Protestantismo na França

Ao Florescer o século XVI, a França era um país muito dividido pelo conflito entre católicos e protestantes, o que ocasionou longas guerras fratricidas. Francisco I, da casa de Valois, reinava na França quando estourou a Reforma Protestante.

A política religiosa de Francisco I foi sempre ambígua e vacilante, pois, enquanto combatia o protestantismo em seu território, torcia para a expansão do mesmo em território alemão, pois isso enfraquecia a política de seu rival Carlos V.

Dependendo a situação política de seu rival Carlos V, a perseguição as protestantes na França por parte de Francisco I, ora aumentava, ora atenuava, mas mesmo diante dessa situação de indefinição, o protestantismo na França continuava crescendo, tanto entre o povo, como entre os nobres.

Já no reino vizinho de Navarra, a irmã de Francisco, Margarida de Angulema, esposa do Rei Henrique, acalentava o espírito reformador. Margarida era uma mulher erudita, que antes já havia apoiado os Humanistas franceses e agora dava exílio aos protestantes que eram perseguidos no país de seu irmão.

Um dos mais famosos exilados em Navarra, foi Guilherme Farel, que depois teve um papel importante na Reforma protestante na Suíça. De Navarra e de cidades limítrofes como Estrasburgo e Genebra, os livros e pregadores protestantes se infiltravam na França, difundindo a fé protestante.

Francisco I faleceu em 1547, sucedido na Coroa por seu filho Henrique II, que continuou à perseguição ao protestantismo no país, sendo esta, mais violenta e cruel do que a que seu pai havia feito. Mas apesar dessa perseguição cruel, a nova fé continuou galgando espaço na França.

Só em 1555, foi organizada a primeira igreja protestante em território francês, seguindo os padrões traçados por João Calvino. Quatro anos mais tarde, já havia igrejas organizadas em todo o país, nesse período, aconteceu a reunião do primeiro Sínodo Nacional, que aconteceu secretamente nos arredores de Paris, onde se redigiu uma Confissão de Fé e uma Disciplina para a nova igreja.

Referência desse artigo  Reforma Protestante na França: Francisco I, Henrique II

História Ilustrada do Cristianismo. Justo L. Gonzalez.

 

 

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *