O autor da explosão deste domingo à noite na Alemanha tinha vídeos de jihadistas no telemóvel e no computador portátil. O ministro do Interior da Baviera revelou que foram encontrados dois celulares, vários cartões e um portátil — alguns dispositivos estavam junto do corpo e outros na sua residência. Joaquim Herrman disse ainda que “algum conteúdo Salafista foi encontrado”. Horas depois, a agência de notícias Amaq, ligada ao EI, anunciou que o grupo reivindicou o ataque.

Num desses vídeos, o bombista suicida “prometeu fidelidade” ao Estado Islâmico. “Ele anunciou explicitamente (atuar) em nome de Alá, jurou fidelidade (ao líder do EI), Abu Bakr al-Baghdadi e anunciou expressamente um ato de vingança contra os alemães que se atravessarem no caminho do Islão”, declarou Herrman, de acordo com a primeira tradução do vídeo em árabe.

Na casa do sírio foram também encontrados materiais como petróleo, compostos químicos e outros que podem ser usados para construir uma bomba.

O terrorista era um refugiado sírio de 27 anos que já tinha passado por um hospital psiquiátrico, afirmou esta segunda-feira o ministro do Interior da Baviera, que não excluiu a possibilidade de atentado islamita. Joachim Herrman diz que “a óbvia intenção de matar o maior número de pessoas possível” mostra uma relação com os ataques com base islâmica. “A minha opinião pessoal é que aconteceu um verdadeiro ataque suicida islâmico”, disse.

Via http://observador.pt/


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *