Dove bird peaceful light flare

O que são milagres?

O grande cético David Hume definiu milagre como uma violação da Natureza.  Segundo o doutor em filosofia e Teologia William Lane Craig, esse entendimento é inadequado, pois as leis da natureza têm condições ceteris paribus, (todas as demais coisas sendo iguais) ou seja, pressupõe que nenhum outro fator natural ou sobrenatural interfira na operação que a lei descreve.

A Ilustração seria a do próprio organismo humano: “oxigênio e potássio quando combinados entram em combustão. Esses dois elementos estão presentes no corpo humano e, no entanto, o corpo não entra em combustão. Isso significa que aconteceu um milagre? Uma violação da lei da natureza? É lógico que não, a lei declara o que acontece em situações ideais, nesse caso, vários outros fatores interferiram na combustão e desse modo ela não ocorreu.  Não houve, portanto, uma violação da lei.

Da mesma maneira, se um agente sobrenatural está agindo no mundo natural, as condições ideais descrita pela lei não mais estão agindo. Desse modo, não há violação da lei. Outro exemplo seria no próprio caso da maça de Newton, se ele tivesse estendido a mão  para apanhá-la antes que ela atingisse o chão, ele não estaria violando ou negando a lei da gravidade, estaria simplesmente intervindo.

A realização de um milagre por Deus tem a mesma essência da intervenção de uma pessoa com livre-arbítrio  nas causas naturais que atuam em uma circunstancia particular.

A Ressurreição

Hume disse que quaisquer evidencias favoráveis aos milagres, jamais seriam capazes de suplantar as evidencias a favor da uniformidade da natureza. As evidências uniformes que pessoas mortas não retornam de suas tumbas suplantam a pressuposição de uma Ressurreição de Jesus.

Craig afirma que não há contradição em acreditar que os homens permanecem nos túmulos e que Jesus ressuscitou dos mortos. Logicamente, os cristãos acreditam em ambas as afirmações. O oposto da afirmação que Jesus de Nazaré levantou-se dos mortos não é a de que todos os outros homens permanecem nos túmulos; é a de que Jesus continuou em seu túmulo.

Argumentar contra a Ressurreição é apresentar evidencias contra a própria ressurreição e não evidencias de que as outras pessoas sempre permanecem mortas em suas tumbas.

Críticos do Novo Testamento.

A maior parte dos atuais críticos do Novo Testamento admitem que Jesus realizou milagres. A idéia de Jesus como milagreiro e exorcista é parte do Jesus histórico geralmente aceita pelos estudiosos atuais. Rudolf Bultmann o crítico cético do Novo Testamento cita o seguinte: “A comunidade cristã estava convencida de que Jesus havia realizado milagres, e contaram muitas histórias de milagres sobre ele. A maioria das estórias sobre milagres que estão nos Evangelhos são lendas, ou pelo menos estão revestidas de caráter lendário. Não pode haver dúvida, contudo, que Jesus realizou atos que, no seu entendimento e no de seus contemporâneos, eram atribuídos a uma causa divina sobrenatural. Sem dúvida ele curou enfermos e expulsou demônios.

Maomé Realizou Milagres?

Para David Hume, os milagres de diferentes religiões cancelam uns aos outros como evidencias da verdade.

É dito pela tradição Islâmica que Maomé ascendeu ao céu em uma mula, que curou um companheiro que estava com a perna quebrada, que também alimentou grandes multidões com pouco alimento, que transformou um graveto em uma espada de aço e etc.

O Alcorão diz realmente isso? Não, esses milagres de Maomé são citados na tradição islâmica chamada Hadith. Essa tradição aparece centenas de anos depois de Maomé, portanto não  pode ser medida com os evangelhos, que foram compilados durante a primeira geração, quando as testemunhas oculares ainda estavam vivas. Maomé nunca reivindicou tais milagres para si mesmo, a Hadith pareceu achar necessário inventar milagres para Maomé.

O Livro de Mórmon

Nesse livro há relatos de milagres supostamente após a sua ocorrência. O problema do Mormonismo, no entanto,  é a falta de credibilidade que Joseph Smith  têm e a grande falta de corroboração. Havia uma obsessão por parte de Smith e seu pai em achar o ouro do capitão Kidd. Smith então afirma ter encontrado placas de outro do anjo Moroni, elas então são levadas para o céu e nunca mais são vistas. As evidencias arqueológicas a favor dos evangelhos são consideráveis, ao contrário do Livro de Mórmon.

Conclusão

Os judeus negavam a idéia que alguém pudesse reviver dos mortos antes da ressurreição geral do fim do mundo. Contudo, os primeiro discípulos acreditaram tão fortemente que Deus havia ressuscitado Jesus que passaram a morrer por essa fé.

Luke Johnson, escreve: “ Algum tipo de experiência poderosa e transformadora é necessário para gerar o tipo de movimento que foi o cristianismo dos primórdios.”

Referências

 Jesus, Berlim, 1926, p. 159

The real Jesus, San Francisco: Harper São Francisco, 1996, p 136

Lee Strobel. Em defesa da Fé. Editora vida.

emagrecer

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=R3026601J

bacharel                                                                              Curso Bacharel em Teologia

Para maiores informações acesse:

http://hotmart.net.br/show.html?a=U2992886J

________________________________________________________________________________________________


Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *