O principio antrópico aparece de maneira teleológica quando tenta explicar como a biologia se originou e com ela os biólogos. A questão central trata sobre as constantes físicas, como são construídas e se organizam para o aparecimento do ser humano que é capaz de fazer comentários sobre elas.
Essas constantes mostram uma “sintonia fina” a qual uma micro mudança na energia de suas forças provocaria uma catástrofe na estrutura.
Algumas dessas constantes são: a constante gravitacional, a velocidade da luz, as massas subatômicas e a carga dos elétrons.
O que mais chama atenção no assunto é que os elementos que formam a vida e os que são necessários para que ela se desenvolva como o carbono e o ferro não podem ser produzidos pela própria Terra. A fusão do hélio que produz o ferro só pode acontecer em grandes Estrelas, até mesmo o Sol é muito pequeno para isso. A ciência atual diz que esses elementos pesados vieram à Terra por uma explosão de uma estrela supernova. Todos esses fatos introduzem uma via metafísica na Ciência, a qual uma divindade pode ser colocada nos cálculos aritméticos de maneira respeitada.
As duas versões dos principio antrópico são:
O princípio antrópico fraco WAP [Weak Anthropic Principle] é a versão que diz que os locais em que a vida baseada em carbono vieram a evoluir é uma conseqüência da extensão do tempo em que o universo se empenhou na construção de mundos. Se formos analisar essa afirmação, percebemos que é tautológica e poderia ser resumida na seguinte frase: “observamos o mundo do jeito que observamos porque essa é forma segundo a qual nós mesmos fomos formados”.
O principio antrópico forte SAP [Strong Anthropic Principle] prega que da maneira em que o Universo foi construído, é uma conseqüência lógica o aparecimento de observadores dentro de si em determinada etapa de seu desenvolvimento. Essa versão amplia a primeira sugerindo que o Universo não poderia ter sido estruturado de outra maneira.
O principio antrópico fraco não se preocupa com causa e efeito e trava em alguns questionamentos do tipo: como o carbono foi colocado na Terra para a formação dos humanos? Isso torna a teoria essencialmente controversa!
O principio antrópico forte ao se aventurar metafisicamente diz que qualquer Universo que possa existir deve trazer em si mesmo as condições para o inicio da vida ou da mente consciente.
Como as teorias sobre muitos Universos são geralmente especulativas e falhas diante da impossibilidade de um infinito real demonstrada na matemática dos Conjuntos, não há como fazer comparações com outros cosmos, concluímos que o Nosso Universo não teve escolha para ser do jeito que é, indicando a obra de um “Autor”!
Mais aqui:
http://exateus.com/2015/06/20/probabilidades-para-a-existencia-da-vida-no-universo/
0 comentário
Deus não criou vida em outros planetas, defende astrônomo cristão | · 28/11/2016 às 22:07
[…] Somos apenas poeira das Estrelas? Principio antrópico fraco x Principio antrópico Forte e a Evidê… […]
E Felipe Pondé voltou a ser ateu! | · 12/11/2016 às 18:03
[…] Somos apenas poeira das Estrelas? Principio antrópico fraco x Principio antrópico Forte e a Evidê… […]