Pin It

PREGADOR

É claro que todo pregador (ou quase todos) sabem que quem convence o homem do juízo, do pecado e da justiça é o Espírito Santo. Mas eu conheço a Bíblia, prego com intrepidez e autoridade e tenho o Espirito Santo, ainda assim minhas pregações não dão certo, não convencem ninguém diz você! O que será que está acontecendo então?

Existe um velho ditado evangelístico que diz “pregue com sua vida” se necessário fale. E esse é realmente a primeira pregação de um homem de Deus, o seu testemunho perante à esposa, família, vizinhos e amigos. Mas para  você que faz trabalhos nas praças, nos hospitais, nas ruas e precisa expor a Palavra de Deus, o testemunho não vai contar muito ali.

Para dizer o que está faltando para você que prega com sinceridade mas não convence ninguém, vou contar uma anedota que já é até conhecida também por muitas pessoas que pregam, que diz que:

Um evangelista no mercado estava pregando mas não atraia ninguém, já um tapeador conseguia atrair muita gente e conseguia vender seus produtos fraudulentos. A moral da história é que o pregador que não tinha intrepidez  falava a verdade como se fosse mentira e o tapia falava a mentira como se fosse a verdade.

Notem que nesse exemplo faltava intrepidez ao pregador no mercado, mas e o problema de quem tem intrepidez e não convence ninguém:? Vamos resolve-lo agora! Para isso vamos nos utilizar novamente do livro Jesus o maior Psicólogo que já existiu.

Mark W. Baker conta em seu livro que quando ainda fazia faculdade foi conversar com um jovem rapaz que fazia pregações no pátio, era um rapaz que pregava alto, com intrepidez e parecia ser sincero e essas qualidades lhe chamaram a atenção.

“Tive certeza, depois de ouvi-lo durante meses, de que ele devia ter conseguido converter muitas pessoas. Certo dia, perguntei-lhe: – Então, quantas pessoas vocês conseguiram atrair para Cristo com os seus discursos?
Para minha surpresa, a resposta foi:
-Na verdade, nenhuma. Mas isso não importa. É a nossa missão.”

Eu sei que muita gente é encorajada a fazer evangelismo apenas abrindo a boca começando com o famoso “Jesus te ama” e esse ato já conseguiu atingir muita gente que só precisava ouvir mesmo essa frase para ser salvo. Mas estamos falando de quem já sabe pregar, vejamos às conclusões de Mark:

Ele tinha a firme convicção de estar fazendo a coisa certa. O resultado não era tão importante quanto à sinceridade com a qual ele executava a tarefa. Nunca duvidei da sua autenticidade, mas questionei se o simples fato de ser sincero fazia com que estivesse certo. Na verdade, eu conhecia dezenas de alunos da faculdade que ficavam irritados com os sermões e se afastavam daquele Deus sobre o qual ele estava pregando porque não queriam aproximar-se de alguém que parecia não lhes dar importância.
Esse pregador ignorava uma importante verdade que Jesus exercitava. Ser ao mesmo tempo fortemente convicto e bastante flexível requer uma grande força de caráter. As pessoas maduras
conseguem ser corajosas o suficiente para se comprometerem com a verdade, permanecendo abertas à possibilidade de estarem erradas com relação à maneira como a percebem. É assim que o
conhecimento e a humildade se relacionam. Jesus disse: “Os homens humildes são muito afortunados”, porque a pessoa rígida é a que mais sofre com sua rigidez. Ele sabia que pretender ser dono da verdade pode ter efeitos profundamente negativos, porque, apesar das nossas boas intenções, podemos
estar sinceramente errados.

O que é que a gente poderia sugerir para os jovens pregadores de faculdade? Por que não tentam um malabares? Enquanto faz o malabares com três bolinhas por exemplo, vai pregando a Palavra de Deus, ou seja, o Espírito Santo têm excelentes estratégias de pregação para aqueles que o buscam, porque como disse o estudo, podemos achar que estamos fazendo a coisa certa, mas na verdades estamos “sinceramente errados”!

Referência:

Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu (Mark W. Baker)


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *