A fama elevada das profecias de Nostradamus é totalmente injustificada. Vejamos uma de suas mais famosas profecias:
Afirma-se que Nostradamus previu um grande terremoto na Califórnia para o dia 10 de maio de 1981, entretanto, nenhum terremoto aconteceu. Na verdade, Nostradamus não mencionou nenhuma cidade, nenhum país ou ano. Ele escreveu apenas sobre “estrondo de terra” em uma “nova cidade” em um “tremor muito forte” no dia 10 de maio. Considerando os milhares de tremores de terra que acontecem, uma indicação geral e nada específica como esta provavelmente aconteceria em alguma cidade em determinado momento.
As profecias de Nostradamus não podem ser consideradas sobrenaturais. Elas são genéricas e vagas e podem assumir muitas explicações. Se as profecias de Nostradamus forem interpretadas de forma literal, então muitas são falhas. Se não forem literais, então elas podem significar vários fatos e se encaixam em vários acontecimentos.
Analisando mais uma de suas profecias: “Foice junto ao Lago, em conjunção com Sagitário no mais alto ponto de seu ascendente – doença, fome, morte por soldados – o século / época se aproxima de sua renovação” (Século I, verso 6). As possíveis significações são inúmeras. A predição pode ser entendida de tantas formas com uma gama de possibilidades que algum acontecimento futuro irá se encaixar e fazer com que pareça, em retrospecto, sobrenatural.
O próprio Nostradamus reconheceu que suas predições eram feitas de tal forma que não poderiam ser entendidas até que acontecesse o evento. Nenhuma profecia de Nostradamus jamais provou ser verdadeira, indicando que ele era um falso profeta ou que ele não estava realmente falando de maneira séria em suas predições.
Pra piorar, Nostradamus admitiu influencia demoníaca quando escreveu: “ A décima das calendas de abril despertadas por espíritos malignos; a luz esvaiu; o ajuntamento diabólico buscando pelos ossos do diabo de acordo com Psellos. Demônios alegam que possuem muito conhecimento sobre as coisas temporais, e uma vez controlando o “mago” darão muitas informações a ele. Andre Lamont, autor de Nostradamus Sees All, escreveu: “Nostradamus não poderia ter evitado tal tentação”, se referindo ao ocultismo do falso profeta.
Referência
Quem criou Deus? Ravi Zacharias e Norman Geisler
0 comentário