Nesse Artigo vamos colocar algumas definições que os Vocábulos Bíblicos nos trazem sobre os Querubins. Também vamos falar das características e funções desses Seres relatados na Bíblia. Então vamos lá? Querubins o que são e o que fazem?
O que significa Querubim:
Querubim (Querub) – Palavra hebraica que parece significar “alto” ou “grande”. Serve para representar uma figura alada, com cabeça de homem, animal ou pássaro. Vide: Gênesis 3.24; Êxodo 25,18-22; Ezequiel 1,10; 10,12;28,14-16; Primeiro Livro de Samuel – 4,4; Apocalipse 4,6;5,6;6,1.
Comentário de Conrado Sabbag sobre a palavra Querubim:
Não se conhece exatamente a origem da palavra, embora possa ser uma palavra babilônica. Em hebraico, querubim é o plural de Kerub. O profeta Ezequiel, em sua visão, descreve um grupo formado de quatro querubins levando o trono divino. No Tabernáculo havia duas imagens de querubins, colocadas em ambos os lado.
Costumam referir-se a eles como pertencentes à categoria dos anjos, mas colocados em segundo lugar entre os nove coros angélicos, isto é, serafins, querubins, tronos, dominações, virtudes, potestades, principados, arcanjos e anjos.
Querubins na Bíblia segundo o Dicionoário Wycliffe:
O Plural de Querubim é Querubins. É um ser celestial da ordem angelical, que pertence ao campo espiritual. Os povos semitas representavam os querubins como leões e touros com asas, com rostos humanos, guardando templos e palácios.
A representação bíblica ressalta a semelhança humana, mas também indica as características animais. Eles guardavam o caminho para a árvore da vida (Gn 3.24); uma representação foi presa no propiciatório da arca (Ex 25.18). No Santo dos Santos 2 Cr 37-14.
Evidentemente, tinham algo a ver com a Santidade de Deus, que é agredida pelo pecado. Ezequiel os identificou como os “animais” que ele viu junto ao rio Quebar (Ez 1.5;10.20). Muitos identificam as criaturas do livro do Apocalipse (4.6) com o querubim. Seu número de asas é variável.
Querubins e Serafins
Tomás de Aquino dividiu os anjos em três hierarquias, cada uma das quais contendo tres ordens. Sua proximidade de Deus serve como base para essa divisão. Na primeira hierarquia estão os serafins, querubins e tronos; Na segunda, as dominações, virtudes e potestades; Na terceira, os principados, arcanjos e anjos.
Querubins – São seres poderosos que simbolizam a presença de Deus. (Ex 1).
Serafins – Servem ao Senhor, proclamando a sua Gloria, santidade e transcendência. Serafins tem seis asas, que representam a santidade ( o rosto coberto na presença de Deus), reverencia a Deus (Pés cobertos) e a rapidez em executar as ordens de Deus (A ação de voar).
Imagens de Querubins
Referências do Artigo O que são Anjos Querubins:
Minidicionário Bíblico DCD. David Conrado Sabbag
Dicionário Biblico Wycliffe
Teologia Sistemática. Franklin Ferreira e Alan Myatt
1 comentário
Querubins: Características | · 29/04/2022 às 08:58
[…] Querubim – palavra hebraica que parece significar “alto” ou “grande”. É usado para representar uma figura alada com a cabeça de uma pessoa, animal ou pássaro. Veja: Gênesis 3:24; Êxodo 25:18-22; Ezequiel 1,10; 10,12; 28,14-16; Samuel Livro Um – 4,4; Apocalipse 4,6;5,6;6,1. […]