Pin It

Versículos sobre Inveja

O que é Inveja

A inveja é um princípio ativo de hostilidade dirigido maliciosamente a um aspecto de superioridade – real ou suposta de outra pessoa. Nesse artigo traremos os principais versículos sobre inveja em passagens relevantes da Palavra de Deus.

A Palavra grega phthonos, que designa “inveja” em todas as passagens, possivelmente exceto em Tiago 4.5, caracteriza a natureza humana (Rm 1.29; Tt 3.3) e a “carne” (Gl 5.19,21). Sua manifestação entre os cristãos é proibida (Gl 5.26; 1 Tm 6.4; 1 Pe 2.1).

A palavra grega zelos “zelo”, embora muitas vezes justamente motivado (2 Co 7.7,11; 9.2) pode, quando mal direcionado (Rm 10.2; Fp 3.6), tornar-se facilmente em inveja (At 13.45; 17.5; Rm 13.13; 1 Co 3.3; 2Co 12.20; Tg 31.14,16). A inveja também está relacionada com o ciúme.

Inveja na Bíblia

A inveja originou-se da fracassada tentativa de Satanás de usurpar os atributos divinos (Is 14.12-20). Eva absorveu esse pernicioso pecado ao ceder ás insinuações de Satanás ( Gn 3-4-7). A inveja foi causadora do primeiro assassinato (Gn 4.5).

Seu aspecto mais hediondo aparece em Raquel (Gn 30.1), nos irmãos de José (Gn 37.11,cf At 7.9), em Saul (1 Sm 18.8ss), e em Israel (Sl 106.16). A inveja instigou os lideres judeus a entregarem Jesus a Pilatos (Mt 27.18; Mc 15.10).

Versículos Sobre Inveja na Bíblia:

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.

Provérbios 14:30

 

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

Tiago 3:16

 

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

1 Pedro 2:1

 

Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Gálatas 5:26

 

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Gálatas 5:19-21

 

O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?

Provérbios 27:4

 

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

1 Coríntios 13:4

 

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

Êxodo 20:17

 

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro”.

Marcos 7:21-23

 

O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo.

Jó 5:2

 

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.

Salmos 73:21-22

 

Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem;

assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:1-3

 

Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.

Provérbios 3:31-32

 

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará.

Provérbios 24:19-20

 

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Romanos 13:13-14

 

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Tito 3:3-6

Frases sobre Inveja

A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem. Não seja o que é.

Padre Fábio de Melo

A pior prisão é a do preconceito, da inveja, da cobiça, da hipocrisia, do egoísmo, da mentira, enfim, a pior prisão é a mente…

Afro-x

O invejoso só se sente bem quando todos seus conhecidos se encontram em situação igual ou pior à que ele se encontra.

Francis Iacona

O pior cego é aquele que além de não querer vê tem ódio e inveja de quem vê e na menor oportunidade fura os olhos de quem vê.

Venilton Matos

Inveja, odeia tanto que tenta imitar.

ARRUDA, J.B. de.

Veja Também Mais versículos sobre:

Sonhos

Aprenda o que a Bíblia diz sobre sonhos clickando aqui

Veja mais versículos sobre sonhos clickando aqui

Saiba porque:

 Não conte seus planos a ninguém e eles darão certo

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

E não esqueça: Não conte seus planos para ninguém. A Paz do Senhor Jesus!

Referência de Versículos sobre Inveja

Dicionário Bíblico Wycliffe

Bibliaon.com


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *