Pin It

Quando somos assolados por dúvidas quanto ao Cristianismo, a pergunta que devo  fazer é a seguinte: “ Estou querendo encontrar brechas no Cristianismo porque realmente penso que é uma ilusão, ou estou levantando objeções porque não quero que ele seja verdadeiro?

As origens da dúvida

Um estudo apontou que a maioria dos ateus mais famosos da história (Bertrand Russel, Nietzsche, Sigmund Freud, Paul Sartre, Albert Camus e Karl Marx)tiveram um relacionamento ruim com seu pai ou mãe, ou por abandono, ou por morte prematura, criando dificuldades para que eles acreditassem em um “Pai Celeste”.

Os tipos de dúvida

Algumas pessoas , embora não percebam, são céticas contumazes, tendo o orgulho como origem desse ceticismo: “ eu não vou deixar que alguém mande na minha vida ou pense por mim”! Em alguns casos, os jovens querem rebelar-se contra os seus genitores, e o meio que encontram é rebelar-se contra o Deus em que acreditam. Existem casos em que as dúvidas surgem, quando  algum pedido à Deus  não é atendido, veja mais aqui: http://exateus.com/2015/06/26/por-que-nossas-oracoes-nao-sao-atendidas  Outros possuem traumas familiares, alguns ficam magoados com desilusões amorosas, com a falência do seu negócio ou problemas de saúde e culpam a Deus,  e por fim existem as dúvidas intelectuais.

Sobre a dúvida intelectual

Lynn Anderson (pastor e doutor em Teologia) conta que quando era jovem no Canadá, um brilhante escritor ateu e comunista, visitou a sua família e lhe fez as seguintes perguntas: “ Você realmente acredita que existe um Deus que saiba o seu nome?; Você acredita que bebês nascem de virgens, em gente morta que ressuscita? Diante do “sim” em todas as indagações, o ateu comentou: “ Eu daria qualquer coisa para acreditar dessa maneira, porque andei  por todo o mundo e vi que a maioria das pessoas  não são felizes. As únicas pessoas que realmente parecem estar gozando a vida são aquelas que dizem crer no que você crê. Mas eu simplesmente não consigo acreditar, porque a minha mente não deixa!”.

Lynn, pensando sobre esse caso, achava que o verdadeiro obstáculo que separava o escritor de Cristo, era o seu orgulho profissional e o medo da rejeição dos seus pares, pois era membro de uma liga de escritores renomados que achavam que a religião era um conto de fadas!

Outro exemplo que Lynn nos dá é de um homem que levantou todo tipo de questão intelectual contra Deus. No entanto, quando se chegou mais fundo, verificou que o motivo para a rejeição a Deus é que não estava disposto a se desfazer do seu bar em que havia strip-tease de mulheres, muito divertimento e o lucro era bom.

A decisão de crer

No final a fé é uma escolha, quando se investiga a fundo a questão, existe a vontade crer e a vontade de não crer.

A Bíblia nos fala sobre isso, quando diz que mesmo diante de muitos milagres de Jesus, aqueles judeus não creram nele, ou seja, tomaram uma decisão, diante das evidencias,  de negar que Jesus é Deus porque não queriam pagar o preço de mudar todo o seu sistema religioso.

As evidências

A fé é uma escolha que devemos fazer sem ter em mãos todas as informações que gostaríamos de ter, do contrário teríamos conhecimento e não fé, por outro lado as pessoas devem investigar as evidências que apontam convincentemente para Deus, para darem um passo de fé na direção que essas evidências apontam.

Por que Jesus e não Buda ou Maomé? Porque quando chegamos a fundo no problema, mais aqui: http://exateus.com/2015/06/16/resposta-a-5a-objecao-e-ofensivo-afirmar-que-jesus-e-o-unico-caminho-para-deus  o único objeto de fé solidamente sustentado pelas evidencias da história, da arqueologia, da literatura e da experiência é Jesus.

Conselhos

Vá onde existe fé. Se queres exercita a sua fé, não vá ao mundo ateu, aproxime-se das pessoas que você respeita pela vida, mente, caráter e fé, e aprenda com elas. Coloque sua mente nas coisas que edifiquem a fé. Leia livros, veja vídeos, acesse conteúdo que lhe dê uma forte motivação para a fé, que falem sobre a natureza de Deus, que examine as evidencias pró e contra, que abordam com inteligência as criticas a fé, que lhe dão esperança de poder relacionar-se com Deus.

Mais um conselho

Para a libertação através da verdade, é preciso conhecimento experimental. Faça o que Jesus diz e você experimentará a veracidade de Suas Palavras. È como andar de bicicleta, não dá para aprender só ouvindo instruções, é preciso montar na bicicleta e sair andando.

Jesus diz que é melhor dar do que receber, muitos debates não irão provar essa afirmação, mas quando você se tornar generoso descobrirá que é verdade. Você pode duvidar ainda, então continue exercitando as Palavras de Jesus e verás quantas vezes Jesus falou a Verdade! Quanto mais você fizer isso, mas você será fortalecido através da experiência pela evidencia da fé.  Davi disse: “Provem, e vejam como o Senhor é bom”!

Conclusão

Lynn, nos deixa uma reflexão: “Sabe de uma coisa? Ironicamente, sinto-me menos preparado para responder as objeções dos céticos! Isso não importa mais pra mim como antes, porque sei que Deus é verdadeiro. Eu percebo, Eu o vejo na minha vida, o vejo no meu casamento, o vejo nos meus filhos, o vejo nos meus relacionamentos, o vejo na vida de outras pessoas quando elas mudam pelo poder do evangelho de Jesus, quando são reabilitadas por Ele, quando são libertas pela sua Verdade. Eu provei! E vi que o Senhor é bom!”

Referência

Lee Strobel. Em defesa da Fé.


0 comentário

exateus · 27/02/2016 às 11:07

[…] Tenho dúvidas quanto ao Cristianismo! Ainda posso ser cristão? […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *