Muitos pensadores postulam que nossa habilidade de pensar e sentir o mundo com precisão é uma evidência de que essas habilidades foram projetadas por um ser inteligente. Einstein disse que o fato de que o mundo da experiência de nossos sentidos seja compreensível, é um “milagre”!

Se nossa capacidade de cognição fosse apenas o resultado de átomos irracionais se movendo, então não haveria nenhum motivo para se confiar naquilo que nos informam com precisão a respeito da realidade exterior.

Nossa capacidade de pensar e sentir o mundo não pode ser explicada pela Teoria da Evolução porque não é evidente que a capacidade de diferenciar a verdade da falsidade seja necessária para a sobrevivência no mundo. Ver uma cor azul como se fosse amarela e vice-versa, não interfere na adaptação de um organismo no ambiente, uma bactéria não percebe o mundo como nós percebemos, no entanto ela consegue interagir com o mesmo de forma consistente.

Ademais, nossa capacidade de sentir e pensar o mundo extrapola o que é suficiente para a sobrevivência. A mente consegue  fazer  abstrações que aparentemente  não estão relacionadas com a sobrevivência do organismo.

William Pollard faz a seguinte declaração a cerca do modelo matemático que parece estar submetido o Universo:

“Descobrimos que sistemas projetados pelo cérebro, sem nenhum outro propósito além de fornecer um imenso prazer por sua beleza, correspondem precisamente ao intricado desenho da ordem natural que preexiste ao homem e seu cérebro. O que certamente nos leva à descoberta de como o homem é incrivelmente parecido com o projetista (designer) dessa ordem”. [Citado por Horigan, Chance or Design p. 177]

Alguns autores afirmam que o Universo deve ter sido projetado por um matemático. A correspondência entre a ordem da inteligência humana e o Universo, não parece ter sido fruto de um acidente, quando uma teoria corresponde a uma racional descrição do mundo,descobre-se algo correspondente a alguma coisa física do Universo.

Referência 

Racionalidade da Fé Cristã J.P Moreland


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *