Pin It

Freud exemplificou como atividades da Sublimação principalmente as atividades intelectuais e artísticas.  Sublimação seria um processo que explicaria as atividades humanas que não teriam aparentemente relação com a sexualidade. A pulsão sublimada seria desviada para um novo objetivo não sexual de estimado valor para a sociedade.

Os estudos de Freud a respeito da Sublimação nunca chegaram muito longe. Não há delimitação do campo das atividades sublimadas, ela englobara o conjunto das atividades adaptativas como trabalho, ócio etc? ou apenas atividades de criação intelectual? A falta de uma teoria coerente da sublimação continua sendo uma das carências do pensamento psicanalítico.

Uma visão religiosa sobre o assunto:

Por “ironia do destino” O apologista cristão William Lane Craig muitas vezes é perguntado sobre sua enfermidade neuromuscular congênita que provoca uma atrofia das extremidades, porque Deus não realiza uma cura em você? Esse é o objetivo de tal pergunta!

Craig responde que Deus tem usado essa enfermidade para moldar a sua personalidade de uma maneira extraordinária! Como não pode ser um atleta, acabou abraçando a vida acadêmica.

A Bíblia também dá exemplos: O Apóstolo Paulo depois de receber várias Revelações de Deus sobre a Eternidade, recebeu também o que chamava de Espinho  na Carne, pediu então intensamente que Deus o removesse, a resposta de Deus foi:” A minha Graça te basta porque a minha força se aperfeiçoa na Fraqueza”! – Com isso Paulo não poderia se tornar arrogante e pretensioso, por ter recebido tão grandes revelações da parte de Deus.

Deus pode até mesmo usar coisas ruins para revelar os seus desígnios na vida de uma pessoa, como diz a Palavra:  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.


0 comentário

Elaine · 12/09/2015 às 00:05

Novo Blog exclusivo para você que quer divulgar seus conteúdos gospel.
Envie seu link, ganhe mais tráfego e seja parceiro do Agregador Gospel. http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *