Na passagem de 2 Reis Capitulo 3 da Bíblia, há um fato emblemático que fala sobre o Tangedor.
Vamos à Passagem:
Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.
Mas o que seria um Tangedor?
Os cinco sentido físicos: tato, paladar, olfato, visão e audição, estão associados com o funcionamento cerebral na frequência BETA. Quanto mais você vai descendo a nível de ondas cerebrais você vai entrando em estados subconscientes que são mais criativos e por assim dizer espirituais.
Nessa escala o Estado ALFA é fundamental pois ele adentra aos níveis espirituais e criativos, mas ainda pode conservar o estado de Vigília. José Silva, um americano de origem Mexicana ficou famoso quando a partir dos anos 60, conseguiu construir um método de meditação (através de muito estudo e experimentação) para as pessoas adentrarem no Estado Alfa mantendo toda a consciência.
As descobertas de José Silva indicaram que o cérebro, a mente e a inteligência humana, quando em níveis cerebrais mais baixos, obtêm um enorme potencial de aprendizado e de solução de problemas. Demonstra também que a inteligência humana não só é capaz de captar informações impressas em seu próprio cérebro, como pode perfeitamente buscá-las à distância, em outros cérebros.
Inferimos que a Mente de Deus, ou seja o Espírito Santo, se comunica com os seres humanos, com os chamados dons de Profecia, nesses estados mais baixos de frequência cerebral. E esses estados também podem ser induzidos através da música, como certamente aconteceu no caso do Tangedor de Eliseu.
Acreditamos também que Adão e Eva e os antigos tinham acesso direito a essas ondas cerebrais mais baixas que também são propícias a auto cura, que junto com outros fatores ambientais, ajudavam os antigos a viverem mais, mas o pecado ao longo do tempo de alguma maneira atrofiou esse acesso, agora só temos o sono e a boa alimentação para nos rejuvenescer.
Lavagem Cerebral?
Críticos da Religião, não entendendo mas conhecendo a interação natural da música e até mesmo do ambiente sacro com o cérebro humano, acham que todo pastor ou igreja utiliza da música e do ambiente para fazer uma lavagem cerebral em seus fiéis.
Um autor que vai nessa linha é Dick Sutphen, em seu livro “A Batalha pela sua mente” ele acredita que desde a época dos grandes avivalistas americanos como Jonathan Edwards e Charles Finney já se usava técnicas como músicas e pregações ritmadas para as chamadas conversões em massa que segundo a sua teoria eram apenas lavagens cerebrais.
Segundo um trecho de seu Livro:
“Se você desejar ver um pregador revivalista em ação, há provavelmente vários em sua cidade. Vá
para a igreja ou tenda e sente-se acerca de três-quartos da distância ao fundo. Muito provavelmente
uma música repetitiva será tocada enquanto o povo vem para o serviço. Uma batida repetitiva,
idealmente na faixa de 45 a 72 batidas por minuto (um ritmo próximo às batidas do coração
humano) é muito hipnótica e pode gerar um estado alterado de consciência, com olhos abertos, em
uma grande porcentagem das pessoas. E, uma vez você esteja em um ritmo ALFA, você está pelo
menos 25 vezes mais sugestionável do que você estaria, em um ritmo beta, de plena consciência.
Mas como já falado no próprio Método Silva, no estado Alfa, o sujeito fica é mai criativo e inteligente. O que refuta em grande parte a tese de Dick Sutphen. Lembrando que Jose Silva levou décadas para preparar seu método que foi testado em várias pessoas e não é apenas especulativo como a Teoria de Sutphen.
Voltando ao Tangedor, desta feita com o Rei Davi.
Outra Passagem bíblica que também trata da música e interação espiritual ou estado alterado de Consciência é uma passagem entre o Rei Davi ainda jovem e o Rei Saul. Vamos à Passagem:
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
a sua possível vítima, ficará com dor de cabeça, e/ou você não conseguirá se manter em Alpha.
0 comentário