Enoque

Essa mensagem enfoca de um jeito diferente as duas naturezas existentes em nós seres humanos. A saber: A natureza carnal e a natureza espiritual. Também podemos chama-las biblicamente de Velho homem e Novo homem.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Co. 2:14-16.

O velho homem é representado por Adão e o novo Adão é Jesus Cristo. Todos pecaram e morreram em Adão, Jesus Cristo Salva e Vivifica todos do Pecado. No entanto aqui nesse texto quero chamar a Velha natureza de Enoque e a Nova Natureza também.

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.

1 Coríntios 15:45-47

E como diferencia-las? Vamos ao entendimento: A primeira vez que o nome Enoque aparece na Bíblia é como o filho de Caim. Ou seja, esse Enoque que também deu nome a uma cidade, a primeira cidade,  será o nosso Velho Homem Carnal. Já o Enoque que representa nossa Nova Natureza em Cristo é o Enoque mais conhecido que foi arrebatado e tem o nome de um livro.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

Gênesis 4:17

Caim o pai de Enoque (cidade), foi o primeiro homicida da Terra, o primeiro invejoso e o primeiro negligente com as coisas de Deus. Antes de cometer o homicídio contra seu irmão, Caim foi alertado por Deus para resistir ao pecado que batia à sua porta.

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Gênesis 4:6,7

O Resultado da história todos conhecem, Caim foi banido por Deus, recebeu um sinal, foi para uma terra longe, casou-se e teve um filho chamado Enoque que deu origem a uma cidade. Nessa cidade várias coisas horríveis foram acontecendo. Lameque um descendente da linhagem se casou com duas mulheres.

E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Gênesis 4:18,19

Lameque também cometeu vários homicídios e se auto intitulou pior do que Caim. Os cidadãos dessa cidade inventaram os instrumentos de cordas, e as armas de ferro. Enfim, o Enoque de Caim estava focado no sistema mundano, na carne e nas coisas da Terra.

E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

Gênesis 4:21-24

O Enoque bom que foi arrebatado, pertencia à Linhagem de Set o irmão que substituiu Caim. A partir de Enos, o segundo desta linhagem, começou-se a Invocar o Nome do Senhor, ou seja começou-se os cultos e orações públicas. Essa linhagem é denominada por muitos Teólogos com a linhagem boa que contrastava com a linhagem má de Caim do qual já falamos.

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.

Gênesis 4:25,26

O Enoque da Linhagem de Set, foi o sétimo da Geração do qual também viria Noé o pregoeiro da Verdade. Enoque andou com Deus durante 300 anos, agradou tanto a Deus que foi levado, arrebatado para o lar celestial.  Enoque dá embasamento tipológico para o Arrebatamento final do povo de Deus no Apocalipse.

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Gênesis 5:21-24

 

 

Então, está ai, as duas naturezas humanas, o Enoque de Caim representando nosso apego à carne, ao mundo, ao sistema mundano. Representando os frutos da carne que são:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:19-21

E temos também o Enoque bom que andou com Deus, que buscava as coisas de Deus, que andava com Deus. Representando os frutos do Espírito que são:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Gálatas 5:22-25

Portanto, temos esses dois Enoques, essas duas naturezas dentro de nós. A vencedora é aquela que mais alimentamos. Deus disse para Caim que ele poderia vencer o pecado:

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Gênesis 4:6,7

Deus também nos disse que não nos dá provação que não podemos suportar:

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

1 Coríntios 10:13,14

 

Que Deus nos Guarde e nos abençoe!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *