O termo numinoso vem da obra de Rudulf Otto sobre a experiência religiosa. Jung também escreveu sobre esse fenômeno. A experiência numinosa seria aquela em que o individuo alega que de alguma maneira sentiu a presença de um Ser sagrado, bom, supremo, separado do sujeito e no qual o individuo é dependente em sua vida. Tais experiências são transformadoras na vida das pessoas que as teve. As experiências numinosas correspondem muitas vezes aos testemunhos pessoais que são dados pelos cristãos em suas igrejas e pregações.  Mais popularmente conhecemos essas experiências como Batismo com Espírito Santo, que não necessariamente precisa ser acompanhado com o dom de línguas.

William James no seu livro: (As variedades da experiência religiosa),  nos fala sobre a mudança de vida provocadas por tais experiências nas pessoas:

“Quando comungamos com isso (Realidade espiritual, i.e. Deus), na verdade a obra já está feita sobre a nossa personalidade finita, pois somos transformados em novas pessoas, e os resultados continuam na forma de conduta no mundo natural após a nossa mudança regeneradora. Mas o que produz efeitos dentro de uma outra realidade deve ser denominado numa realidade própria; então eu sinto como se não tivéssemos nenhuma desculpa filosófica para chamar o mundo invisível ou místico de irreal. “

A mudança de vida operada pelo Cristianismo  tem seu  gatilho na  pregação da  ressurreição de Cristo e na leitura da bíblia que as pessoas aceitam como verdade.

A consciência de Deus é sempre acompanhada por sentimentos de exaltação e alegria, seguido por uma clara compreensão da beleza e santidade de Deus e a noção do próprio pecado e culpa.

Ao contrário do que muitos pensam, não são só pessoas emotivas que têm tais experiências, grande quantidade de indivíduos que experimentam a consciência numinosa são inteligentes, autoanalítcas e racionais.

Tais experiências mostram similaridades com aquelas dos personagens bíblicos e  religiosos famosos como: Isaías, Jó, Moisés, Teresa de Ávila, Francisco de Assis, John Wesley, Daniel Berg e Gunnar  Vingren.

Uma experiência religiosa autêntica, deve ser boa não só para a pessoa, mas também tem que servir para edificar as vidas de outros, se for fruto de uma profecia, esta deve ter sido cumprida  e estar em conformidade com a Bíblia. Muita “meninice” e “bizarrices” têm sido feita nas igrejas como falsas revelações, falsas profecias, falsas unções,  imitação do dos de línguas, e etc.. Ficamos com o alerta:  “Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mt 7. 15-20


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *