Pin It

por José Domingos Martins da Trindade

EUNUCO   Sempre quando sou chamado a dar alguma palavra na Igreja, e não tenho nada preparado, costumo utilizar-me do texto contido em At 8:26-40 que diz assim: Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza”.
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”.Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo? ”
Ele respondeu: “Como posso entender se alguém não me explicar? ” Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.
Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”.
O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? ”
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? ”
Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.
Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava.

ÍNDICE

Para pregar sobre esse texto costumo me basear por um sermão do pastor Alejandro Bullón, adventista, que traz o eunuco como uma pessoa bem sucedida profissionalmente, com muitos bens materiais, pois cuidava do tesouro da Rainha, mas que provavelmente se sentia incompleto, infeliz, até mesmo por ser castrado. Nós evangélicos sabemos que só quem pode preencher um vazio existencial é Jesus Cristo de Nazaré. O problema é que muitos crentes tem se tornado vítima desse vazio, da depressão, simplesmente porque estão caindo naquele erro que Asaf quase caiu, ou seja, estão invejando a prosperidade do Impio.

            Muita gente buscando primeiramente “outras coisas” e se possível o Reino dos céus “acrescentando”, senão, o importante são esses 20,30 no máximo 50 anos de bonança aqui na Terra mesmo. “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20

 O eunuco andava triste, cabisbaixo quando se lembrou da frase já conhecida no oriente antigo que a “Salvação” viria dos Judeus, resolveu então ir a Jerusalém, cidade que muito tempo atrás a Rainha de Sabat conheceu a sabedoria de Salomão, cidade em que os Magos do oriente foram atrás do nascimento do Salvador.

Em Jerusalém era festa, mas o Eunuco saiu de Lá mais triste ainda do que tinha chegado, porque a Festa era vazia, era farisaica, era de aparência,  mas Aquele que contempla tudo, o estava contemplando, Ele contempla você, Ele não te esqueceu, está verificando se as intenções do seu coração são sinceras, pra no momento certo mandar um homem ou uma mulher de Deus te ajudar e mostrar o caminho da Salvação e da Felicidade.

O Eunuco lia o profeta Isaias, na seguinte passagem: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca. Essa passagem é a mesma que os Morávios em 1727 contemplaram em visão e entenderam a pecaminosidade humana e a grandeza da Obra de Cristo que se entregou em sacrifício por nós. Os morávios depois disso, conseguiram manter 100 anos de oração ininterrupta, o que contribuiu para que fossem uma igreja pioneira em mandar missionários evangélicos para grandes partes do mundo e foram o precursores do avivamento pentecostal.

 elipe mostrou Jesus nas Escrituras ao Eunuco que creu e foi batizado, esse é o papel da igreja, que através da ação do Espírito Santo leva Jesus aos famintos, e faz discípulos. O Eunuco deve ter se tornado um grande missionário quando retornou às suas terras, fortalecendo com já citado a obra da Rainha de Sabá e do profeta Daniel que influenciou a sabedoria do Oriente, fazendo com que os Reis Magos esperassem o nascimento do Messias em Israel.

             Deus têm uma obra na vida de cada um de nós, basta nos colocarmos a disposição que Ele nos capacitará: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10:14-17

Assista essa mensagem em vídeo:

https://exateus.com/2016/05/27/mensagem-o-eunuco-etiope/

_________________________________

bacharel                                                                              Curso Bacharel em Teologia

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=U2992886J

 


1 comentário

Mensagem – O Eunuco etíope | · 27/05/2016 às 02:14

[…] O eunuco etíope […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *