Pin It

Resultado de imagem para igreja imagens

Cristãos pentecostais:

No Brasil,  são os herdeiros das doutrinas e práticas do grande avivalista norte-americano do século XIX Charles Finney. A conversão se caracteriza por um pronunciamento público de que a pessoa quer “aceitar a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida”! Esse pronunciamento geralmente é feito na própria Igreja após uma pregação seguida do convite, ou em algum tipo de evangelização, sendo mais freqüente o de porta em porta.  Este pronunciamento público caracteriza um arrependimento e um novo nascimento! A partir daí a doutrina pentecostal prega que o Espírito Santo passa a habitar na pessoa, para ajudá-la na carreira cristã! É necessário que o novo convertido seja inserido em alguma congregação para aprender as doutrinas e práticas da fé, e principalmente que conviva com os irmãos, onde é demonstrado seus frutos. Muitos desses novos convertidos acabam abandonando as igrejas, nem sempre por culpa deles mesmos, mas pela falta em algumas congregações de um  acompanhamento personalizado para o novo cristão chamado na igreja pentecostal de discipulado. Essas desistências muitas vezes são vistas e criticadas por outras denominações cristãs, principalmente as calvinistas, sendo vistas como fruto de uma conversão somente emocional, onde foram usadas apenas técnicas psicológicas de convencimento.

O cristão pentecostal crê no Livre – arbítrio, em que a pessoa pode resistir a Graça ou o Convencimento do Espírito Santo caracterizado na pregação dos evangelistas, ou por qualquer outro meio em que o Espírito aja, com um sonho, uma visão, uma profecia, e que também o cristão pode apostatar da fé e perder a sua salvação, diferente dos calvinistas que dizem: “uma vez salvo, salvo para sempre”!

O pentecostalismo está ligado à práticas moralistas, porque isso caracteriza a “santificação” que é a ajuda do Espírito Santo na  separação do cristão de práticas mundanas como cigarros, bebidas alcoólicas, shows seculares, sexo fora do casamento, vestimentas sensuais, maquiagens fortes, adornos chamativos e etc. Hoje em dia é dito e visto tanto pelo os que estão fora como  por membros das igrejas pentecostais que o “mundanismo” entrou nas igrejas, e muitas práticas “puritanas” estão caindo em desuso! Antes as mulheres não usavam calça comprida, não usavam maquiagem, agora já é muito comum ver uma “crente pentecostal” utilizando esses adornos!

Uma noção errada que as outras igrejas têm do pentecostalismo é de que a salvação nessa igreja está vinculada ao Batismo com o Espírito Santo, a doutrina pentecostal não prega isso, ela prega que o Batismo com o Espírito Santo é um “revestimento” de poder! Que seria concedido por parte de Jesus para a realização da obra de evangelização. Ou seja, é um complemento ou suplemento para quem deseja fazer a “Obra”, mas quem não é batizado no Espírito é sim salvo em Cristo, porque o mais importante para a salvação são os frutos do Espírito e não os seus dons, acreditam os pentecostais!

Quanto aos dons, o pentecostalismo prega que o “dom de línguas” é a evidência que o crente foi batizado com o Espírito Santo, esse dom de línguas pode ser tanto o dom de falar em língua estrangeira como em língua estranha conhecido como língua dos anjos ou falar em mistérios!

Críticas:

Por causa da ênfase nos dons espirituais, muitos crentes dessas igrejas inventam “meninices” pentecostais para mostrar uma espiritualidade elevada, como gritos, sussurros, rodopios, mas que não deixam de ser combatidas por pastores e membros que preferem uma edificação mais sólida atrelada na mensagem e no conhecimento bíblico, deixando bem claro que a ação genuína do Espírito realmente existe, mas é espontâneo e voltado para a edificação da igreja.

Muito da culpa dessa “bagunça” pentecostal é das próprias lideranças que não seguiram os preceitos bíblicos de Paulo para a organização do culto em 1 Cor 14. Agora com as ovelhas mal acostumadas é difícil podar e a coisas vão seguindo indefinidamente. As igrejas pentecostais mais conhecidas no Brasil, são: Assembleia de Deus, Igreja Deus é Amor, Igreja Cristã Maranata e Igreja do Evangelho Quadrangular.

Cristãos Calvinistas Resultado de imagem para calvinismo imagens

Como pentecostal, realmente eu não sei se é preciso fazer uma confissão pública de fé para se tornar membro de uma dessas igrejas. O nome de Calvino associado a essas denominações indica que as mesmas são fortemente atreladas à doutrina da pré-destinação ou eleição, e são cessacionistas, ou seja, acreditam que os dons do Espírito Santo não estão mais em voga na Igreja atual.

Igrejas Calvinistas conhecidas também como Históricas, Tradicionais ou Reformadas dão mais ênfase ao ensino da Palavra de Deus e suas doutrinas, são mais flexíveis em relação às vestimentas e adornos, seus membros têm menos dificuldades em socializar com o “mundo”, algumas aceitam, ou pelo menos seus membros fazem o uso moderado de bebida, que geralmente é o vinho!

Seus cultos são organizados e planejados e dificilmente dão espaço ao improviso, como acontece nas igrejas pentecostais que acreditam na espontaneidade do Espírito Santo para comandar e intervir no Culto caracterizado pela distribuição aleatória de “oportunidades”!

O Calvinismo prega o oposto do Livre –Arbítrio, ou seja, que o ser – humano como descendente de Adão, nasce com a mancha do pecado original, sendo por isso irregenerado sem a Ação Direita do Espírito Santo que irá ajudar as pessoas que já foram “eleitas” antes da fundação do Mundo!

Como já foi dito anteriormente, para os Calvinistas, uma vez “salvo”, salvo para sempre, ou seja, devido à eleição e ao decreto de Deus, não tem como a pessoa perder a sua salvação, não precisando de esforço para adquiri-la já que é Deus que faz tanto o “querer como o efetuar”!

Para o Calvinista, quando uma pessoa renega a fé, saindo da igreja, voltando às práticas mundanas, é porque essa pessoa nunca foi salva, nunca foi um verdadeiro eleito de Deus.

Críticas

A primeira crítica aos Calvinistas ou Tradicionais chamados assim por se dizerem herdeiros diretos da Reforma, parte dos pentecostais, a crítica e de quase não haver conversões nessas igrejas, que a pescaria lá é feita por anzol, enquanto a pescaria nas igrejas pentecostais é feita com tarrafa! Acusam as igrejas tradicionais de ser uma igreja fria, sem os dons do Espírito porque “onde não há profecia o povo se corrompe” Pv 29.18.

Outra crítica aos calvinistas, parte de apologetas cristãos que debatem contra ateus, agnósticos e afins, dizem que a predestinação ou eleição, levada às últimas conseqüências, torna Deus mau e autor do próprio pecado! Pois criou seres humanos como autômatos capazes apenas de seguir as suas ordens e ações pré-definidas.

Uma crítica menos observada parte de teólogos que enxergam a teoria da eleição calvinista como própria pedra de tropeço para quem cai na fé! Ou seja, quando um cristão tradicional se afasta da sua igreja, podem surgir dois pensamentos perniciosos em sua mente: 1º “Uma vez que eu sou salvo para sempre, então eu posso continuar na prática do pecado, que uma hora Deus vai me resgatar” ou 2º “Uma vez que eu não sou um “eleito”, então eu vou continuar na prática do pecado, já que não tem jeito mesmo”. Como foi dito os dois tipos de pensamentos para o afastado são uma tragédia! Ex de igrejas Tradicionais: Luterana, Presbiteriana e Batista

Cristãos Católicos

Resultado de imagem para hostia imagensApesar da Teologia Católica pregar o “pecado original” que passa a toda descendência de Adão, o cristão católico acha que já nasce salvo, um filho de Deus, principalmente se já foi batizado nos seus primeiros dias de vida ou na tenra infância. Vive achando que na entrada do céu terá uma balança que pesará suas boas e más obras e dependendo para onde a balança pender, terá sua entrada garantida no paraíso! Para expurgar seus pecados, vai à missa precariamente aos domingos, às vezes um domingo no mês, ou no ano e já sai da missa achando que fez uma boa obra, e agora que secou o balde do pecado,  está pronto para enchê-lo novamente. A doutrina da Igreja católica prega que para o cristão receber a hóstia que significa o corpo de cristo encarnado, ele tem que confessar seus pecados ao sacerdote pelo menos uma vez ao ano! Geralmente há uma campanha de confissão no ano onde a igreja reúne vários padres para que os fiéis se confessem. Pensando na balança, então o católico que se confessa, novamente pensa que esvaziou seu tanque de pecados e que pode pecar até a próxima confissão!

Muitos dos cristãos são anônimos em suas paróquias, chegam lá todo desconfiado, sentam, ouvem a missa, não falam com ninguém e vão embora, nunca conversaram com o padre, não tem acesso à aconselhamentos nem orientação espiritual e nem buscam mesmo isso.

Depois do mundo virtual, criou-se na internet, uma classe de católicoss, intitulados como apologistas católicos, que passam a vida a buscar argumentos contra a Reforma Protestante, fazem um revisionismo histórico das cruzadas, da inquisição e buscam ressaltar os feitos culturais da igreja Romana para o ocidente como a instituição das Universidades. Geralmente, são ativistas hostis a quem vai contra os seus argumentos, xingam e não passam bom testemunho cristão, muitos deles não pisam nem em suas paróquias, mas devem representar uns 0,002 % de católicos no mundo.

Como o texto todo em relação aos católicos já é uma crítica, então não haverá um tópico de criticas, mas de ressalvas, tenho que fazer isso porque conheço católicos que realmente tentam seguir suas doutrinas, que possuem dons espirituais nos chamados grupos carismáticos, que muitas vezes seguem os exemplos das igrejas pentecostais evangélicas, ouvem cantores evangélicos e possuem um vocabulário  peculiar ao pentecostal para não chamar de clichê!

Outra observação que faço é que o que foi falado aqui sobre o catolicismo não levou em conta seu catecismo, suas encíclicas, bulas, documentos e etc, que tirando a adoração a imagens, a adoração a Maria, a infalibilidade papal, o purgatório, e outras invencionices anti – bíblicas, possui uma teologia que diria 90% igual ao das outras igrejas cristãs! O que foi escrito aqui refere-se mais ao catolicismo popular, para um exemplo, veja:

https://exateus.com/2015/10/27/o-catolicismo-popular-no-brasil-e-diferente-do-ensino-oficial-da-igreja-catolica/

Cristãos Neo-Pentecostais

Geralmente são colocados pelos críticos no mesmo balaio dos pentecostais, mas há diferenças, quais sejam: grande parte dos crentes neo-pentecostais não se fixam em suas congregações, essas igrejas não possuem uma sociabilidade forte em sua membresia. Muito dos neo-pentecostais são aqueles tipos de cristãos que pulam de “galho em galho” de igreja em igreja atrás dos milagres e não atrás de quem opera os milagres que é Cristo. São adeptos da Teologia da Prosperidade, mesmo que muitos nem saibam que exista essa Terminologia, são considerados os barganhadores do evangelho, estão mais atrás de bens materiais em sua busca religiosa, e se os milagres ficam escassos em uma igreja procuram outra. Também utilizam muito da doutrina Rhema que diz que as palavras têm poder, e dizem que assim podem determinar que Deus aja em seu favor! A parte boa dessas igrejas é que seus pastores verdadeiramente se consagram em jejum e isso faz com que milagres aconteçam, demônios sejam expulsos, independentemente da Salvação, conforme Mt 7.22. Ex de Igrejas neo-pentecostais: Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Mundial do Poder de Deus.Resultado de imagem para universal igreja imagens

Últimas ressalvas: Eu sou cristão pentecostal, por isso o tópico sobre o pentecostalismo foi o maior, pois tenho conhecimento de causa, também fui católico por grande parte da minha vida, sendo que fui batizado, fiz primeira comunhão e crismei na mesma, também tenho um certo conhecimento de causa. Quanto ao calvinismo, já visitei algumas igrejas, e tenho amigos nelas, mas a maior parte do que escrevi foram baseados em livros e estudos sobre o tema. Quanto ao neo-pentecostalismo, já tive parentes próximos que freqüentaram essas igrejas, também já as visitei e por isso tenho também um certo conhecimento de causa.

Quanto ao Adventismo, não quis colocar aqui, por causa da polêmica se é ou não uma seita, pois dizem que a mesma leva em conta os escritos de Ellen White no mesmo nível de autoridade da Bíblia. Eu acho que não seja uma seita, que é uma igreja cristã, mas enfim, devido à polêmica não os inclui nesse texto.

Quanto à salvação, acredito que em todas essas igrejas terão, membros salvos que fazem parte da igreja invisível de Cristo. Na minha igreja é fácil individualmente ter a sua certeza de salvação, pois enquanto sentimos a chama do espírito arder, ouvimos a voz de Deus em nossos corações e somos orientados biblicamente, com a  leitura diária, não fugindo dela, temos a certeza de estar no caminho certo.

Um certo pastor amigo meu, diz que não tem desculpa para você que não quer ir a igreja, pois existem igrejas com vários estilos: para quem gosta de barulho, para quem gosta de algo mais calmo, para quem dá ênfase em cura, em milagres, na Palavra, e etc. Se há Salvação fora da Igreja? Deus sabe! Mas o certo é que cada um irá ser julgado conforme a luz que recebeu, e se você sabe da existência do Evangelho, já ouviu a Palavra de Deus, então não resista a voz do Espírito, se converta e seja membro de uma igreja, pois é lá que Deus vai testar sua comunhão como nova criatura é lá também que Deus mais fala e se Revela!

Um último recado para o que abandonaram e estão sem igreja, fazendo parte do “Movimento dos sem Igreja”:

https://exateus.com/2015/04/20/aos-sem-igreja-ou-desigrejados/

https://exateus.com/2016/09/11/mais-um-recado-aqueles-que-deixaram-ou-pretendem-deixar-a-sua-igreja/


0 comentário

DOCUMENTOS COMPROVAM QUE GEORGE SOROS FINANCIA A “ESQUERDA CRISTÔ | · 12/10/2016 às 19:08

[…] Os tipos de cristãos: suas fraquezas e seus acertos! […]

Estudo mostra que evangélicos não conhecem sua fé | · 01/10/2016 às 00:00

[…] Os tipos de cristãos: suas fraquezas e seus acertos! […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *