Com a ascensão da candidatura à presidência do crente pentecostal Cabo Daciolo,algumas questões teológicas ressurgem! E como em toda questão teológica há várias posições e versículos bíblicos que corroboram as opiniões. São questões do tipo: O crente deve ser candidato? O Cristão deve se envolver em política? O Reino de Deus é desse mundo?

Então, vamos deixar de usar o senso comum, “ achismos” e versículos isolados e saber como tudo se desenrolou:

Subjacente à essas questões teológicas está o conceito de Graça Comum:

“ Por Graça comum, devemos entender “as operações gerais do Espírito Santo pelas quais Ele, sem renovar o coração, exerce tal influência sobre o homem por meio da sua revelação geral ou especial,que o pecado sofre restrição, a ordem é mantida na vida social e a justiça civil é promovida..”

“Então, por graça comum, a graça que alcança toda a humanidade, entende-se uma graça que restringe a manifestação do pecado na vida, sem remover a miséria humana, permitindo que incrédulos profiram muitas verdades e produzam muitas obras boas.” (Ferreira e Myatt pg 690).

“A atividade civil é a concretização da tarefa conferida a Adão e a sua posteridade no mandato cultural. Por isso, tanto cristãos como não cristãos, criados à imagem de Deus, são por Ele comandados no cumprimento do mandato cultural. O povo de Deus tem a responsabilidade de participar na construção da cultura, pois está sob o comando do mandato cultural, entregue por Deus Criador e redentor a todos os seres humanos” (Ferreira e Matt pg 692).

“Por volta de 1920, surgiu nos Estados Unidos, entre as igrejas reformadas e as igrejas presbiterianas, uma controvérsia sobre a graça comum. Na mesma época, no seio do recém surgido movimento fundamentalista, houve uma retirada geral da participação cristã em questões culturais e políticas, caracertística que era marcante da fé evangélica americana, nos séculos XVIII e XIX. Entre os cristãos reformados, as objeções surgiram porque alguns entenderam que a doutrina da graça comum insinuaria a negação das doutrinas calvinistas da depravação total e da predestinação. Estes raciociinaram que, se o homem é totalmente depravado, ele deve ser totalmente incapaz de fazer qualquer obra que Deus considere boa.” (Ferreira e Myatt pg 698)

“Na mesma época, nesse grupo e entre os fundamentalistas, inclusive entre os arminianos, surgiu uma preocupação com o “mundanismo”, o que levou os cristãos a abandonarem qualquer participação em atividades culturais, como cinema, teatro e outras formas de entretenimento “secular”. A atividade política também foi percebida como perda de tempo, já que o mundo estava condenado a se deteriorar cada vez mais. Negou-se na prática a possibilidade da transformação da sociedade por meio da influência do evangelho e da ação da graça comum. “ (Ferreira e Myatt pg 699)

O resultado prático dessa reação contra o mundo foi que os centros de influência e poder foram entregues de vez nas mãos dos inimigos do evangelho. Assim, em vez de ser um veículo para espalhar a cosmovisão cristã do mundo, a nova indústria de filmes, e depois a televisão, se tornaram instrumentos que corromperam os valores cristãos responsáveis por sustentar a fé e a liberdade nas sociedades herdeiras da Reforma. A Falta de participação de cristãos nos centros de poder, e também nos meios de comunicação que influenciariam a opinião pública, garantiu que as políticas e leis implementadas fossem cada vez mais inconsistentes com a ética revelada nas Escrituras.

Tudo isso foi palco fácil para a implementação do Marxismo Cultural criado na Escola de Frankfurt em 1924 e patrocinado pelos grandes Globalistas para a destruição da sociedade cristã, através de pautas como a liberação das drogas, ideologia de gênero, aborto, feminismo e etc…

É claro também que as profecias irão se cumprir, e Jesus achará pouca fé na Terra na sua volta, mas não é porque iremos morrer que temos logo que nos matarmos, ” Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Filipenses 4:8

Referência

Teologia Sistemática. Uma Análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Franklin Ferreira e Allan Myatt. Vida Nova, 2007.


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