Coaching grátis

Coaching Cristão Grátis 

Esse é um Projeto de ajuda cristã para interagirmos da melhor maneira perante às adversidades da vida. Precisamos servir ao Senhor Jesus com excelência e com abundância de vida, pois ele mesmo disse: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
João 10:10

E você sabe o que é uma vida abundante? É isso que vamos discutir, discernir, introduzir durante este artigo e outros para que aumentemos nossa capacidade de trabalharmos com excelência para o Reino. Isso inclui adoração, oração, relacionamento conjugal e familiar, negócios, profissão, amizades e tudo o que for agradável.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Filipenses 4:8

E por falar em pensamento, sabiam que a mente é composta por duas camadas? Sim, às vezes os nomes dessa divisão não são os mesmos dependendo da abordagem. Uns a chamam de mente consciente e inconsciente, outros de mente consciente e subconsciente, até mesmo de macho e fêmea. Aqui no nosso projeto iremos chamar de mente consciente e subconsciente.

Por acreditarmos nesse modelo da dualidade da mente é que acreditamos no Coaching cristão. Você sabe o que é Coaching? Coaching vem da palavra inglesa Coach, que significa técnico ou treinador. Coaching então seria um processo de treinamento. Para melhor esclarecimento:

“Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa pra alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente.

E o Coaching também é uma excelente oportunidade de carreira para quem quer ajudar outras pessoas e ser muito bem remunerado por isso, atuando como Coach Profissionalmente.”

Fonte:

 

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/

O Coaching secular, vamos dizer assim, é uma espécie de treinamento, mentoria, para que as pessoas consigam sucesso na vida, principalmente através do autoconhecimento. Nesse processo as ferramentas principais usadas são a psicologia e a PNL (Programação Neolinguística).

Podemos então definir o Coaching Cristão como a utilização desses conhecimentos psicológicos e colocá-los aos pés de Jesus. Dai surge uma combinação perfeita para o autodesenvolvimento já que esses próprios conhecimentos são mencionados na Bíblia, aliás, com certeza eles advêm da própria Palavra de Deus.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”;

2 Coríntios 10:4,5 

Depois desse versículo talvez até surja uma dúvida se a psicologia e a PNL não seriam apenas vãs filosofias e eu estaria até me contradizendo. Mas não, de maneira alguma, como o próprio Paulo diz, nada é ruim por si mesmo, sendo que algumas coisas realmente não convêm, por isso precisamos ficar atento para reter apenas o bem.

Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21

Bom, feito as primeiras considerações vamos às apresentações:

Eu sou José Domingos Martins da Trindade, cristão, membro da Assembleia de Deus na cidade de Imperatriz – MA. Sou formado em Teologia e em Direito. Amante de Filosofia com um curso não terminado de Psicanálise.  Ultimamente tenho me interessado muito também pelo Marketing Digital.

Já fui líder de Mocidade, Líder de Missão no Lar, Líder de Família e Líder de Evangelismo. Ultimamente os trabalhos andam parados por conta da Pandemia.

Já fui muito católico, já fui ateu, já fui pouco católico, hoje sou evangélico, já fui esquerdista, já fui direitista, hoje me julgo apenas cristão o que não pede complemento. Toda essa vivência me traz mais ainda a convicção que sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:28

E novamente friso:

Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21

Em que creio hoje? Bom, meu Credo é o mesmo Credo dos Apóstolos da Igreja Primitiva:

Creio em Deus, O Pai onipotente,

Criador do Céu e da Terra.

E em Jesus Cristo, seu único filho,

nosso Senhor, o qual foi concebido

do Espírito Santo, nasceu da Virgem

Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado,

desceu aos infernos, no terceiro

dia ressuscitou dos mortos, subiu aos

Céus, está sentado à Destra de Deus,

o Pai onipotente, donde há de vir

para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na

santa igreja católica, (cristã), na comunhão

dos Santos, na remissão dos

pecados, na ressureição da

carne e na vida eterna. Amém.

E se você quer saber como surgiu o Credo dos Apóstolos, toda a história desse Credo, visite nosso artigo do Blog clicando aqui.

Ou então veja a explicação do Credo dos Apóstolos  em vídeo que está no nosso Canal Foco em Teologia.

Antes de entrarmos no tema do Jardim do Éden propriamente dito, quero falar que escolhi esse assunto para “iniciarmos do início”, nosso propósito é de seguirmos uma sequência que vise tirar algumas dúvidas teológicas e trazer crescimento pessoal e espiritual ao mesmo tempo. Mas algumas vezes traremos temas também que podem permear nosso inconsciente e que não estão na sequência.

O Jardim do Éden

A passagem sobre o jardim do Éden está no livro de Gêneses na Bíblia, que logicamente é o primeiro livro. A verdade é que o leitor atento da Bíblia perceberá que existem duas versões diferentes sobre a história da criação no livro de Gêneses.

Intrigado com esse fato, o grande leitor e estudioso bíblico, pai apostólico, Orígenes de Alexandria até formulou uma explicação que acabou descambando para a heresia como julgam alguns críticos. Vejamos:

Orígenes percebeu que haviam duas histórias distintas da Criação na Bíblia. E qualquer leitor hoje pode perceber isso também. A primeira história conta que Deus criou o homem à sua Imagem e Semelhança, e que homem e mulher os criou. A segunda história conta que primeiro Deus fez Adão e depois de sua Costela fez Eva.

Hoje os exegetas entendem que há a mistura de duas tradições distintas no Livro de Gêneses, referente à criação. Mas naquele tempo, Orígenes não dispunha do conhecimento que se tem hoje, e então tentou responder à questão do seguinte modo:

Houve duas Criações, a primeira Criação segundo Orígenes foi puramente espiritual. Os seres que Deus fez não tinham corpos. Por isso é empregado o verbo criar. Alguns desses espíritos se afastaram do Criador e caíram. Foi então que Deus fez uma segunda Criação com corpos.

Esses corpos se tornaram um lar provisório para os espíritos caídos. Os que caíram mais baixos, se tornaram demônios, e os outros se tornaram seres humanos. Então foi utilizado o verbo “plasmar” plasmou Deus do pó da Terra, homens e mulheres.

Nessa Teoria de Orígenes, acabamos vendo uma forte influência do Platonismo que diz que as almas que se encontram nesse mundo caíram do mundo superior das ideias puras. Jesus Cristo veio para destruir o poder do diabo e seus demônios, e nos mostrar o caminho de regresso ao mundo espiritual.

E se você quer saber mais sobre Orígenes e os pais da Igreja vejam o post sobre ele no nosso blog clicando aqui.

Ou então veja também em vídeo no nosso canal Foco em Teologia:

https://www.youtube.com/watch?v=EbGZpx-NiBc

Pessoal todos os links e vídeos que estou deixando aqui nesse texto, é importantíssimo para o entendimento do nosso método de Coaching, não desprezem, assistam simultaneamente ou depois esses vídeos, vejam os links com calma, fica a dica.

Freud, o famoso e primeiro psicanalista, deu uma explicação baseado na psicanálise sobre o jardim do Éden, não gosto muito da abordagem freudiana, acaba ficando muito complexa com suas definições de id, ego, superego, pulsões de morte e vida e além do mais Freud tinha um ranço com o judaísmo, sendo ele mesmo de sangue judeu.

Para falar de Religião, gosto mais de seu discípulo mais famoso  que foi Jung, mas para o nosso intento, não iremos muito longe vamos pegar os ensinos do psicanalista e ex-pastor Caio Fábio. Vejamos o vídeo:

Mais esse:

E se você chegou até aqui, quero que veja os vídeos para prosseguirmos no assunto. Também quero informar que não sou nenhum seguidor de Caio Fábio, não o conheço, não sou inscrito no canal dele, mas acho muito interessante as explicações que ele tem sobre vários assuntos teológicos.

Voltando ao subconsciente.

De alguma maneira a história do Éden é a história de como perdemos acesso à mente subconsciente, a mente subconsciente que é criadora, criativa, tem todas as respostas, é onipresente e está sob o controle do Espírito Santo.

Perdemos acesso direto ao subconsciente quando nossos ancestrais Adão e Eva pecaram, quando desobedeceram ao criador, quando se tornaram culpados, quando a culpa começou a corroer o coração deles, quando a mentira entrou em suas vidas fazendo com que a própria natureza gemesse.

Os querubins (simbologia) trancaram o nosso acesso direto ao subconsciente.

O subconsciente tem um poder incrível, sabe todas as coisas, realiza milagres,  têm todos os dons, tem todas as respostas para a nossa vida e está ligado intimamente com o próprio Espirito Santo. Fazendo uma analogia, o subconsciente é como uma máquina feita pelo Espírito Santo que age de acordo com o algoritmo que o Espírito Santo criou.

O subconsciente é sugestionável, não questiona e os hipnólogos sabem disso. Por isso quem sabe sugestionar como Fábio Puentes ou Pyong fazem as pessoas agirem como cachorros, gatos, fazem as pessoas se tornarem fortes e etc.

O problema todo é esse, nós vivemos sugestionando o tempo todo o nosso subconsciente e os outros também nos sugestionam. A mídia nos sugestiona, os jornais, as redes sociais, nossos pais e etc. Quando dizem que você está velho para determinada coisa, que você não vai conseguir, que você é um fracasso e você crê nisso, seu subconsciente vai acabar acatando sua crença e vai agir para que essas coisas aconteçam mesmo.

Por outro lado, se você pensa positivo, se tem fé naquilo que faz ou em algo, se fala palavras positivas, se ora com fé e convicção acaba permeando seu subconsciente de coisas boas e a grande máquina do Espírito Santo vai agir em seu favor. Precisa-se de tempo para trocar pensamentos negativos por positivos na nossa mente mas é muito possível.

O material em que me baseio para estudar, entender e utilizar o subconsciente é o livro intitulado “O Poder do Subconsciente” do saudoso Joseph Murphy, indico para todos a leitura desse livro. Um pouco da biografia do autor, encontrada na orelha do livro:

Joseph Murphy (1898-1996), Ph.D pela University of Índia, escritor, professor e conferencista, tornou-se conhecido por seus best-sellers de alto valor espiritual.. O autor foi um dos mais profundos conhecedores das leis mentais e espirituais e permanece até hoje como fonte de inspiração para uma legião de seguidores.

Seus cursos sobre o poder do subconsciente sempre atraíram muitas pessoas e sua obra continua conquistando milhares de leitores no mundo todo. No Brasil há mais de vinte livros publicados de Joseph Murphy.

Você pode encontrar esse livro em áudio book gratuitamente no youtube:

É fundamental que escutem ou leiam esse livro para o entendimento de como funciona a mente, o subconsciente e o poder da oração. Transcreverei a seguir uma síntese dos 3 primeiros capitulos:

Liberando o Poder Milagroso:

O poder milagroso de sua mente subconsciente pode curá-lo de qualquer doença e torná-lo mais uma vez forte e vital. Esse poder milagroso pode o livrar de confusões, sofrimentos, tristezas e fracassos. Aprendendo a usar o poder interior, você se libertará do medo e entrará na vida descrita pelo Apóstolo Paulo como a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

O autor nos conta no livro que conseguiu se curar de um tumor maligno usando o poder curador da mente subconsciente, que ele define como o poder do Criador (Espírito Santo) que dirige todas as nossas funções vitais.

O autor afirma que a Presença Curadora Infinita reside no íntimo de todos nós. É natural supor que a Inteligência Criadora que formou todos os nossos órgãos do corpo pode consertar o trabalho de suas próprias mãos.

A Oração Eficaz.

A prece científica (oração) é a interação harmoniosa, cientificamente dirigida para um fim específico, dos níveis consciente e subconsciente da mente. Os poderes milagrosos da mente subconsciente já existiam antes do ser humano ser criado, antes de existir qualquer igreja ou mesmo o mundo. As grandes verdades eternas e os princípios da vida (Jesus) são anteriores a todas as religiões.

Eu ouvi todo o audiobook que tem duração de mais de 9 horas e depois comprei o próprio livro. A versão que possuo é essa de bolso:

Mas também tem outras versões, todas ótimas:

Cursos da Professora Sandra D´addona

                Click para acessar

                            ⇓

Afilie-se ao Curso Você&Dinheiro

Acesse nesse link uma Aula online e  Gratuita sobre sobre Crenças, Hábitos, Comportamentos e Como Co-Criar uma Nova Realidade com Técnicas da Física Quântica.

Baixe Grátis um Ebook que explica tudo sobre Crenças Limitantes é só clicar na imagem abaixo:

Ebook Crenças Limitantes

Amplie seu conhecimento bíblico, motivacional e psicológico acessando também os posts abaixo que fazem parte deste Projeto Coaching Cristão Grátis:

Por que Milagres acontecem em todas as Religiões? Coach Cristão

As ovelhas malhadas de Jacó e a Lei da Atração na Bíblia

Estudo Bíblico Superando Limites com Calebe

Lições Financeiras da Parábola dos Talentos

Oração Quântica do Amor: Aprenda essa técnica Maravilhosa!

Poderosa Oração para Prosperidade

PNL em Provérbios 15:13: “O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.”

A síndrome do Centésimo Macaco e os dons Espirituais.

Como ser Feliz? Aprenda com a Bíblia!

Como ser Feliz ? A Bíblia Ensina! - YouTube

O Pecado é um hábito. Como parar de pecar?