Apresentação (Teologia do Coaching)
No momento em que escrevo esse artigo, ainda sou um coach em formação, também sou Teólogo e Bacharel em Direito. Sou daquelas pessoas que como muitos passaram a vida buscando um sentido para a mesma, pulando de galho em galho entre diversas doutrinas e conhecimentos e dizendo “agora eu me encontrei”.
Nasci em um lar rigidamente católico por conta de minha mãe uma beata de família tradicional de cidade do interior. Por volta dos 19 anos de idade, tive minha primeira grande crise de fé quando entrei em contato com a teoria de Erich Von Daniken que dizia basicamente que os fenômenos, milagres e manifestações divinas da Bíblia, na verdade, eram manifestações extraterrestres.
Mas não me rendi facilmente, ao invés de aderir a teoria dos “Deuses astronautas” de pronto, o que eu fiz foi ler a Bíblia toda e acabei percebendo que a teoria não tinha sentido. Continuei com meu catolicismo meia boca e mais tarde (3 anos depois) acabei entrando para a Faculdade de História.
Lá o Marxismo me pegou de jeito e cheguei a me declarar ateu por algum tempo, depois, fiquei em idas e vindas entre o ateísmo e o catolicismo por algum tempo, nesse ínterim fiquei estudando filosofia “autodidaticamente” já com o advento da Internet. (início dos anos 2000).
Em 2007 me converti ao protestantismo, e então uma alegria inédita entrou em minha vida, compreendi a Salvação pela Graça através de Lutero em um Instituto Bíblico em que cursei Teologia e também através de Paulo em Romanos.
Era o tempo de auge do Congresso Gideões Missionários em Camboriú, eu era membro da Assembleia de Deus, me dediquei a ler a Bíblia e sabe o que eu sonhava dentro de mim? Um dia vou pregar nesse Seminário e vou ser melhor do que todos já que eu vou alinhar o conhecimento bíblico que tenho com os outros conhecimentos que também tenho, que como já citei eram: O próprio conhecimento teológico, o conhecimento em História, o conhecimento em Filosofia e também o conhecimento em Psicanálise, pois também tinha feito o curso no mesmo seminário bíblico.
E vocês acham que consegui? Vocês viram minha pregação em Camboriú? Eu não consegui ser pregador nem na minha cidade. E sabe porquê desse meu ligeiro fracasso? Eu poderia dizer que Freud explica, mas na verdade o coaching explica melhor: faltou pra mim Protagonismo, faltou método, faltou clareza de ações de como chegar lá, sobrou auto-sabotagem e principalmente agiu sobre mim as chamadas crenças limitantes.
Tudo isso que faltou pra mim e que incidiu sobre mim eu poderia ter superado se tivesse tido um coach sério para me orientar e hoje já estaria nos anais do Gideões, rsss. Se bem que depois o Gideões caiu em descrédito por denúncias de suborno e corrupção de seus líderes, mas isto é outra história.
Ah só lembrando que quem não tem clareza no que quer, não tem propósito e nem resiliência acaba culpando fatores externos por seus fracassos, mas isso eu nunca fiz, então vamos lá entender mais sobre o coaching e a Teologia do Coaching.
O Termo Teologia do Coaching
Tenho quase certeza que o Termo Teologia do Coaching foi cunhado por seus críticos, como já aconteceu com outros conhecimentos na história. Os críticos dizem que a Teologia do Coaching é uma Teologia da Prosperidade 2.0.
Então tudo bem, vamos ficar mesmo com essa terminologia, de Teologia do Coaching, é assim que vou ficar conhecido um “defensor ou adepto da Teologia do Coaching” e vocês vão ver que dessa vez eu vou conseguir rss porque Deus quer que seus filhos “sejam tudo aquilo que eles nasceram para ser” quer que todos sejam uma luz no Velador e você também pode ser.
Ser tudo aqui que você nasceu para ser é um “empoderamento” que o processo de coaching usa, na verdade é o que norteia todo o processo quando estamos tratando principalmente de Life Coaching.
As críticas sobre a Teologia do Coaching
Como já disse anteriormente as críticas sobre a Teologia do Coaching é que ela é uma Teologia da Prosperidade 2.0, os críticos também vão em sites sobre o processo de coaching e criticam ferramentas que um coach pode utilizar com seu coachee (paciente) mas que na verdade nem se utiliza, como por exemplo, a hipnose.
Um processo limpo e claro de coaching não precisa de hipnose, aliás nem a psicanálise a utiliza mais. As ferramentas que um coache usa com seu coachee basicamente são: de definir metas, definir propósitos e identificação de “gaps”, são ferramentas teóricas que já se utilizavam na administração como a SWOT/Fofa ou a roda da vida no life coaching.
Fora essas ferramentas teóricas o máximo que se utiliza é algum conhecimento de constelação familiar, ou de desbloqueios através de neurociência, isso quando o coachee está tendo muita dificuldade para cumprir o processo.
Os críticos da Teologia do Coaching geralmente são Calvinistas
A teologia da prosperidade foi uma das melhores coisas que aconteceu dentro da Teologia. Pois ela ensinava o poder da fé tão propalado pelo próprio Mestre Jesus:
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mateus 17:20
Mas ela foi destruída por fora e principalmente por dentro. Por fora foi destruída pelos Calvinistas e suas críticas mordazes e por dentro foi destruída por seus próprios pregadores e teóricos que na verdade não eram prósperos, eram apenas gananciosos.
A prosperidade é bíblica e ela é caracterizada principalmente por uma vida de Abundância.:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
João 10:10
Prosperidade não é só ganhar dinheiro e ficar rico. A prosperidade engloba várias áreas da vida: podemos citar: Espiritualidade (Deus), Casamento, Filhos, Família, Saúde, Trabalho, amigos, Lazer, Filantropia (dizimo). Se uma dessas áreas não vai bem, podemos dizer que você não tem prosperidade mesmo tendo muito dinheiro, e certamente terás problemas.
Foi esse erro que muitos teólogos e pregadores da Prosperidade cometeram, desequilibraram a sua vida só para o lado do dinheiro e acabaram sendo escravos deste. Também esses pregadores da prosperidade associaram outras doutrinas não bíblicas com a teologia da prosperidade em suas igrejas como fizeram Edir Macedo, RR Soares e Valdemiro Santiago no Brasil.
Lembrando que para o equilíbrio nas áreas da vida, o processo de coaching utiliza a ferramenta chamada Roda da Vida como já citada.
Livre Arbítrio x Predestinação (Calvinismo)
O embasamento central do que seria a Teologia do Coaching seria o Livre Arbítrio. O ser humano tem o poder de escolha:
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Deuteronômio 11:26-28
Tanto Lutero, quanto Calvino baseados em Agostinho defenderam a predestinação. Já foi mostrado por sociólogos que o protestantismo principalmente na vertente calvinista fora o catalisador do capitalismo.
Pois como Calvino, Zwinglio e seus pares tinham que administrar grandes cidades através do protestantismo, eles criaram uma doutrina para adaptar a predestinação com o capitalismo, ou seja, eles começaram a pregar que o crente tinha que ser exemplo no seu trabalho, pois isso era uma evidência que eram predestinados a ser salvos.
Essa doutrina tornou o homem escravo do trabalho, tirou as iniciativas empreendedoras dos homens e tornou o trabalho duro que se intensificou com a Revolução industrial um destino inevitável.
Um processo de Coaching faz com que o sujeito use suas melhores qualificações e vocação para ser tudo aquilo que nasceu para ser, ou seja que trabalhe em um ofício que ele goste, mesmo que pague menos do que outro em que ele está mas que é infeliz e sem tempo para as outras áreas da vida.
Neurociência, Quântica e Livre- Arbítrio
Defender a predestinação como defendiam os antigos reformadores é ficar parado no tempo. Jesus mesmo falou:
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12:2
Hoje já temos a física quântica que mostra que tudo é energia e que o determinismo não existe a nível molecular.
Também a Neurociência mostra que temos um “microtempo” antes de tomarmos uma decisão. Foi o que Jesus alertou:
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Mateus 15:18,19
Certamente do coração brota coisas que não podemos controlar, mas temos escolhas de decisão sobre colocar em prática essas saídas.
Provérbios 4:23
PNL e Modelagem
A PNL também é outra ferramenta muito usada no processo de Coaching. A essência da PNL é a modelagem. Ou seja, modelagem é o estudo de uma determinada pessoa para saber como ela obteve sucesso em uma determinada área.
Você que é Calvinista e quer ter sucesso igual Augustus Nicodemos ou Hernandes Dias Lopes, a PNL indica que se você modelá-los terá grande probabilidades de também ter o mesmo sucesso deles e até mesmo de superá-los.
Citei esses dois porque provavelmente eles também são críticos da Teologia do Coaching, mas certamente eles seguiram um caminho para o sucesso, caminho que segue um padrão para todas as pessoas de excelência em todas as áreas.
Certamente, eles leram a Bíblia mais do que os outros, eles leram livros mais do que os outros, eles oraram mais do que os outros, eles foram protagonistas, eles eliminaram ou já cresceram com poucas crenças limitantes, eles foram resilientes frente aos fracassos, e eles modelaram outras pessoas que vieram antes deles e também tiveram sucesso.
O Subconsciente
O subconsciente é outro conceito importante para o processo de Coaching. Subconsciente seria outra camada da mente que trabalha sem percebermos. É no subconsciente que se instala as tal crenças limitantes e é nessa parte da mente que também trabalham os dons do espírito.
Existe também um comunicação a nível inconsciente entre todos os seres humanos e a fonte criadora do Universo que muitos acham que é o próprio Deus mas eu acho que é um programa do Criador que nele vem incluído a Lei da Semeadura e também a Lei da Vibração que muitos chamam de lei da Atração.
O cristão conhece muito sobre a Lei da Semeadura mas conhece muito pouco sobre a lei da Vibração, lembrando que como já disse antes, a nível quântico tudo é energia.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Mateus 6:22,23
Conclusão sobre a Teologia do Coaching
Escrevi esse texto para mostrar para os cristãos as bases em que estão erigidas o processo de Coaching. Como toda sabedoria vem de Deus, logicamente muita sabedoria do Coaching já está na Bíblia.
Porém, não estou aqui para defender nenhum teólogo ou pregador que utiliza do coaching em suas pregações ou nas suas igrejas. Pode haver mesmo uma mistura que no fim se torne antibíblica, por isso temos que ter todo o cuidado, mas estou aqui para defender o processo de Coaching que a meu ver é muito proveitoso para todas as pessoas inclusive as cristãs.
O que defendo e pratico é que hajam adaptações saudáveis entre coaches que conhecem a doutrina cristã e conhecimentos humanos que nos levem a uma performance, que nos tirem de um estado de escassez de recursos psicológicos para um estado rico de recursos que nos ajudem a ser tudo o que nascemos para ser conforme as próprias ferramentas (dons) que Deus já deixou para cada um para o aperfeiçoamento da sua Igreja.
Realmente, em toda área tem “picaretas” tem picaretas na Teologia, no Coaching, na Igreja, etc. Dizem que os mas famosos na Teologia do Coaching são: Tiago Brunet e Deive Leonardo, eu não os sigo, não posso falar nada sobre a Teologia deles, mas posso falar que como eles tem sucesso, eles realmente aplicaram muito conhecimento de coaching em suas próprias vidas.
Abaixo deixo alguns links aqui do blogue que trata mais dos recursos que adquirimos no processo de Coaching, já que não dá para escrever tudo em um único artigo.
Saiba mais:
Por que Milagres acontecem em todas as Religiões? Coach Cristão
0 comentário