Pin It

Parábola do Semeador explicação e significado

A Parábola do Semeador é uma das mais conhecidas e importantes parábolas de Jesus, pois revela aspectos essenciais do seu ensino sobre o reino de Deus e a resposta humana à sua mensagem.

A parábola foi contada por Jesus à beira do lago da Galileia, diante de uma grande multidão que o seguia para ouvir seus ensinamentos.

Jesus usou uma linguagem simples e familiar, baseada na experiência agrícola de seus ouvintes, para ilustrar a dinâmica da semeadura e da colheita espiritual

Esse Artigo fará uma Análise sobre a Parábola do Semeador, trará explicações e significado da Parábola que se encontra em Marcos 4.1-9.

Essa mesma história contada por Jesus, encontra-se escrita também em Mateus 13. 1-23 e Lucas 8.4-15. Então vamos ao texto:

“E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.
E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto.
E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Marcos 4:1-9

Parábolas do Reino

Jesus inicia as chamadas “Parábolas do Reino” com esta Parábola do Semeador, as Parábolas do Reino dos céus, descrevem o resultado da pregação do Evangelho e das condições espirituais prevalecentes na Terra, na esfera da manifestação visível do Reino dos Céus, até o fim dos tempos.

Em quase todas as parábolas, Cristo ensina que dentro da esfera da manifestação visível atual, do reino dos céus entre os homens, haverá o bem e o mal, e o verdadeiro e o falso.

Entre aqueles que professam aqui o seu nome, haverá apostasia e o mundanismo, bem como a fidelidade e a piedade. No fim da presente era, o mal será destruído, mas os “justos resplandecerão como o sol, no Reino de Seu Pai”.

Por que Jesus ensinava por Parábolas?

Parábola é uma Ilustração da vida cotidiana, revelando verdades aos que estão com coração disposto a ouvir, e, ao mesmo tempo, ocultando estas mesmas verdades àqueles cujo coração não está preparado é o que nos conta Isaías 6.9-10:

“Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado”.
Isaías 6:9,10

 

Explicação das principais Partes da Parábola do Semeador:

A parábola é composta por duas partes: a narrativa da semeadura e a explicação do seu significado. Na narrativa, Jesus descreve quatro tipos de solos onde o semeador lança a semente: o caminho, o solo rochoso, o solo espinhoso e o solo bom.

Cada tipo de solo representa uma condição diferente do coração humano diante da palavra de Deus. Na explicação, Jesus revela aos seus discípulos o sentido oculto da parábola, que é um mistério do reino de Deus, reservado aos que o seguem com fé e obediência.

Segundo Jesus, o semeador é aquele que anuncia a mensagem do reino de Deus, que é a boa notícia da salvação em Cristo. A semente é a própria palavra de Deus, que é poderosa e eficaz para gerar vida e fruto nos que a recebem.

Os diferentes tipos de solos são as diferentes atitudes e reações das pessoas que ouvem a palavra de Deus. Vejamos cada um deles:

Saiu o Semeador a Semear

Três verdades podem ser apreendidas nesta Parábola:

1- A Conversão e a Frutificação espiritual dependem de como a pessoa se porta ante a Palavra de Deus.

2 – Haverá diferente reações ante o evangelho, da parte do mundo. Uns ouvirão, mas não entenderão. Uns crerão, mas depois se desviarão. Uns perseverarão e frutificarão em diferentes proporções.

3 – Os inimigos da Palavra de Deus são: Satanás, os cuidados deste mundo, as riquezas e os prazeres pecaminosos desta vida.

Vem logo Satanás  e tira a Palavra que foi semeada no Coração deles.

Cristo explica aqui sobre a Conversão incompleta, em que o indivíduo busca o perdão dos seus pecados, mas não chega ao arrependimento pelo Espírito Santo. Tal pessoa não recebe a Salvação, pois não nasceu de novo, e nunca entre em comunhão com os crentes e nunca demonstra Testemunho para a sua Comunidade.

Porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Esse princípio ensinado por Jesus se relaciona com o Galardão dos Crentes no céu. O que cada crente receberá no futuro Reino de Deus depende da porção daquele reino que ele possui agora. Sua posição e herança no céu serão proporcionais à sua atual dedicação e consagração às coisas de Deus e de seu reino aqui.

Crêem por algum tempo e se desviam

Cristo, na interpretação da Parábola do semeador, mostra que alguém pode “crer” e iniciar uma sincera vida de fé, mas desviar-se depois, por não resistir à tentação. Por outro lado, há os que ouvem a Palavra, e a conservam num coração puro e honesto, dando fruto com perseverança.

Sufocados, com os cuidados, e riquezas.

Nós, que temos crido em Jesus, devemos sempre estar alerta para não deixar que as responsabilidades, abundância ou prazeres deste mundo venham ocupar nossos pensamentos e alvos, a ponto de destruírem totalmente a nossa vida espiritual.

Aprenda aqui a Memorizar a Bíblia de maneira rápida.

Curso de Memorização da Bíblia

Os Terrenos da Parábola do Semeador

Uma parte caiu ao pé do Caminho

A semente lançada no chão endurecido pela passagem de muitas pessoas e animais não pode penetrá-lo, ficando à mercê dos pássaros.

São as pessoas que ouvem a palavra de Deus, mas não a compreendem, pois o seu coração está endurecido e fechado. Elas são alvos fáceis de Satanás, que vem e tira a palavra que foi semeada nelas, impedindo que ela produza qualquer efeito em suas vidas.

Pedregais

Terreno com pedras é uma alusão ao solo que não é profundo. A fina camada de terra acelera o crescimento da semente sob o sol escaldante, mas a planta só consegue sobreviver por pouco tempo, porque o solo não é muito profundo.

São as pessoas que ouvem a palavra de Deus e a recebem com alegria, mas não têm raiz, pois a sua fé é superficial e emotiva. Elas não resistem às provações e perseguições que surgem por causa da palavra, e logo abandonam a sua fé, pois não têm firmeza nem perseverança.

Entre Espinhos

Um bom solo, mas ocupado por ervas daninhas.

São as pessoas que ouvem a palavra de Deus, mas são sufocadas pelas preocupações com as coisas desta vida, pela ilusão das riquezas e pelo desejo de outras coisas. Elas não dão prioridade à palavra de Deus em suas vidas, e por isso não produzem fruto, pois estão divididas e distraídas com os interesses deste mundo.

Boa Terra

Significa um solo arado e bem cuidado que produz uma farta colheita.

São as pessoas que ouvem a palavra de Deus, a aceitam e a guardam em seus corações, com fé e obediência. Elas produzem fruto, pois estão comprometidas e dedicadas ao reino de Deus. Elas dão testemunho de sua fé por meio de suas obras, e multiplicam a palavra de Deus em suas vidas e nas vidas de outros, gerando uma colheita abundante.

A aplicação da parábola

A Parábola do Semeador nos ensina algumas lições importantes sobre o reino de Deus e a nossa responsabilidade diante dele. Vejamos algumas delas:

  • A parábola nos mostra que o reino de Deus é um dom de graça, que é oferecido a todos, mas que depende da resposta de cada um. Deus não força ninguém a aceitar a sua palavra, mas respeita a liberdade e a escolha de cada pessoa. Cabe a nós ouvir, entender e obedecer à palavra de Deus, ou rejeitá-la e ignorá-la.

 

  • A parábola nos alerta sobre os perigos e obstáculos que podem impedir o crescimento e a frutificação da palavra de Deus em nossas vidas. Precisamos estar atentos e vigilantes contra as ciladas de Satanás, que tenta roubar a palavra de Deus de nossos corações; contra as dificuldades e tribulações que podem abalar a nossa fé; e contra as seduções e distrações deste mundo, que podem sufocar a nossa comunhão com Deus.

 

  • A parábola nos desafia a sermos solos bons, que recebem e guardam a palavra de Deus em seus corações, e que produzem fruto para a glória de Deus. Precisamos cultivar a nossa fé, por meio da oração, da meditação, do estudo e da prática da palavra de Deus. Precisamos também compartilhar a palavra de Deus com outros, por meio do nosso testemunho, do nosso serviço e da nossa evangelização.

Conclusão da Parábola do Semeador

A Parábola do Semeador é uma parábola que nos convida a refletir sobre a nossa relação com a palavra de Deus e o seu reino. Ela nos mostra que a palavra de Deus é uma semente poderosa, que pode transformar as nossas vidas e as vidas de outros, se a recebermos com fé e obediência.

Ela nos exorta a sermos solos bons, que ouvem, entendem e obedecem à palavra de Deus, e que produzem fruto para a honra e a glória de Deus. Que possamos, então, ouvir e atender ao convite de Jesus: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4.9).

No entanto, a  Parábola do Semeador não traz nenhuma verdade nova, o que está escrito nesse texto sempre foi válido. As diferentes respostas à verdade sempre foram semelhantes a esses tipos de solo. Qual então o propósito dessa Parábola?

Ela serve como introdução a uma série de Parábolas. A produtividade do solo e o que colheremos sempre dependem daquilo que cremos. Jamais podemos receber além do que cremos, e não podemos crer no que não entendemos (At 8.30,31).

O segredo não está só na Palavra então, mas na preparação do solo para recebê-la. (Tg 1.9-21).

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

Referência deste Artigo sobre a Parábola do Semeador:

Bíblia de Estudo Pentecostal. João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida.

Comentário Bíblico do Novo Testamento. Editora Central Gospel

 

 

 

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *