Para muitos evolucionistas a retina do olho dos vertebrados está tão mal posicionada que não indica nenhum planejador inteligente. Fica de dentro para fora, e nenhum Deus inteligente faria assim, será?

Além do mais, no local em que o nervo óptico passa pela retina, não existe bastonetes, nem cones, e isso provoca um ponto cego, no qual os humanos não conseguem enxergar. Os evolucionistas argumentam que se olho tivesse sido planejado com sabedoria, o arranjo das camadas da retina teria sido o oposto do que é observado.

Em alguns animais como a Lula e o polvo a retina não está ao contrário. Eles aplicam diferentes células fotossensíveis que apontam na direção da luz.

Mas a verdade é que analisando mais a fundo, o olho humano é construído de maneira a proporcionar uma imagem nítida onde ela é desejável. As células e fibras nervosas não obstruem a luz que entra. Algumas células longas parecem transferir luz da superfície interna diretamente para os bastonetes e cones.  O ponto cego do olho não é um grande erro alegado pelos evolucionistas, é difícil de localizar e grande parte das pessoas nem percebem que esse ponto existe. Está localizado na lateral, e um olho compensa o ponto cego do outro.

A razão pela qual a retina está ao contrário, é devido às exigências nutricionais dos bastonetes e cones. Essas células estão constantemente substituindo seus discos, para manter um abastecimento  renovado de moléculas de proteínas que detectam a luz.

Se a retina fosse revertida como os evolucionistas sugerem que Deus deveria ter feito, teríamos uma grande catástrofe visual. Os discos dos bastonetes e cones ficaram de frente para a luz, assim, os discos antigos, não conseguiriam ser absorvidos pelo pigmento epitelial e haveria um acumulo deles no humor vítreo prejudicando a visão, na verdade, o próprio sistema de substituição de discos não funcionaria.

O modo como a retina está colocada é um plano ótimo, que providencia para os bastonetes e cones a quantidade de sangue e nutrientes necessários. Além do mais, o olho funciona perfeitamente, se conforme as alegações evolucionistas, o olho foi mal projetado, então porque a Seleção natural não produziu algo melhor há milhares de anos antes?

Referência

A Ciência descobre Deus. Ariel A. Roth


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *