Pin It

7 principios da interpretação bíblica

Você pode até ser um excelente comunicador, mas isso não adiantará muito se você não conhecer bem os ensinos bíblicos e passa-los adiante de forma inadequada. A disciplina da Interpretação bíblica é conhecida como Exegese ou Hermenêutica. Você sabe a diferença entre essas duas palavras? Na verdade não há consenso entre os teólogos sobre a conceituação das duas.

Para alguns estudiosos, todo trabalho de interpretação bíblica é Exegese, por isso mesmo ela é conceituada nessa linha como a ciência da Interpretação. Mas existe também outra linha de teólogos que fazem diferenciação entre Exegese e Hermenêutica. Para eles, exegese diz respeito ao resgate do significado do texto para os leitores originais, e abrange todas as técnicas de análise histórico-crítico-gramatical, ao passo que a hermenêutica é a arte de aplicar hoje os princípios descobertos no texto.

A verdade é que essa diferenciação acaba se tornando um “pormenor” teórico, hoje em dia, costumamos nos referir ao trabalho de Interpretação das Escrituras simplesmente como “Interpretação Bíblica” que vai do início da análise gramatical até a aplicação final do texto para a nossa realidade atual.

Descubra aqui o Melhor Curso de Memorização das Escrituras 

Curso de Memorização da Bíblia

Antes de elencarmos os princípios mais importantes da Interpretação Bíblica, é preciso salientar que segundo as doutrinas do sacerdócio universal e da obra didática do Espírito Santo, cremos que qualquer cristão pode entender o conteúdo básico das Escrituras. Rejeitamos o dogma católico de que o entendimento da Palavra de Deus só pode ser adequadamente obtido através da ingerência de um magistério da Igreja ou das proposições do Papa.

Princípios Básicos da Interpretação Bíblica

1- Oração

O Trabalho de Interpretação Bíblica deve começar com a Oração. É necessário que peçamos ao Autor da Bíblia, sua graça e sabedoria para melhor interpretá-la. O Espírito Santo precisa ser nosso Mestre a cerca do conhecimento de Jesus Cristo.

2° – Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante. denomina-se princípio da unidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia.

3º – Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados. É o famoso jargão que nos ensinam: “Texto fora do contexto vira pretexto para a formação de heresias”. 

4° – Sentido literal. Primeiro procura-se o sentido literal do texto,  a menos que as evidências demonstrem que este é figurado.

5° – Ler o texto em todas as traduções possíveis – antigas e modernas.
Muitas vezes uma destas traduções nos traz luz sobre o que o autor queria dizer.

6° – Sem achismos. O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. 

7° – Fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais. Por exemplo:

a) – Quem escreveu?

b) – Qual o tempo e o lugar em que escreveu?

c) – Por que escreveu?

d) – A quem se dirigia o escritor?

e) – O que o autor queria dizer.

Conclusão:

 Feito todo o trabalho de exegese ou hermenêutica, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente.

Esse texto foi só uma pequena parcela do que pode ser feito para se pregar e ensinar a Palavra de Deus com responsabilidade. Agora se você quer entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade, interpretando figuras ou parábolas, entendendo as profecias bíblicas, fazendo uma pesquisa no Texto bíblico, utilizando ferramentas auxiliadoras na interpretação, aprendendo o que á autoria, datação, palavra chave e sua importância, aprendendo a encontrar o contexto bíblico, acesse aqui e saiba como.  

Saiba Mais:

Por que você prega com intrepidez e autoridade mas não convence ninguém?

Você conhece as 4 Leis de um casamento Vitorioso?

Mais Edificação:

QUER ENTENDER A BÍBLIA DE GÊNESIS A APOCALIPSE DE UMA MANEIRA QUE NUNCA ENTENDEU ANTES? ACESSE O LINK ABAIXO:

Edificação 1

Tenha acesso a 300 perguntas difíceis da Bíblia respondidas (e cada dia atualizamos com mais) com os respectivos versículos para que seu estudo seja completo. São mais de 600 páginas de conteúdo. Veja como em:

Edificação 2

COMO PREGAR MENSAGENS PODEROSAS MESMO SENDO UMA PESSOA TÍMIDA E SEM CURSO TEOLÓGICO. SAIBA MAIS EM:

Edificação 3

Quer receber inúmeros milagres através da oração? Aprenda sobre o Poder da oração em línguas, oração da madrugada, por que Deus não atende algumas orações, etc. Veja em:

Edificação 4

E não esqueça: Não conte seus planos para ninguém. A Paz do Senhor Jesus!

Referências do Artigo 7 Princípios Básicos da Interpretação Bíblica:

Monergismo

Universidade da Bíblia.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *