monotelismo e a afirmação da existência de duas vontades em Cristo foram consideradas vitórias importantes para a ortodoxia e contribuíram para a estabilidade teológica e política do Império Bizantino.

Além disso, o concílio teve um impacto duradouro na teologia cristã, pois reforçou a importância da natureza humana de Cristo e sua capacidade de compartilhar plenamente a experiência humana. Essa defesa da natureza dupla de Cristo foi fundamental para a compreensão da redenção e salvação oferecidas por meio da encarnação.

Conclusão

O Terceiro Concílio de Constantinopla, realizado para resolver a controvérsia do monotelismo, trouxe clareza e definição à doutrina da natureza de Cristo. Ao rejeitar o monotelismo e afirmar a existência de duas vontades em Cristo, o concílio consolidou a compreensão ortodoxa de que Jesus Cristo era simultaneamente divino e humano. As conclusões desse concílio tiveram um impacto profundo na teologia cristã, fortalecendo a base da fé e estabelecendo um importante precedente para futuros debates sobre a natureza de Cristo.


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