Às vezes o Espírito Santo usa a razão e as evidências para salvar uma pessoa. Como Deus criou a razão humana à sua imagem, Ele usa a mesma razão para alcançar o raciocínio das pessoas.
Em Is 1.18 temos: “Vinde, então, e argüi-me, diz o Senhor”.
O Espírito Santo utiliza a razão para salvar as pessoas, que, por sua vez, usam a razão para compreender o Evangelho da Salvação.
Muitos apologistas famosos se converteram através da própria apologética, incluindo Agostinho (ver Confissões), Frank Morrison (Who Moved the Stone?), um advogado cético que se entregou a Cristo depois de se convencer, através das evidências, de que Jesus ressuscitou dos mortos. O mesmo aconteceu com Josh McDowell (Novas evidências que Demandam um Veredicto) e o advogado cético Lee Strobel (Em defesa da fé).
Antony Flew que foi um dos ateus mais famosos da era atual, passou a acreditar em Deus e na coerência do Cristianismo através da averiguação das evidências. Ele escreveu:
“ Eu não declaro ter tido qualquer experiência pessoal com Deus ou qualquer experiência que possa ser chamada de sobrenatural ou milagrosa. Em suma, a minha descoberta do divino tem sido uma peregrinação da razão e não da fé”
Referência
Respostas aos céticos. Norman L. Geisler e Ronald M. Brooks
2 comentários
Santo Inácio de Antioquia - O Portador de Deus - Exateus · 29/07/2020 às 12:19
[…] ficaram preocupados e enviaram Barnabé para verificar o que estava ocorrendo. Por orientação do Espirito Santo, ele imediatamente reconheceu o trabalho entre os gentios como obra da Graça […]
De Simão o Mago a Olavo o Astrólogo: Gnosticismo Valentiniano · 19/07/2020 às 08:02
[…] no Livro de Atos dos Apóstolos tentando comprar dos apóstolos o poder de conferir o Espírito Santo. (At 8.18-24). Depois de Menandro, o gnosticismo foi levado adiante por Saturnino. Outras vertentes […]