Pin It

Bíblia scoofield

Nesse texto eu faço uma analogia entre fatos que aconteceram em relação à Bíblia Scofield e fatos recentes da utilidade do Whatsapp no nosso País. Fatos ligados ao chamado Conservadorismo político. Por isso, podemos classificar o leitor e fã da Bíblia Scofield como o primeiro “tiozão do zap”.

A Bíblia de estudos Scofield foi a grande divulgadora do movimento teológico evangélico denominado Dispensacionalismo. Os criadores desse movimento foram os irmãos Darby de Plymouth nos Estados Unidos, o mais famoso deles foi Nelson Darby

O movimento dispensacionalista surgiu como uma reação à Teologia Liberal que estava começando a dominar os seminários e igrejas no século XIX. A Teologia Liberal foi uma espécie de “Kantismo” pra não dizer ceticismo com relação aos milagres existentes na Bíblia. Teólogos Europeus influenciados  pelo Kantismo começaram a enxergar a Bíblia apenas como obra humana que merecia mais uma analise literária do que veneração espiritual.

Por esse ângulo o Dispensacionalismo foi uma coisa boa, por outra lado, o Dispensacionalismo relegou também toda produção teológica anterior como dos Pais da Igreja, dos Reformadores, de igrejas tradicionais etc.

Diziam que tinham encontrado verdades antes nunca descobertas nas Escrituras. Começaram a desprezar e criticar qualquer interpretação que não se encaixava na deles. O principal pilar do Dispensacionalismo é o que chamam de interpretação literal das Profecias. Para os dispensacionalistas todas as promessas feitas as Israel no Velho Testamento serão cumpridas.

Descubra aqui o Melhor Curso de Memorização das Escrituras

Scofield o Guru

Scofield funcionou como uma espécie de Olavo de Carvalhodo movimento.

 

Cyrus Ingerson Scofield (1843 – 1921) nasceu nos Estados Unidos e foi, até sua conversão em 1879, advogado e político. Três anos após sua conversão foi ordenado ministro congregacional, sem qualquer formação teológica, e foi assim, sem formação teológica, que escreveu sua Bíblia de Referência. Para muitos, hoje, as anotações de Scofield têm o mesmo valor e a mesma autoridade do próprio texto da Palavra de Deus.

 

A Bíblia de Scofield ou, mais corretamente, a Bíblia de Referência de Scofield é, na verdade, uma edição da Versão King James, com anotações feitas por Scofield, na linha de interpretação dispensacionalista. William E. Cox afirma que “o pai do dispensacionalismo, Darby, assim como seus ensinos, provavelmente não seriam conhecidos hoje, não fosse por seu devoto seguidor, Scofield”.

Beneficios e Malefícios da Bíblia Scofield

 

Os estudiosos e historiadores do Cristianismo são unânimes em afirmar que a Bíblia de Scofield trouxe benefícios de uma certa ordem, pois estimulou o interesse pelo estudo bíblico e o respeito pela autoridade da Palavra de Deus, numa época em que a Alta Crítica e a teologia liberal atacavam o Livro Sagrado. Scofield era, de qualquer forma, um conservador, no sentido em que acreditava na inspiração e na inerrância da Bíblia.

 

Mas não resta dúvidas de que trouxe também seríssimos prejuízos à Igreja de Cristo, na medida em que, desviando-se da linha histórica de interpretação bíblica, popularizou e erigiu à posição de quase dogma, em muitos círculos cristãos, uma hermenêutica falha e um conceito falso a respeito do modo de Deus tratar com os homens, a respeito da salvação e, especialmente, a respeito da Igreja de Cristo. William Cox, de cuja obra estamos nos servindo para essa análise introdutória do assunto, chega a dizer que a Bíblia de Scofield, nas mãos de um novato ou recém-convertido, pode ser um livro perigoso.

 

Dentre os perigos que ele ressalta está a atitude de superioridade que a obra implanta na mente de seus leitores e que, certamente, já foi testemunhada pela maioria dos que, em alguma ocasião, puderam dialogar com dispensacionalistas sobre os pontos de divergência. Diz Cox que “nenhuma doutrina da Bíblia apresenta o menor problema a esses experts.  Nem precisam eles fazer um estudo mais profundo; tudo o de que precisam está contido nas notas de rodapé da Bíblia de Referência de Scofield.

Toda essa história lembra muito a polaridade política existente entre Esquerda e Direita no nosso País. Como já até citei Scofield seria uma espécie de Olavo de Carvalho, a Teologia Liberal seria a Esquerda e o próprio Dispensacionalismo seria a Direita.

Conclusão e relação da Bíblia Scofield com o Whatsapp

Leitores da Bíblia Scofied seriam os atuais “tiozões do zap” que se acham expert em política se alimentando apenas de posts do Whatsapp. E as coincidências ou consequências ainda vão mais longe… quase toda igreja pentecostal brasileira é influenciada pelo Dispensacionalismo.

Não que o evangélico médio brasileiro tenha lido essa Bíblia, mas os pastores antigos sim e a influência dela vai passando de geração em geração dentro das Igrejas. Uma dessas influências é a crença e pregação no famoso Arrebatamento Secreto separado da 2ª Vinda de Cristo que acontecerá, segundo eles, antes da Grande Tribulação.

Por isso também, por causa do Dispensacionalismo, existe a exaltação de Israel por membros de igrejas pentecostais e neopentecostais que se dizem conservadores na política. Isso é visível nas manifestações da Direita empunhando a Bandeira de Israel e nos perfis das redes sociais.  Concluímos dizendo que extremismos são sempre muito perigosos, infelizmente no nosso país o chamado “negacionismo” que também é fruto do Dispensacionalismo está causando uma devastação tremenda.

Com Excertos de:

O Dispensacionalismo e suas implicações doutrinárias

Quer saber também sobre a Bíblia de Estudos de Genebra? Clique aqui.

 

 

 

 

 

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *