Por José Domingos Martins da Trindade
Essa expressão aparece 4 vezes na Bíblia e se torna um principio fundamental do nosso relacionamento com Deus e da Salvação em Cristo. No contexto de Habacuque, o profeta é surpreendido com o agir de Deus que castigou merecidamente o povo de Israel que estava desviado, só que utilizando uma nação mais ímpia do que o próprio Israel.
Os propósitos de Deus muitas vezes parecem sem sentidos para nós, por isso mesmo temos que ter fé que o Senhor está fazendo o melhor pras nossas vidas e para Sua Obra.
Porque fulano morreu tão cedo? Porque eu não fico rico? Porque fulano prospera e nem é crente? São perguntas que muitas vezes não temos a resposta, mas que temos que confiar que na matemática de Deus foi a melhor opção a acontecer!
Talvez uma pessoa que morreu ainda criança, foi salva na inocência, mas se chegasse a ser adulta traria muito dano e si mesmo e a outros, talvez se alguém ficasse rico se desviaria dos caminhos do Senhor, ou um fulano que é abastado ainda que não tenha o temor de Deus, ajuda muita gente com sua empresa, gerando emprego e renda.
O certo é que “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55: 8,9
Já no contexto das Cartas de Paulo, “O Justo viverá da Fé” vira dissertação teológica da Salvação pela Fé, que levou Martinho Lutero a romper com o conceito de Salvação pelas obras da Igreja Católica, dando impulso à Reforma Protestante.
O Justo viverá pela Fé, não poderia deixar de aparecer em Hebreus, que desenvolve toda uma temática da Fé, elencando uma galeria de heróis da Fé.
“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Hebreus 11:32-34”
No tema da Fé grande foi Jó, que cunhou as seguintes frases: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá”. “receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? “Ainda que ele me mate, nele eu confiarei” “Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Que contraste com as pessoas de hoje que pregam e acreditam na Teologia da Falsa Prosperidade, que vão as Igrejas para barganharem com Deus. Que “pulam” de Igreja em Igreja atrás das bênçãos mas que não procuram o verdadeiro abençoador que é Jesus de Nazaré.
Finalizo novamente com Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.
0 comentário